quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vôos panorâmicos - cartografia pessoal






( Ed Fairburn)



Uma das inovações que mais curti em meu tempo de estudante foi a estratégia dum professor de geografia ao iniciar o estudo de mapas.Toda a turma esperava que fosse mais uma chatice das habituais onde ele apontaria os detalhes no mapa pendurado na parede e nos fizesse acompanhar a ponta da régua indicativa numa ladainha sobre o lugar, o relevo e coisas e tais.Para a surpresa da turma do 2º ginasial, ele nos mandou arrastar as carteiras pro fundo da sala, colocarmos nossas cadeiras em círculo alongado por todo o espaço central, para então estender o mapa no chão, bem no centro do círculo que se formou.Sentado no chão ao lado do mapa nos conduzia pelos desenhos e detalhes de cada recanto em foco, explorando a visão que acada aluno ia descobrindo, pontuando as distâncias, os contornos e o olhar que a cada um correspondia um mesmo ponto.O que era visto, como era visto, se a visão correspondia à realidade do que estava sendo visto...Nem preciso dizer que a participação foi unânime e interessada.

Nos sentíamos como fotógrafos aviadores sobrevoando os espaços geográficos e deles recebendo uma infinidade de informações que precisavam ser analisadas, discutidas, debatidas e conferidas com esmerado compromisso.Essas aulas eram altamente proveitosas e depois disso nunca mais eu olhei um mapa do mesmo jeito alienado de antes,distante e linear.Passei a ter dali em diante um olhar tão admirador pela cartografia que considero uma das manifestações artísticas de vulto e importância irrefutável e, mesmo adulta continuo nutrindo essa reverência por esta arte.Costumo folhear, de quando em vez, os livros que a retratam.Sou tão fã desta arte que quase me perdi do grupo turístico dentro do museu do Vaticano ao chegarmos nos salões dos mapas.Fiquei sem fôlego, respirando devagar com receio de perder os ricos detalhes das peças cartográficas em tapeçaria; creio ter visto Marco Pólo numa caravela(rs).

Os mapas cumprem funções para além das direções, relevos e funções geográficas.São telas reveladoras dos espaços e das gentes que neles viveram ou ainda vivem.São charadas refinadas, provocando devaneios e viagens imaginárias e também possíveis.Ao olhar-se um mapa em postura igual a ensinada pelo meu professor, numa visão quase aérea, podemos descobrir muito mais do que seria revelado pela visão frontal e linear costumeira.Experimentem fazer isso e verão pontos antes invisíveis para o mesmo olhar: o nosso.

Imaginem se fizéssemos tal experiência com um mapa pessoal, não, não é mapa astral, é visual mesmo.Pudéssemos nós sobrevoarmos nosso corpo e estudá-lo como num mapa, detalhá-lo em minúcias e melhor ainda, termos legendas para cada sentimento que se alternariam nas mais variadas cores, nos revelando, nos traduzindo e nos levando a cada dia de estudo a um aprimoramento positivo, a uma tradução mais pura e clara; o autoconhecimento ao vivo e a cores.Poderia esclarecer muitas dúvidas, facilitar muitas questões, favorecer e abrir possibilidades viáveis e reais.Seria um passeio por nosso mundo interior.Tentadora essa idéia, não?


O artista ilustrador, Ed Fairburn, apaixonado por mapas, como eu, criou um série encantadora usando tinta e lápis com sombra para criar rostos femininos expressivos em grande escala sobre mapas de rodovias, ferrovias e rios.O resultado é interessantíssimo e inovador.








" ... O bom é que a verdade chega a nós como um sentido secreto das coisas.Nós terminamos adivinhando, confusos, a perfeição."
( Clarice Lispector)




¨¨**¨¨**¨¨




Imagens: artefacto/artes





23 comentários:

  1. Que lindo post, e que imagens incríveis, adorei!
    Sabia que existe um trabalho em psicologia chamado cartografias de corpo e alma? Pois é, fazemos como um mapa (que para cada pessoa terá uma forma, de acordo com sua imaginação) do que seria nosso território corporal e do mundo interior, depois vamos desenhando ou fazendo colagens com figuras representando os eventos mais significativos, as imagens, sentimentos, sonhos que nos habitam e que nos constituem. É lindo…
    Bjs querida e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta viagem Calu.
    Passear pelo corpo e descobrir suas potencialidades e historias, navegar pelo rios de nossas emoções.
    Muito interessante.
    Parabéns pela curiosa e bem construida postagem.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa proposta,calu e foi muito bom te ler e imaginar tudo isso! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Calu, mapas não me atraiam na época escolar. O interesse dos alunos, quando bem despertado, só cresce. Seu professor teve uma ótima ideia e conseguiu entusiasmar a turma.
    Seria bom, realmente, analisarmos, de fora, o nosso mapa interior, percorrendo as linhas de seus caminhos. Nada ficaria sem esclarecimento (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Calu, já ia me esquecendo de dizer que o trabalho desse ilustrador é bem interessante. Gosto das imagens e da criatividade. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Calu:
    Acho incrível os professores que conseguem despertar essas inovações, que depois de nos inspirar, carregamos por toda a vida.
    São úteis e interessantes maneiras de ensinar, não apenas o conteúdo da disciplina, mas o que está além.
    É realmente uma forma de voar, se libertar de meros conceitos didáticos e ganhar o mundo.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  7. Também adoro mapas, Calu... até mesmo aquelas plantas baixas de apartamentos à venda! Eu tenho um mapa com a zona rural de minha cidade: cada estradinha, cada fazenda.
    A dias eu falava com um senhor que fez o "Caminho da Fé" (que passa por aqui) e ele comentou esse mapa interior. Cada curva, cada dia, cada montanha vencida, cada peregrino, cada pousada rústica é uma revelação.

    Bjs, e excelente domingo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu!
    Seria interessante se tivéssemos a sabedoria de sair de nosso próprio corpo e sobrevoá-lo para detectar qualquer coisa. As pessoas estão sempre procurando pela beleza, pois essa emociona a alma, num caminho inverso ao de sobrevoar. Adentrar a própria psique é uma viagem muitas vezes sem volta (rs*).
    Gostei bastante da primeira imagem! Colocaria em uma moldura e correria meus olhos sobre ela sempre.
    Geografia é uma das minhas paixões, mas tive professores bem arcaicos, daqueles que mandavam apenas copiar e pintar os mapas, colocar nomes nos países, suas capitais e limites territoriais... Mudou quase tudo! Localizar países é trabalho espacial!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. Adorei esta viagem especial.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Calu, como vai? Como professora de Geografia, gostaria de ter conhecido a dica de pôr o mapa no chão antes, kkkk... ano que vem ministrarei Português e Matemática, somente. De fato, faz sentido... li que alguns alunos tem dificuldades de compreender e transpôr informações no papel justamente pela posição vertical de quadros e mapas.
    Acho interessantíssimo conhecer histórias de pessoas que na simplicidade transformam o trivial em genial.
    Quanto ao mapa dos sentimentos... penso que a vida nos leva a traçarnos o nosso a todo tempo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante mesmo o que nos diz, cara amiga! Eu era interessada também nestes mapas antigos, gostava de olhá-los, embora fosse um pouco perdida nas direções deste mundo.
    Meu pai tinha alguns antigos que, talvez, pensasse em colocar molduras, mas não sei onde foram parar, alguém ficou com eles e só agora, lendo teu post é que me lembrei.
    Gostei imensamente destas imagens de rostos entremeadas de mapas, lembram as histórias e passagens de cada um de nós, coisa muito linda o trabalho de arte deste ilustrador.
    Tenha um ótimo domingo e um beijinho carioca da serra pra você.

    ResponderExcluir
  12. Calu, este professor soube despertar a paixão pela cartografia em seus alunos. E que bom que você foi um deles!
    Não conhecia esta arte de desenhar rostos qual fossem mapas. Fica lindo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Calu, outro "post" magnifico, muito construtivo!
    Também adorei explorar os mapas e penso que tive uma excelente professora de Geografia! Agora esse seu professor era muito à frente na forma como ensinava! Por isso deixou marcas bem valiosas!
    Nunca tinha pensando em olhar-me como se fosse um mapa e achei a ideia genial! Para coloccar em pratica!
    Um beijinho e muito obrigada por me fazer pensar!
    Continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu, na verdade eu não me interessava muito pelos mapas, talvez pela mesma razão que você nos falou de como eram apresentados em sala de aula, onde tínhamos essa visão linear. Gostei da visão aérea proposta por esse professor, e se deu certo, quem sabe, eu também possa ter uma outra impressão quando observar os mapas.
    Seria mesmo importante, poder reconhecer cada parte do nosso corpo e te-los detalhados nessa visão . Quando nos olhamos, ou estamos diante do espelho e ou nos olhamos de cima para baixo. O espelho nos confere um brilho que normalmente nem temos, e essa visão do baixo olhar, já nos submete . Agora essa observação geral do nosso ´próprio ser como se saíssemos de nós mesmos, para nos observarmos seria o máximo. Faríamos uma análise completa de tudo o que nos move, emociona, enfim de todos os sentimentos que nos aprisionam e nos libertam.
    Adorei a arte desse ilustrador.Lindo
    Parabéns pela excelente postagem. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Nunca me interessei por geografia, talvez porque nunca tive um professor interessante e que me desafiasse, como o seu. Amei essa arte sobre mapas. Não conhecia. Muita paz!

    ResponderExcluir
  16. Sempre amei geografia e adorva ver os mapas alias faço isso até hoje, gostei da dica de usar o corpo como um.

    Os seguidores do Café entre amigos elegeram os melhores blogs de 2014, parabéns o seu está entre os vencedores. Convido com muito carinho para vi conferir o post e receber o selo especialmente criado para os eleitos.
    http://www.cafeentreamigos.com/2014/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  17. Você escreve bem. Gosto muito.
    Parabéns pelo Troféu Xícara de Ouro!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Calu:
    Passando para deixar meus PARABÉNS pelo selinho Xícara de Ouro, que você ganhou.
    Bom domingão!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  19. Calu, eu gostava só desenhar mapas, mas nunca tive paciência com Geografia. Achava chato mesmo, mas hoje percebo que depende muito do professor também.
    Tenho uma amiga virtual que tem como profissão fazer mapas. Achei o máximo isso. Não sabia que existia essa profissão, cartógrafo, eu acho...
    Imagina ir num lugar e fazer o mapa do lugar? Deve muito louco!
    As imagens são belíssimas!
    Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Calu!
    Voltei para lhe parabenizar pelo prêmio "Xicara de Ouro"!!
    Avante!! Sempre muito bom ler as suas postagens!
    Boa semana!!
    + Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Esta sua experiência foi maravilhosa, eu até hoje não me dou bem com a cartografia. Não fui bem iniciada em muitas coisas. Mas pensando sobre poder sobrevoar sobre os sentimentos. isto é algo que me fascinas, e nas histórias familiares, nos genogramas nos atendimento clínicos pratico um pouco deste voo. Bela temática.
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida Calu
    Passando pra parabenizá-la pelo prêmio Xícara de Ouro...bem merecido...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!