" A união por um futuro economicamente viável,
socialmente justo e ambientalmente correto,
por um desenvolvimento sustentável."
Ao lermos este amplo objetivo da conferência que está ás vésperas de acontecer (junho), nos enchemos de esperanças, otimismos e tais.Só que uma incômoda interrogação fica pairando ao fim destas afirmativas. Não se fixa, mas também não se esvai.
Mais que nunca, essa conferência se faz urgente e a meu ver,está até um pouco atrasada em sua realização,mas acontecerá, enfim!Como apresenta uma enorme diversidade de participações da sociedade civil e autoridades mundiais, crê-se que daí haverão de surgir atitudes afirmativas ás questões ambientais e suas ramificações.
Otimismo versus pessimismo estão na pauta, até porque, nos últimos 20 anos, não conseguimos avançar muito nas práticas propostas pela Eco-92.Segundo o professor Jeffrey Sachs, esta conferência servirá para admitir duas décadas de fracassos no campo ambiental e oportunizará ao mundo o reconhecimento que ainda não tem uma resposta para a crise (ambiental).
Enquanto todas estes questionamentos se encontram na crista da onda, inúmeras ações assertivas vem sendo praticadas, em grupos, em comunidades, individualmente e planetariamente.
Uma dessas ações partiu do professor de biologia Ricardo Harduim,que coordenou um projeto de educação ambiental visando tornar o Colégio Estadual Davi Capistrano, em Niterói,a primeira escola brasileira neutra em carbono.Tendo alcançado o título em 2007,o professor credita o sucesso da iniciativa ao envolvimento de outros professores num mutirão ecológico.O de matemática calculou junto com os alunos, as emissões de carbono que produziam. O de física construiu um aquecedor solar com garrafas PET.O de português sugeriu redações sobre as mudanças climáticas na região e seus efeitos.Ao final de meses trabalhados sobre o tema, foram plantadas por toda comunidade escolar 135 árvores e compensadas 27 toneladas de carbono.
Agora, após constatação do sucesso do projeto e sua constante manutenção, o trabalho está sendo realizado pela escola Tahuinco, no Chile, seguindo o exemplo do colégio brasileiro.
" Nem tudo que enfrentamos pode ser mudado.
Mas, nada pode ser mudado enquanto não for enfrentado."
James Baldwin( escritor americano)
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Numa total empatia, o tema de hoje da BC_ Ideias Compartilhadas, é Cuidar. Somando as duas temáticas na visão ambiental__ cuidar da nossa
Mãe-Terra/Nossa casa.
Numa total empatia, o tema de hoje da BC_ Ideias Compartilhadas, é Cuidar. Somando as duas temáticas na visão ambiental__ cuidar da nossa
Mãe-Terra/Nossa casa.
Agir local para harmonia global!
Imagens:rj.gov.br
wikipedia( Hopetoun-falls)
wikipedia( Hopetoun-falls)
Brilhante tua participação unindo dois temas importantes...Ficou ótimo pois precisamos estar atentas e cuidar sempre de respeitar, fazer respeitar e preservar nosso ambiente.
ResponderExcluirUm beijo, chegando perto,né? chica Te prepara tá um frio danado aqui, pelo menos nos últimos dias.
A Calu vem pra Porto?
ExcluirMas bah!!
Temos que marcar chá!!
E não tem perdão!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oi Carmem adorei esse post.
ResponderExcluirRealmente o quanto essa questão ambiental nos é importante e de certa forma vital para colocarmos em prática em nossos sistema educacional como disciplina.
E que esse comportamento se torne um hábito
Adorei
Debby :)
Diversas tem sido as publicações abordando o tema RIO+20.Dentre estas destaquei esta(não sei se vc a leu):
ResponderExcluir“Sustentabilidade implica em proporcionar oportunidade para todos, equilibrando as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento. Temos que refutar o mito de que há conflito entre a saúde econômica e ambiental “, afirmou o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em sua mensagem . “Com políticas inteligentes e investimentos corretos, os países podem proteger o meio ambiente, promover o crescimento de suas economias, gerar empregos decentes e acelerar o progresso social”. O Secretário-Geral enfatiza também que a crescente população mundial vai pressionar ainda mais o uso de recursos naturais – água, alimentos e energia – e os países terão de mudar os paradigmas de desenvolvimento ao encontrar soluções sustentáveis para seus cidadãos.
Ban Ki-moon observou que a Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio+20), no Brasil de 20 a 22 de junho, será uma oportunidade para os países se aprofundarem no compromisso de encontrar essas soluções.
“A Rio+20 é a nossa oportunidade de aprofundar o compromisso global de desenvolvimento sustentável”, disse Ban. “Devemos concordar que o mundo precisa de um conjunto de metas de desenvolvimento sustentável que terão por base os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). E devemos fazer progressos em alguns dos blocos de construção da sustentabilidade – energia, água, alimentos, cidades, oceanos, emprego e empoderamento das mulheres”.
Em sua mensagem para marcar o Dia, a Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, observou que na Rio+20 a comunidade internacional precisa definir novos rumos para a sustentabilidade, que passam pela construção de novas formas da agricultura, o desenvolvimento de novas fontes de energia, a criação de novas formas de construção e transporte.
“Alcançar esses objetivos requer novas abordagens sobre a água potável, oceanos, terras e o clima. Requer um novo pensamento sobre o significado de progresso”, disse Bokova. “São necessárias novas fontes de inovação e de resiliência que tenham raízes mais profundas do que recursos materiais ou econômicos. Temos de construir economias verdes sobre os fundamentos das sociedades verdes”.
Uma pergunta fica,entretanto,no ar e a nos incomodar:
Será que estas ações ocorrerão de fato?Já estamos tão fartos de conversas e afirmações que não vão além do papel e do discurso,que logo nos vêm a dúvida e o ceticismo.
Vamos aguardar,não é mesmo?Ou vamos lutar contra moinhos de vento?
Bjssssss,
Leninha
Calu, boa abordagem e penso que o Planeta precisa antes de tudo é esclarecimento para todos os tipos de população. Todos , principalmente os iletrados, os distantes de centros urbanos, precisam conhecer o que está matando o planeta. Com conhecimento as iniciativas despertam e agem.Como o colégio, depois uma indústria e assim sucessivamente. Beijão!
ResponderExcluirCalu
ResponderExcluirMais do que nunca a questão ambiental deve ser revista neste planeta.
Apesar de certo ceticismo tenho muita esperança que todos irmanados lutem para conter esta destruição. Se não, que futuro nos reserva?
Boa postagem
Beijos
Oi, querida Calu!
ResponderExcluirFiquei encantada com o seu texto tão lúcido, tão direto, tão acessível! E fiquei encantada com a escola dando o exemplo do trabalho maior: em equipe!
Ninguém está só! Enquanto cada um de nós não nos dermos conta disso, muita coisa não acontecerá! É preciso unir esperanças sim, mas principalmente, atitudes!
Bjssssssssssss, quérida!
Oi Calu, que bom que inúmeras ações assertivas estão sendo praticadas, assim cada vez mais os resultados vão aparecendo.
ResponderExcluirO apoio das escolas, comunidades e grupos é importantíssimo.
Ficou ótima tua participação.
Beijossss
Oi Calu,
ResponderExcluirO tema é de alta relevância e merece ser esgotado na busca de soluções viáveis que amenizem os impactos ao meio ambiente.
Muito louvável a ação e o exemplo dado pelo professor de biologia Ricardo Harduim. A união de todos e o esforço comum se impõem para a obtenção de resultados satisfatórios.
Bela participação! Parabéns!
Ótimo feriado.
Beijo.
Oi Calu
ResponderExcluirEssa questão ambiental é complicada!
Acredito mais em ações individuais... só que a conscientização de cada um passa pela educação... pela cultura... e aí a coisa complica.
Mas, vamos acreditar, né?
Quanto a mim, só quero que meus netos possam tomar água, acender a lâmpada, usufruir da sombra das árvores, etc.
Abração
Jan
Tema relavante que exige ação. Vc nos trouxe com objetividade alguns passos conquistados; vamos na luta, pois caso contrário o planeta pode nos banir com muita fúria.
ResponderExcluirbjs
Vais vir aqui na minha terrinha?
ResponderExcluirE não me conta nada?
Como assim?
precisamos marcar um chá...
Amei tua ideia de unir os dois temas.
Cuidar da natureza é crucial. É dela que dependemos...
E deve partir de cada um.
bjos querida
me escreva: soniaconsult@yahoo.com.br
Pra ter o link do teu post:
ResponderExcluirClica no título do post
e vai aparecer lá na barra de endereço...
e daí é só copiar...
fácil né?
bjooo
Oi, Calu:
ResponderExcluirMuito bom seu tema !
Vivemos mesmo num misto de otimismoXpessimismo que nos anima ou derruba, conforme a situação.
Eu e meu marido viemos morar aqui no sítio em 1992, quando o mundo pensava em Meio-ambiente, e nós também.
Vinte anos depois, eu e ele crescemos muito, aprendemos e ensinamos, preservando cada vez mais nosso pequeno espaço verde. Quero acreditar que o restante do mundo também.
É de Esperança que se vive...
Beijo
Oi Calu,
ResponderExcluiré isso aí, a educação ambiental começa na escola. Super louvável o exemplo da escola brasileira. Que magnifico pioneirismo!!
Vamos orar para que muitas outras escolas a nivel mundial sigam o exemplo brasileiro.
Obrigada por compartilhar. Desconhecia o assunto.
Beijinhos querida.
Rute
Olá, querida Calu
ResponderExcluirVi uma reportagem hoje sobre o Evento e percebi o olhar dos jovens de ânimo e generosidade pelo futuro... Que bom!!!
Cuidam do Ambiente como se fossem deles...
Bjm de paz
Bom dia,Calu!!!
ResponderExcluirQue lindo amiga!Quero tanto ver uma mudança de atitude!!!Uma posição mais ativa em defesa so ambiente.Informação não falta,mas tantos ainda persistem nas mesmas atitudes...
Mas esperança sempre!Que beleza este projeto nas escolas!
Que possa contecer em todas.Mundando atitudes conscientizando muitas mentes!!!rs
Beijos minha querida!!
Ótimo final de semana!
Bom dia, querida amiga!
ResponderExcluirEstou em Petrópolis desde ontem pela manhã, o marido não aguentou esperar e veio ontem, mas desceu hoje para trabalhar, mas eu tô aqui, no meio da neblina e friozinho.
Tá lega, tá gostoso, dormiiiiiii pra caramba! hehe
Menina, que projeto bacana dessa escola aí em Nikiti!
Eles fizeram aquilo que você mesma fazia quando estava na ativa, ou seja, uniram um tema e todos os professores trabalharam em conjunto nele. O diferencial e importante é que eles trabalharam sobre a preservação da natureza, assunto importantíssimo nestes últimos anos.
Fiquei aqui pensando depois de ler seu ótimo texto, como tudo seria melhor se as escolas trabalhassem em cima de projetos como este. Aliás, poderia ter uma lei ou projeto que obrigasse as escolas a usarem este mesmo sistema. o que achas?
Calu, um ótimo fim de semana e muitos beijinhos pra você. (minha conexão aqui cai toda hora, péssima!)
Meninas queridas,
ResponderExcluiro incentivo de vcs me move cada vez em direção ás boas notícias.Esta troca estimulante é correnteza forte.
Obrigada a todas pela presença sempre querida.
Obrigada Leninha pelo adendo tão importante.
Mil bjos.
As feiras de ciências se transformaram em discussão sobre o meio ambiente e por isso, muitas crianças levam para suas casas, ensinamentos para os pais - quem disse que não aprendemos com as crianças?
ResponderExcluirQuero saber dos resultados do Rio+20, pois por enquanto só estou percebendo vaidade.
Calu querida
ResponderExcluirNao conhecia essa BC e adorei sua contribuicao!
Bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//