Já me vou pela página 337 das 370 que compõem o livro:" O segredo da Dinamarca - descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo , de Helen Russel. Vamos combinar que o subtítulo é sedutor. Pois, muito bem, lá venho eu palmilhando a leitura da obra com grande satisfação. A autora tem uma escrita leve e bem humorada. Me arrancou gargalhadas em alguns trechos e me manteve presa aos segredos revelados em cada capítulo. Segredos estes, bem analisados e baseados em estudos e depoimentos de pensadores dinamarqueses renomados.
Episódios verídicos relatados me surpreenderam positivamente diante das situações costumeiras deste povo nórdico.Muitas tradições e elevado respeito às leis e normas da nação fazem parte do dia-a-dia de toda população e são encaradas como um bem nacional. Para lhes dar uma idéia, os cidadãos reconhecem que pagam altos impostos, mas, que estes são uma obrigação mais que justa para o perfeito funcionamento do bem-estar social( o qual existe e é concretamente aplicado); pasmem vocês.
O grau de confiança dos cidadãos em suas instituições e em seus conterrâneos ultrapassa os limites da estratosfera. As pessoas são respeitosas e agem com retidão(* sonho meu).
[ ]" O trabalho de Peter Dinesen, do departamento de ciência política da Universidade de Copenhagen, que pesquisa a confiança social, relata: ___ Nós vivemos numa sociedade que é muito justa, possui instituições eficientes e não tem corrupção, e onde as pessoas são geralmente tratadas de forma igualitária e com justiça. Suborno de policiais ou políticos é algo quase praticamente inexistente na Dinamarca, somos bem cuidados e cuidadosos, então isso nos dá a base para a confiança.[ ]"
Em 2016 foi divulgado pela OCDE relatório anual com uma lista dos 38 países que possuem melhor qualidade de vida no mundo.A Dinamarca ficou em 3º lugar frente a todos os requisitos de uma vida cuidada e segura para seus cidadãos.O Brasil ficou em 35º lugar em alguns ítens , mas estacionou em último lugar no quesito Segurança. Nem dá pra comentar, neh.