Terminado o almoço meu neto sabido virou-se e disse: __ Vovó comi tudinho,posso ganhar um chocolate? Lógica resposta:__sim!Lógica pra mim, que avó, me permito umas licenças poéticas na rotina dos pequenos.Temos combinados desse tipo, para que eles saibam que nem tudo é permitido todo o tempo e que as promessas devem ser cumpridas por quem as fez.
Não uso com eles a palavra" promessa". Prefiro falar em combinados, tão em moda hoje em dia e, que é figurinha presente cheia de penduricalhos nos recados em redes sociais.O termo conhecido em várias línguas alcança uma dimensão estratosférica.Combina-se desde encontros à roupas, festas, reuniões, pratos gourmet, bebidas( coquetéis), kits-presentes, perfumes...ao que mais a imaginação permitir.Esta prática secular jamais perderá sua atualidade.O combinado não é imposto.Supõe-se. Partiu da iniciativa de unir-se duas vontades numa mesma situação.O que nem sempre acontece de maneira integral para ambas as partes, porém havendo disposição e umas pequenas renúncias aqui e ali, chega-se, no melhor das hipóteses, ao consenso do combinado. Eu e você:___ "formou".
O problema ou problemas ( sempre os há) é que muitas das vezes, uma das partes esquece, deixa de lado e não avisa que resolveu descombinar, aí é a derrota.Não há quem não se sinta lesado numa situação destas e acabe por desiludir-se dos combinados de qualquer natureza, pelo menos até prova em contrário.Mas, existem aqueles que são militantes da esperança e não se abatem diante dum combinado estragado.Lamentam, mas acreditam em possibilidades futuras e tão logo se restabelecem, retomam o hábito de combinar.
Pensando bem, tão logo a gente ganha lampejos de consciência, fazemos combinados conosco. Combinamos que gostamos de massa e odiamos jiló, que gostamos de dormir esparramados, que preferimos a manhã à noite e por aí vai a enorme sequência dos combinados da vida, por nós e, entre nós.Embora ao longo da vida venhamos a refazer alguns combinados antigos, os novos que se vão somando desenham sem legendas nosso feitio, os gostos combinados em cada parcela do viver.
Bem verdade é que não podemos escapar dos descombinados da vida e, ao sermos pegos de surpresa por um desses nos sentimos traídos, já que vínhamos cumprindo a nossa parte, bonitinhos e, não entendemos porque "ela" descombinou sem mais nem menos.Por que aconteceu este descompasso? Nem sempre há respostas para tudo.Resta-nos reescrever novos combinados apostando que dessa vez serão respeitados direitinho.
Aproveitando o clima das festas, eu reafirmo meus combinados antigos e acrescento uns novos na firme crença de que serão realizados plenamente, então:
___ Eu combino com a Luz Criadora para que acenda a chama da Boa Vontade no coração de cada ser na Terra, alimentando a grande corrente do Amor Verdadeiro, da Compaixão, da Justiça, da Igualdade, da Fraternidade, da Paz e da Harmonia Universal realmente vivenciada por todos em todos os tempos, dos tempos, Amém!
**¨¨**¨¨**¨¨**¨¨**
Que as Festas sejam para cada um de vocês, momentos de maravilhas!
Boas Festas! Feliz Natal!
---------
O Fractais entrará em período de recesso temporário nas Festas de fim de ano.Voltaremos em seguida.
:D