domingo, 29 de setembro de 2019

Somos influenciadores e influenciados




Finalzinho de setembro já chegou embalando boas promessas com a primavera esperada nos olhos e nos sentimentos. Os efeitos desta estação não acontecem só no meio-ambiente, aliás, nenhuma delas assim está restrita, eles se fazem sentir em nós, em nosso ânimo banhado pela energia fluídica espalhada no ar. 

Eu sou adepta da tese de que nós estamos em conexão com tudo à nossa volta, tudo que nos circunda faz interferência em nossos sentires. Se assim não o fosse , não ficaríamos abalados diante de tragédias naturais ou provocadas. Não nos afligiríamos com fatos tristes, com más notícias, com desagrados pessoais. Por tudo isto e até mais do que posso elencar, acredito que somos antenas de alta potência a captar emanações boas e infelizmente, más também.  

Compartilhamos mais que mensagens, postagens, áudios e vídeos. Compartilhamos a mesma energia dos animais, das plantas, do mar, das cachoeiras, dos outros seres humanos e de tudo o que é existente no planeta.  

Por isso nos sentimos tão bem próximos a lugares naturais, o mar( a praia), os parques( bosques e florestas), os rios ( cachoeiras), o campo( sítios e tais). Negar a influência exercida em nós e por nós é enganar nossa percepção como se fosse possível nos isolarmos numa bolha asséptica e nela vivermos os dias.

Claro que, é de bom e salutar conselho evitarmos as influências negativas, os sentimentos aflitivos, sempre que possível, afinal somos humanos e queremos tranquilidade e segurança física e emocional. 

Fiquei sabendo que a energia trazida pelo equinócio da primavera é de transformação, fertilidade e renovação.Sugiro que transformemos os pensamentos negativos em  positividades vivenciadas de fato,fertilizemos nosso melhores desejos, planos e objetivos e renovemos o olhar, as perspectivas, a esperança, crendo na vitória do bem. 



quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Espetando cor / BC - botando a cabeça pra funcionar


Botando a cabeça pra funcionar ... 
uma divertida BC promovida pela querida Chica ( chicabrincadepoesia), que acontece todos os dias 5, 15 e 25 de cada mês  para sacudir nossa inspiração e, onde ela nos traz uma imagem para que em livre estrutura poética possamos exprimir sentimentos, olhares, inspirações.
Conheça e participe!



Ao vê-la tão mirrada,
pétalas afinadas
espetando cor,
mudei o ponto 
da vista e te 
mirei de cima,
te olhei de lado e,
ao ver-te melhor 
percebi teu caule,
 espinhento fado.

Em meio ao cerrado,
tu apontas danças
e,  ao sabor dos
 ventos constantes 
desprezas semelhanças,
 torna-te única esperança
da inconstância vivente
na terra rangente 
por sob passos. 
( Eu) 



Da tua sorte,
 bem o sei e
 a invejo a cada 
farfalhar.
Soberana, exaltas
 em alturas nas ramas
 tua nobre imagem
 teu porte, teu ser
pendente perfeito;
  em forma e cor
provocas assombros,
 altiva flor! 
( Eu) 


Como febre inspiradora, cá se tem a primavera espalhada por muitas postagens, muitas interações. Isto reacende o brilho em cada linda inspiração que a estação provoca.
Somos arautos das boas novas! 





segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Imagens e Reflexos





Me deparei com uma expressão, no mínimo, interessante: " o espelho positivo". Pronto, com certeza, essa expressão já lhe trouxe definições à mente , neh? 

Obviamente, digo eu,  será aquele espelho que só refletirá o bem e o belo, pois sim? Assim é o que me parece mas, para além das aparências instantâneas, o quê de fato conterá tal idéia? 

Falta-me uma bola de cristal para elucidar todas as variantes que moram na dita expressão, porém, irei palpitar sobre o som que dela ecoa em mim, pra mim...

Vejo nela um acolhimento a definir ações tão conhecidas de nós, aqui na blogosfera. Somos, em grande maioria, espelhos positivos refletores dos dons  e das artes dos amigos e amigas blogueiros(as). Em algum comentário feito  num ( ou mais ) determinado blog, levamos palavras incentivadoras a alguém que poderia encontrar-se tímido(a) em lançar-se no mundo dos blogs. Por vezes, encorajamos  nossos pares com aplausos, com acolhimento, com interações que multiplicam a rede de boas práticas e de boas amizades fomentando um círculo mágico e engrandecedor. 

Em esmagadora maioria protegemos uma imagem refletida nas palavras, nos poemas, nas diferentes criações estreitando laços humanos em plano virtual.

O bom, o bem, aí residindo, é inegável. Todos temos consciência disto, pois aqui permanecemos.Há , no entanto, um lado controverso poucas vezes aparente. Me refiro à dependência quase inconsciente de aprovação, de visitas e opiniões constantes, o que pode enevoar a forte claridade aqui desfrutada por todos e todas. Somos humanos e podemos nos confundir em qualquer circunstância, sendo deste tipo, não há nenhum pejo e tudo tende a se iluminar a cada rotação da esfera blogocêntrica.






quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Todos querem...


" Todos querem ser pastores
quando encontram, de manhã,
 os carneirinhos enroladinhos
como carretéis de lã.

Todos querem ser pastores
e ter coroas de flores
e um cajadinho na mão
e, tocar uma flautinha
e soprar numa palhinha
qualquer canção. 

Todos querem ser cantores
quando a Estrela da Manhã
brilha só, no céu sombrio 
e, pela margem do rio
vão descendo os carneirinhos
como carretéis de lã..."
( Cecília Meireles_ "Os carneirinhos"


Todos querem... nós queremos: o bem e o bom, claro. 
Todos querem... nós queremos unir o útil ao agradável, se possível.
Todos querem... nós queremos sabores e saberes que nos elevem os sentidos e o espírito. 
Todos querem...nós queremos desfrutar de belas experiências.
Todos querem...nós queremos viver grandes afetos e fortes amizades.
Todos querem...nós queremos saúde pra dar e vender.
Todos querem...nós queremos ter artigos 3B( bons/bonitos e baratos).
Todos querem...nós queremos uma justiça honesta.
Todos querem...nós queremos direitos e deveres igualitários.
Todos querem...nós queremos ser tratados com dignidade.
Todos querem...nós queremos civilidade, segurança e respeito.


( Duy Huynh) 


Como seres humanos, todos queremos ser felizes e livres da miséria, todos aprendemos que a chave para a felicidade é a paz interior. Os maiores obstáculos à paz interior são as emoções perturbadoras como raiva, o apego, o medo e a desconfiança, enquanto o amor e a compaixão são as fontes de paz e felicidade”. Dalai Lama.

Todos querem...nós queremos, também!


domingo, 1 de setembro de 2019

Ares primaveris trazem asas conhecidas


Começam a aparecer em muitos escritos belas cantatas à primavera que se anuncia.Há um não sei quê de novidade no ar. Eu o sinto desde agosto, mês ventoso, dias instáveis.Muito calor ou muito frio, ao menos, por aqui. Nada de tão novo assim.

Insisto em meu sentido( talvez o sexto) que há algo pra acontecer. Algo de bom acontecimento.Tive prenúncios. Recebi mensagens e, aguardei... Foi pelo correio que a caixinha sortida veio. 








É ele! O bem faceiro passarinho-viajor! Nosso Verdinho querido que voltou pra seu ninho original. Mal saltou da caminha caprichosa feita pela Paula Belmino, abriu o bico adormecido na viagem e começou a trinar suas lindas aventuras pelos lares amigos que passou. 

Está cada vez mais feliz com os amigos e amigas que conquistou nos dois países co-irmãos, Brasil e Portugal. Contou-me que esteve descansando das muitas viagens e, neste período ouviu um chamado muito parecido ao de um irmão de asas, um mineirinho-passaredo que lhe procurava o paradeiro.Pelos cantos lançados aos ventos lá do sertão brasileiro, soube também das buscas que a amiga Lúcia(link)_sounaturezaesertao.blogspot, empreendia por sua procura.

Viu, então, que era hora de retornar à casa. Estudou as correntes aéreas, preparou-se e cá chegou, lépido e fagueiro, o passarinho- viajor.


Muito Obrigada , amigo Toninho(link)https://mineirinho-passaredo.blogspot.com/2019/08/emocoes-infinitas.html, por tuas cuidadosas buscas ao nosso Verdinho.

Muito Obrigada, Lúcia, pela dedicação e carinho dado ao nosso Verdinho.


Muito Obrigada Paula Belmino(link)_ paulabelmino.blogspot.com,  por todo apreço ao nosso passarinho.



Verdinho trouxe mais carinhos da Paula. Adorei! Obrigada, Paula.