Na festa pelos 10 anos do seu blog:(link) www.idade-espititual.com.br, a amiga Rosélia nos convida a refletirmos sobre:
Inteligência Espiritual
Em sua bem aceita teoria, o psicólogo e neurologista, Howard Gardner, estudou e desenvolveu um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Propôs e comprovou que a vida requer múltiplas habilidades dos seres humanos, estimulando assim o aumento dos recursos do cérebro frente às inúmeras situações acontecidas.
Para a ciência, a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou fatos importantes;capacidade de lidar com as alternâncias da vida, preferencialmente de forma apta para cada situação e, aí é que mora o "x" da questão. Como nos capacitarmos destas múltiplas aptidões?
A última década ou um pouco mais de par de anos, proliferaram livros e profissionais em auto-ajuda.Por quê? Para ensinar -nos a desenvolver as capacidades existenciais faltantes. Muito se avançou neste universo, é fato, porém , por mais bem informados que estejamos ainda somos humanos sujeitos aos abalos e tremores insuspeitos.
Trago comigo a máxima: orai e vigiai", continuamente, pois, creio que na perseverança se fundem todas as práticas e teorias voltadas para o fortalecimento emocional/espiritual.Defino a inteligência espiritual na categoria existencial citada por Gardner, mas, com uma adaptação de conceito que expanda o termo para além dos questionamentos rasos de vida e morte, impulsionando os sentidos de reconhecimento em ações de acolhimento e transmutação dos sentimentos deflagrados ante as situações da vida.
Nos oito tipos de inteligências portadas em cada ser humano independentemente de sua prevalência, é exigida de nós a inteligência espiritual para a harmonização das demais.
Parabéns, amiga pela data significativa marcada por tantas interações maravilhosas na Blogosfera.