domingo, 11 de dezembro de 2011

Rir È o Melhor Remédio_ Ontem, Hoje e Sempre


Vocês conhecem este ditado desde que se entendem por gente e ouviram que: " rir é o melhor remédio", mesmo estando com os joelhos ardendo dos ralados ou o ego doído pelo mico sofrido, há sempre alguém no meio disto tudo a repetir este ditado antigo.Ah, dirão vcs, tal conclusão é fácil pra quem está de fora da situação, mas amarga,dentro dela.
Era assim o pensamento corrente, no tempo dos nossos avós. Hoje sabemos que as pesquisas confirmadas sobre o benéfico efeito do riso comprovam o quanto esta manifestação natural contribui e muito para o bem-estar. Além das comprovações científicas, existem as testemunhais que por décadas aí estão a confirmar a veracidade desta típica sabedoria popular.E, um dos mais reconhecidos resultados vem através da atuação dos Doutores da Alegria, grupos de atores-palhaços que se constituíram a partir da iniciativa de Michael Cristensen em 1986. Daí, nasceu o Clown Care Unit, grupo de artistas especialmente treinado para levar alegria às crianças internadas nos hospitais de Nova Yorque.
A idéia espalhou-se mundo afora e hoje conta com muitas equipes treinadas na arte de levar o riso como remédio às crianças, seus pais, aos profissionais da saúde da instituição visitada e aonde mais for necessário.Visite o site da turma dos Doutores da Alegria e vc será contagiado(a).E,compondo o painel,o texto que se segue nos traz ótimas reflexões.

------------------------------------
O Charme do Bom- Humor
Ana Jácomo

Gente bem-humorada é um charme. Acho lindas as pessoas capazes de fazer o seu riso florescer e de compartilhá-lo nesse tempo do nosso mundo. Um tempo, talvez bem mais do que outros, tão desprovido de amor. Tão empobrecido de virtudes. De atmosfera tão pesada. De perigos já vividos e vários iminentes. Um tempo tão dodói. É claro que não falo do enganoso bom humor que passa pela ofensa. Pelo preconceito. Pela intolerância. Pela humilhação. Falo daquele que soma. Que perfuma. Que torna o cotidiano mais macio.


De certa maneira, conseguir ter algum bom humor num tempo assim é estar na contramão, pois muita gente hoje chega a estranhar manifestações de alegria. É se sujeitar a ser interpretado, muitas vezes, como alienado. Inconseqüente. Bobalhão. Mas, quem consegue, não liga. Ri, em vez de se importar, por poder acessar, vez ou outra, um lugar de leveza que a maioria não encontra mais nem acredita ainda existir. Na linguagem dos arquétipos, os bobos, os que não largaram a mão da sua criança divina, são importantíssimos em qualquer reino.

O riso genuíno é luminoso, mas as sombras, vestidas de inúmeras formas, batem à nossa porta o tempo inteiro para nos convidar a sucumbir. Um pequeno deslize e pronto: lá estamos nós sendo tragados pela areia movediça do medo e da negatividade. Os jornais não noticiam, mas há uma epidemia de desencanto que tem se propagado, numa velocidade inimaginável, no mundo. O contágio é fácil, fácil, a gente sabe, mesmo que não falemos muito a respeito. Bom humor, nos nossos dias, é qualidade rara. Mais do que isso: uma espécie de remédio natural capaz de minimizar os riscos de desenvolver a doença.

Felizes aqueles que ainda conseguem rir e fazer rir, apesar de. A vida deles, como qualquer outra, não é perfeita. Eles, tampouco, são perfeitos. Não são bem-humorados porque têm seus interesses organizados, distribuídos nas prateleiras certinhas. Desconfio que isso não seja possível pra nenhum tipo de gente, nesse tempo nem em qualquer outro. Mantêm o bom humor porque não desaprenderam a dançar ludicamente com a vida e sentem que mesmo que ela pise nos seus pés, de vez em quando, ela dança bem melhor com quem sabe brincar.
----------------------------------------- 
Imagens: laugch/www.doutoresdaalegria.org.br


15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O bom humor e alto astral melhora a nossa e a vida dos que nos cercam...Lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Calu querida, rir sempre será o melhor remédio. E acho lindo o rabalho dos doutores da alegria, uma vez um amigo me chamou pra me vestir de palhacinha pq uma tia dele ía fazer uma operação super delicada e estava com medo...amiga eu num queria mais sair do personagem, na verdade minha mãe desconfia que eu não saí rsrs

    Vi uma frase esses dias, mas num me lembro de quem é, dizia que O bom humor independe de felicidade e concordo com isso. Quando eu estou down costumo focar em coisas que me façam sorrir, até videos engraçados dão certo.

    Beijokitas com muito amor e carinho pra ti minha doçura.

    ResponderExcluir
  4. Rir é o melhor remédio mesmo e eu gosto muito de rir e de preferência gargalhar, mas isso só tem acontecido quando recebo um e-mail piada e é difícil também um bom que me faça rir mesmo. Vocêfoi muito feliz em publicar esse texto da querida Ana Jácomo sobre esse assunto. eu não conhecia e gostei imenso de lê-lo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Calu, querida, nem consigo imaginar um mundo sem sorrisos! Adorei os textos.

    Abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  6. Bom começar a semana com alto astral. Rir é bom demais.
    Sorria, você está sendo filmado...rs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ô amiga,que linda reflexão...e vamos mesmo dançar com a vida,brincar muito,rir bastante e contagiar as pessoas de nossa casa,de nossa rua e de nossa cidade...e,quem sabe,de nosso querido torrão natal,tão necessitado de risos,de alegria,de emoções positivas?

    Calu querida,você sempre me toca,profundamente o coração.

    Bjssssss e muito carinho,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Que lindo amiga, estou precisando desses risos da alma. O bom humor cura qualquer males e ferida na nossa vida. Acredito que rir é um remédio mandado pela alma, que poucas pessoas sabe utilizar. Lindo texto da Ana Jácomo, ela pra mim é uma mestre na sabedoria. Adoro tudo que ela escreve.
    Beijos e ótima semana minha amiga.

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ter vc comigo. Quero neste momento te agradecer por ter tirado um tempinho e passado na minha Viagem.
    Seu carinho faz do dia de hoje menos triste.
    Não se esqueça que ... Estou seguindo-te e te amando ...
    Desejo de todo coração uma semana abençoada.
    Que seus sonhos sejam realizadas para completar sua felicidade.
    Uma paz infita para sua vida.
    Beijos de paz e luz.
    Evanir.
    Estou deixando endereço do blog de trabalho da minha filha para
    você seguir e comentar .
    Ela estava afastada por motivos de saúde
    agora foi abençoada para voltar.
    Conto contigo.
    Beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  10. Calu, eu adoro esse pessoal dos doutores da alegria!Na verdade, eles acabam tendo momentos de intensa felicidade por fazerem tanta gente feliz!Lindo texto da Ana Jácomo tb!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Calu querida!
    Rir é um ótimo negócio mesmo!
    Meu marido é quem diz que 'uma mulher que não sorri, não é bonita'.
    Mas, gosto mesmo do bom humor, de estar perto de gente pra cima, que de tudo tira o riso ou ri de si mesmo, como eu faço às vezes.
    Tua mensagem de otimismo, demonstra a pessoa leve e de bem com a vida que és e por isso te gosto tanto.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  12. Sim Calu sempre cri, na magia do sorriso e acho fantastico estes doutores do riso, já os vi em ação num hospital infantil de crianças com cancer.
    Vamos sorrir e cantar pois somos privilegiados.
    Um carinhoso abraço e um sorriso para voce.
    Bela semana de paz e muita alegria.
    Bju.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma admiração enorme pelas pessoas que riem de tudo. São companhias maravilhosas. Brincam até com suas tristezas. Isso é uma bênção e adoraria ser assim. Às vezes essas pessoas são até consideradas irresponsáveis, mas, ao contrário, são sábias.
    O trabalho que os doutores do riso desenvolvem é magnífico.
    Sua postagem nos faz parar um pouco e lembrar que sorrir é o melhor remédio.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Calu!!!

    Concordo e já comprovei muito na prática!!
    Rir faz bem!!!É saudável!!!E nos deixa mais leves!!!
    Linda escolha de textos!!!
    Beijos minha querida!!!!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  15. Calu querida,

    Mensagem útil, necessária, bela. Rir e sorrir faz um imenso bem a nós e a quem nos rodeia. Se há coisa feia acontecendo, vamos encará-la de espírito leve, senão ela fica ainda mais feia. Sue post, uma vez mais, revela a sabedoria da sua bela alma. Imenso sorriso pra você! e claro, muitos girassóis. Beijos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!