"Todo conhecimento começa com o sonho.
O sonho nada mais é que a aventura pelo mar
desconhecido, em busca das terra sonhada.
Mas, sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo,
como a alegrias brota das profundezas da terra..."
( Rubem Alves)
Claramente sabidas, são essas palavras do mestre Rubem. O sonho almejado é o começo da história da humanidade. Nada mudou nesse campo desde então. Sonhamos cada passo que damos, até mesmo na infância assim acontece. O bebê sonha em deslocar-se pelos lugares da casa. Sonha em pôr-se de pé. Vejo o sonho e a vontade como motivos do mesmo intento.
E, este motor instintivo fabrica grandes e pequenos feitos que a história registra. Sem precisar de buscas elaboradas ou pesquisas, é fácil verificarmos tais movimentos que comandam o devir de cada um.
Em conversa com uma jovem, dizia-me ela que sonhava estudar direito e em viajar para India. Disse-lhe que o sonhado por muito tempo traz uma convicção da vontade e muda de estado onírico, passando do etéreo para o real e, que assim ela deveria já considerar suas aspirações não como sonhos, mas como possibilidades.
O primeiro passo na direção das realizações havia sido dado. Agora era preparar-se para os seguintes com o mesmo ardor dedicado no sonho sonhado.
É vital que nunca deixemos de sonhar, criar novas possibilidades a serem realizadas. Olhar adiante com motivação. Acreditar, perseverar e realizar!
" Nosso dias são preciosos
mas, com alegria os vemos passando
se no seu lugar encontramos
uma coisa mais preciosa crescendo:
uma planta rara e exótica
deleite de um coração jardineiro,
uma criança que estamos ensinando,
um livrinho que estamos escrevendo.
(Rückert)