quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Rei e Eu

Como de um bate-papo informal surgem idéias, incentivos e muitas ousadias.Eu já disse isto num post desta semana.Tô ficando repetitiva, ai-ai. Mas, tive de voltar a ele pra explicar o motivo deste. É o seguinte: em comentários sobre o filme "Gonzaga de pai pra filho" referido em dois blogs amigos, relatei que conheci o Gonzagão em uma situação inusitada. Foi o suficiente pras duas amigas que viram o filme me incentivarem a escrever sobre o episódio.Não resisti, claro.Então, senta que lá vem história. 


Saímos de férias.Era agosto de 79. Meu marido havia passado meses planejando aquela viagem de carro pra sua terra natal, o Piauí.Saiu de lá aos 8 anos de idade e nunca mais retornou.Bem, era chegado o ano, o dia e a hora e assim fizemos.Saímos de Brasília, numa Brasília branca com três crianças, armas e bagagens.Embicamos para o norte e no 1ºdia de viagem chegamos a Gurupi de Goiás.Lembro-me daquele por do sol magnífico, colorindo de vermelho o céu do planalto.

Seguimos o roteiro elaborado com toda precisão e fomos cumprindo as metas de ficarmos ao menos um dia em cada parada, exceto em Belém e em Parnaíba que eram destinos visados.Passamos por Araguaína( Goiás), Belém (Pará), Imperatriz( Maranhão),Parnaíba (Piauí), onde ficamos dez dias aproveitando praias maravilhosas como a de Luiz Correia e Portinho.O litoral do Piauí é muito lindo e ainda tem o delta do rio Parnaíba, único das Américas.Um cenário deslumbrante. 


Quando iniciamos o caminho de volta, meu marido tomado de saudosismos, resolveu rever um grande amigo de trabalho que havia sido transferido pro nordeste muitos anos atrás.Cismou que faria uma visita ao Humberto, afinal, estávamos de férias e haveria tempo para chegarmos em casa na data prevista.

E, lá fomos nós cortando o Piauí e parte do Ceará de oeste para leste, alcançando o noroeste de Pernambuco, mais precisamente, a cidade de Exu, logo abaixo do Chapadão do Araripe.



Agora que vcs já estão saturados da aula de geografia e cheios de curiosidade, vamos aos fatos, e desde já conto com a confiança de vcs em minhas palavras pois, não tenho nenhuma foto que comprove o acontecido.Quando se viaja extensões como as que viajei com crianças de 6 ,4 e 2 anos, o que menos fazemos é tirar fotos.

Foco!Depois de nos vermos ás 17h na pirambeira de terra que chamavam de estrada contornando o Chapadão, era ir ou ir em frente e fazer uma surpresinha ao Humberto.Entramos na cidade por volta das 19h daquela sexta-feira e rumamos pra casa dele.Tocamos a campainha até cansar e nada.Quando um senhor distinto se aproximou nos dizendo ser sub-gerente do banco e nos informando que o amigo do meu marido estava de férias em Recife.

Fuzilei meu marido com os olhos e ele só não virou fumacinha porque o senhor muito gentilmente nos levou à sua casa onde  ele e a esposa nos ofereceram um generoso lanche renovando nossas forças e insistindo para que pernoitássemos lá, porém não queríamos incomodar e nos disseram que não havia uma única pousada na cidade, mas que o Luiz Gonzaga tinha uma fazenda logo na saída da cidade, onde tinha uns bangalôs que ele havia construído para receber a família e os amigos visitantes.Talvez ele nos alugasse um.
Rumamos para lá com o mapinha do caminho desenhado numa folha de papel e rezando que o tal Luiz fosse uma pessoa generosa.Quando descobrimos a porteira da fazenda naquele breu todo, já havia nela um senhor segurando uma lanterna na mão e fazendo sinal para que entrássemos.

Em minutos estávamos subindo as escadas da varanda da casa-grande sendo recebidos com um enorme sorriso pelo Gonzagão em pessoa e sua esposa.Fiquei apatetada.Não imaginei que o Luiz Gonzaga de que nos falaram, fosse o Rei do Baião, pois era. Eles estavam se preparando para jantar quando receberam o telefonema do sub-gerente avisando-os sobre a nossa situação, então resolveram nos esperar para jantarmos juntos.Fomos acolhidos com todo carinho, hospedados no bangalô ao lado da casa e participamos da festa de aniversário de sua esposa que durou todo o fim de semana.Tive o privilégio de aplaudi-lo cantando com seu conjunto os grandes sucessos de sua carreira artística.Uma experiência sensacional.

O restante da viagem de volta eu não vou contar aqui, senão vcs vão dormir de cansaço (rsrs).
****
Imagens: 100%aprendizagem 
cidades.com.br
brasilescola.com

16 comentários:

  1. Vou nada, conta mais! E me fazer dormir é difícil...
    Caraca... Você tem o tino de escritora mesmo, de deixar o leitor com o desejo de querer ler mais.
    Acho impressionante a personalidade das pessoas nordestinas, todas as que conheci me passaram uma ótima impressão.
    Achei curioso, não imaginei que houvesse uma cidade chamada Exu. rs. Para quem esteve recentemente conhecendo a umbanda, foi interessante descobrir isto.
    Considero esta sua experiência uma honra, afinal, mesmo não curtindo o estilo, sei do valor cultural que representa Luiz Gonzaga e ainda não assisti ao filme.
    Tenho muita vontade de viajar e conhecer o Nordeste, porém, tá mais caro que a Europa. :S
    E veja bem, eu aguardo sua participação em nossa Antologia Literária, não quero que um talento deste fique de fora, escreva um conto, uma crônica, o que quiser e envie. Estarei no aguardo.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  2. Calu, minha boa, ô viagenzinha mais porreta, essa! Teve até direito a Asa Branca. hehe

    Beijos de Pitanga.

    ResponderExcluir
  3. Bom trajeto este que vcs fizeram. Acho que assim se conhece o 'tanto' deste nosso país.
    Vi o filme e achei triste pelos altos e baixos do Gonzagão. Por lá não se conhece, não se reporta a esta pousada.

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!! Aposto como tu nunca mais abandonou o baião né!!!! rs

    Bela viagem....

    bjsMeus
    Cat

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm adoro viajar, e o nordeste é maravilhoso,amo amo amo. Uma vez fiz 4 estados, sozinha, em um mês. Foi tao bom! conheci tanta cidade, tanta praia, tanta gente, foi uma experiencia unica.

    Mas nao conheco o Maranhao, sempre quis, mas nunca rolou de ir, tbm queria mt conhecer o Piauí. Agora perai, nao entendi bem, tu conheceu o Gonzagao mesmo?? de verdade?? que coisa bacana isso Calu, conta mais!

    ResponderExcluir
  6. Calu, juro pra vc que estou com lágrimas nos olhos.
    Que presente a vida te reservou. Que bom que o amigo do marido estava fora, senão............
    Olha, pode contar mais. Te ler não dá sono, eu te garanto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Puxa,que fato maravilhoso esse. Lindo gesto dele e sua família em receber vocês. gente boa mesmo! Essa é a imagem que ele sempre me passou! Deve ter sido lindo! Claro , os detalhes das fotos, entendo bem. Naquela época, com a turma pequena, tudo era diferente... beijos,adorei te ler! chica

    ResponderExcluir
  8. Calu que viagem maravilhosa!!!!

    Já viajei diversas vezes de carro de Recife ao Maranhão, percorremos estradas cheias de teas e curvas. É cansativo e muitas vezes não lembramos de fotografar as belezas do sertão.

    É incrível as surpresas do caminho. Que felicidade!
    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  9. Calu, amiga, isso não foi uma viagem, foi uma odisséia! hehe
    Não é mole viajar tantos quilômetros com crianças num carro. Meu filho dizia sempre antes da gente chegar em qualquer lugar "Tá chegando?" e isso era de hora em hora, imagino numa viagem assim tão longa.
    Mas, eram outros tempos, menos carros nas estradas ou ônibus e mesmo sendo estradas difíceis não tinham tantos percalços ou perigos de acidentes.
    Incrível este encontro de vocês com o grande mito do Nordeste - o grande Gonzaga que, assistindo ao filme, fiquei mais fã ainda dele.
    Talvez se você assistir ao filme, possa perceber que foi lá na tal fazenda em que o personagem aparece no filme que vocês ficaram.
    Muito legal sua história, bem contada e que dá vontade de ler cada vez mais.
    beijocas cariocas



    ResponderExcluir
  10. Calu!!!!!! estou toda arrepiada ,que cena linda,Gonzagão no portão esperando vocês! Que registro,que lembrança..
    adorei
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Menina, tô pasma! Não com o encontro, mas com a sua arte de contadora de causos...sabe que dá vontade de sentar na sua cozinha e ficar proseando até a vaca berrar...ou o galo cantar, tanto faz,porque prosa boa é assim, a gente vai ficando e tomando um cafézinho, espantando todo o sono que se atreva a aparecer e quando vê o dia clareou...era assim que acontecia lá na fazenda,quando a prosa era muito boa.
    Ah, quero ouvir a viagem de volta também...e juro que não vou dormir...rsrsrs.
    Deve ter sido maravilhoso ouvir o Gonzagão na casa dele...participar do aniversário da esposa e tudo mais...uma verdadeira delícia!

    Encantada com a história e aguardando mais.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  12. Caluuuuuuuu.... que chique!

    Imagino a gentileza dele que sempre nos apresentou sorrisos... Menina, que viagem sensacional, mas não por ser um artista, mas por encontrar pessoas tão gentis pelo caminho. Que bom que a grande maioria é assim!
    Pena que vc não tem nenhuma foto, heim? Chata!

    Um ótimo fim de semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ah, amiga, esqueci de dizer obrigada pelo mapinha. Você sabe que eu sou uma anta geográfica né? kkkkkk
    beijocas cariocas


    ResponderExcluir
  14. Gente,
    vcs me deixam vaidosa, rsrsr...
    Pois foi isto aí que eu contei tim-tim-por-tim-tim.Eu até tenho fotos de muitos dos lugares visitados, mas justamente da cidade e da fazenda do Luiz Gonzaga não há nenhuma, porque depois de toda esta peripécia à procura do Humberto, a frustração do desencontro, a situação de ver-nos com três crianças pequenas perdidos no sertão nordestino tarde da noite,eu nem me lembrava que tinha uma máquina fotográfica.Só quando fomos gentilmente acolhidos pelo Gonzagão, pois, como expliquei não havia pousada alguma por lá, o que havia eram uns quatro bangalôs ao lado da casa principal feitos para hospedarem os familiares e amigos que morassem fora da cidade, e que por amabilidade dele, nos alugou um, aí é que suspirei aliviada.Meu marido achou por bem não abusarmos da hospitalidade oferecida tirando fotos duma festa familiar na qual não éramos esperados.
    Como o meu scanner está tendo conflitos, não pude trazer nem algumas fotos desta viagem.Prometo que assim que puder, postarei aqui, tá?
    Bjkas à vcs, meus queridos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Calu!!!!

    UAU!!!!Que momento fantástico!!Tirando a parte mais complicada...rsrs
    Posso imaginar o quanto deve ter sido difícil,ainda mais com 3 crianças pequenas!!Bah! Uma verdadeira aventura,né?!
    Adoro ouvir histórias!!Se tiver mais...conta vai?!
    Sou fã do Gonzaguinha,mas admiro muito o Gonzagão! Quero ver o filme!!!
    beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!