sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Escolha do Amor



Pessoas que têm certezas absolutas erram mais. Todos os dias fazemos escolhas em nossas vidas. Algumas escolhas são simples; outras, mais complexas. Escolhemos a roupa, o sapato, a alimentação, o trajeto. Escolhemos a escola, o trabalho, as prioridades. Como não é possível resolver todos os problemas de uma única vez, vamos escolhendo aqueles que precisam ser solucionados antes. Escolhemos no supermercado, na loja, a forma de pagamento. Algumas escolhas simples ficam complicadas quando complicamos a vida. Fazer um almoço se torna um calvário para quem está angustiado. Ter de escolher o que fazer e que agrade às outras pessoas da família parece um trabalho insano.

Escolher a escola dos filhos. Escolher a mudança de emprego. Aos poucos as escolhas vão exigindo mais reflexão e o resultado da escolha vai ficando mais sério. Uma coisa é escolher a comida errada no cardápio e decidir que não vai pedir mais aquele prato. Outra coisa é perceber que casou com a pessoa errada. A escolha do casamento tem de ser mais demorada do que a do produto de uma prateleira em um supermercado.

Como somos imperfeitos, a dúvida sempre fará parte de nossas escolhas. E é diante da dúvida que amadurecemos. Pessoas que têm certezas absolutas erram mais e sofrem mais com isso.

A dúvida nos torna mais humildes, mais abertos ao diálogo. Nesses momentos é que percebemos nossa maturidade frente aos obstáculos. Os mais concretos ou os mais abstratos.

Uma modesta sugestão: Diante das dúvidas que surgirem, escolha o amor.

Diante de sentimentos mesquinhos, como a inveja, o ciúme, a vingança; escolha o amor. Antes de falar, pense. Mas pense com amor. Antes de agredir, lembre-se de que o tempo da cicatriz é mais demorado do que o tempo do comedimento. Antes de usar a palavra como instrumento de maldizer, lembre-se de que o silêncio é o grande amigo e de que, na dúvida, o outro deve receber a sua compaixão.

Diante do comodismo, da alienação, escolha o amor em ação. Assim fizeram os apóstolos, mesmo sabendo que seriam incompreendidos; assim fez Francisco de Assis quando ousou chamar a todos de irmãos; ou Dom Bosco com os jovens que só se aquietavam quando se sentiam amados. Assim fez Madre Tereza de Calcutá que fazia a escolha do amor diante de cada próximo que dela precisasse. Diante da boa dúvida, é bom pedir ajuda...

Que sejamos responsáveis em nossas escolhas simples ou mais complexas. Mais uma vez, com amor, tudo fica mais fácil e mais bonito!
                                                Gabriel Chalita 

--------------------------------------------------
Já tive provas concretas de que na dúvida, escolher o amor dá certo.
Aquele desentendimento bobo, que ganha ares de sério, pode ser dissolvido se houver amor na fala e nos gestos que se seguirão.
Aquela insegurança funesta que teima em se alojar em nosso espírito, pode ser espantada com o amor franco e aberto.
Aquele malentendido suspenso no ar, será clareado com amor vibrante.
Que a cada passo estejamos acompanhados do amor libertador!
Um lindo final de semana p/ vcs.
Calu

6 comentários:

  1. E daí o amor aprisiona ou liberta?
    Lindo post.
    Otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,linda postagem, o texto de Chalita.
    Ontem, tentei postar aqui, mas não consegui....Problemas da net!!
    Li nos comentários de suas amigas que vc está viajando para NY?Beleza!!
    Um ótimo fim de semana.
    Sempre Emilinha

    ResponderExcluir
  3. Linda a postagem Calu.
    A vida é feita de escolhas e somos rsponsáveis por cada uma delas!
    Por isso concordo quando vc diz:
    Diante das dúvidas que surgirem, escolha o amor.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo texto, amiga... Acredito nisso " amor franco e aberto"...

    Bom Fim de sEmana

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Calu, primeiramente obrigado pela visita no meu blog, confessso que esse lance é meio novo pra mim, mas incentivado pela minha esposa acabei entrando no mundo blogueiro para falar exatamente de uma das minhas paixões, ou seja, a música.
    Vou passar por aqui também para deixar meus comentários e espero ser visitado mais vezes, até mesmo porque tenho mais tópicos para postar por lá.
    Abraços,
    Leandro Garofle.
    http://musicandocomlele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Calu
    O amor é a solução pra tudo.
    Com ele não há dúvidas.

    Beijinhos

    ah!! tem selinho pr vc no Bloguinho

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!