segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festa da Cumeeira


"È pau é pedra é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho.
[...]È madeira de vento, tombo da ribanceira
É um mistério profundo, é um queira ou não queira.
É o vento ventando, é o fim da ladeira
É a viga,é o vão, festa da cumeeira [...] "

Cantamos muito as Águas de Março do nosso maestro Tom Jobim e poucas vezes nos demos ao trabalho de buscarmos algumas referências bem brasileiras que ele trouxe na letra da música.Há muitas. Hoje vou focar na festa da cumeeira, que faz parte de nossas tradições.Um costume que vem de longe, perdido no tempo, mas ainda em uso nos dias atuais.Quando uma casa em construção ou em reparos do telhado recebe a cumeeira final, aí, pára tudo.O trabalho na obra, os reparos e o que mais houver, embandeira-se o telhado e, todos juntos, operários, construtores e os donos da casa festejam animadamente o acontecimento, a etapa alcançada.

Aos meus oito anos participei da minha 1ª festa da cumeeira. Meu pai estava restaurando todo o telhado da casa.O quarto deles era o acampamento oficial onde nos espremíamos eu, meu pai, minha mãe e minha avó enquanto o restante dos cômodos passava pela troca das vigas e das telhas.Pra ficar bem legal, eu peguei caxumba ( ich) e parecendo o Quico estava de repouso absoluto cheia de iodex do pescoço pra cima.Uma figura!

No dia da cumeeira, meu pai chegou na hora do almoço trazendo comes e bebes, minha mãe arrumando a mesa, fritando batatinhas e outras coisinhas mais, o pessoal animado conversando, contando causos, brindando e eu reclamando lá de dentro do quarto porque não podia participar.Os operários foram em meu auxílio e me levaram com cama e tudo pra cozinha que era enorme,onde eu toda contente, festejei a nova cumeeira.

Mas, donde saiu esta lembrança.Já conto. Hoje recebi uma ligação da minha professora de Pilates explicando que não poderia dar aula.Havia passado a madrugada puxando água da chuva de dentro de casa.Desde o começo da semana, quando começou a troca das telhas de seu telhado, que ela acompanha atenta a previsão do tempo, mas o céu que estava azulzinho, ficou cinzento na sexta-feira e desde então, chove chuva, chove sem parar...infiltrando pela laje e alagando alguns cômodos da casa dela. Ô trabalheira!
Vou sugerir à ela que faça uma big festa da cumeeira  quando terminar tudo isso, e que me convide, claro!

No Google descobri que há duas maneiras de escrever-se a palavra, podendo ser: cumieira ou cumeeira.Mas,o significado é o mesmo.Encontrei também interessantes referências à música-tema desse post, Águas de Março, que tem versões inglesa, francesa e hebraica muito apreciadas. A cantora norte-americana Stacey Kent, a considera a maior canção do planeta.
--------------------------
Foto minha 
Referências:www.jangadabrasil.com.br

16 comentários:

  1. Olá Calu,
    Realmente, muitas vezes cantamos e cantamos sem conhecimento do significado das palavras.
    Recordar é viver.
    Deve ser triste ver sua casa alagada. Coitada da sua professora de Pilates.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso e sempre tens boas lembranças pra compartilhar.Adorei e ainda semana passada Neno andava às voltar com essa palavra pra ver o significado e como se escreve certo!

    E que bom que na festa que e SE ela fizer,m não estarás com caxumba,srrs beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Calu, hi! Not all of the words would translate but I gather you are planning a special event. Hope everything works out well. You are so nice to me. We have that style type in common! yay! (hug)

    ResponderExcluir
  4. Que belo resgate Calu.
    Voce esta com a sensibilidade acelerada e nós ganhamos,como foi com o "feitio".
    A musica sempre me leva para as chuvas de Minas, que findam em Março com todos os horrores daquelas chuvas,sendo a ultima no dia 19 de Março,que chamamos de enchente de São Jose.
    Não sabia desta festa da cumeeira,legal.
    Hoje sei que fazem para a laje,principalmente nas comunidades pobres onde elas são feitas via multirão.
    Uma linda semana amiga.
    Meu carinhoso abraço.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Calu, querida!
    Nossa, sabe que nunca atentei para esta palavra!
    E este fato que lhe aconteceu, de ir de cama e tudo pra cozinha, lembrou-me Frida Kahlo quando estava acamada que eles levavam-na pra lá e pra cá na casa e até fora dela, quando foi receber um prêmio importante, foi de cama, ao pé da letra.
    Cumeeira - interessante eu nunca ter parado pra pensar no significado desta palavra, ligada às nossas tradições. adorei, ver resgatado aqui pela mestra.
    beijinhos cariocas



    ResponderExcluir
  6. Olá Caluuuuu, lindaaaaa


    Por aqui, no bairro que moro, comemora-se com churrasco... é legal.


    bjaMeus
    Catita*
    *mas confesso que não sabia do nome não!!!! rs Grata!

    ResponderExcluir
  7. Calu, já fui a algumas festas da cumieira, aqui no Rio o prato tradicional dessa festa é um caldo de mócoto com paios e outras linguiças,comido com arroz branco e muita cerveja. Por isso é comum dizer vamos comer o mocotó tal dia.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  8. Não sabia,grata pela excelente partilha.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom relembrar passagens boas da vida, só é pena que estavas com caxumba.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu, adorei o post e a forma como falou da cumeeira e que te fez lembrar da sua infância, pena que a caxumba não veio em boa hora, mas msm assim conseguiu participar da festa, isso foi legal! :)
    Lindo dia pra vc!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, entao é isso festa da cumeera? ouco isso desde menina e nunca me perguntei o que significava... agora iodo, caxumba e cara de Quico foi otimo Calu:-) mas nada melhor do que ser carregada de cama e tudo pelo ajudantes bacanas do papai heim?
    que legal!

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha escutado isso,rs
    Boa sorte pra sua prof, e boa festa pra vc,rs

    adoro essa música!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Teu conhecendo teu blog agora.
    Adorei os versos (uma canção pelo visto) do início.
    Lembrou-me Elis Regina.
    E bacana conhecer uma nova expressão, e mais do que isso uma espécie de tradição kk

    Se puder seguir de volta ^^

    Aguardo uma nova visita e um comentário =D
    diademegalomania.blogspot.com

    Valeeu

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu!
    Muito legal seu post e suas lembranças!
    Aqui pelo nordeste esta palavra é bem falada, mas da festa não tenho conhecimento não. Bom, não por qui, mas conheço a tradição. Deve ser interessante, um marco da construção.rsss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Hi Calu!

    very nice story...sorry I have no idea about your culture and tradition,for sure interesting;)

    have a nice day

    ResponderExcluir
  16. Hje, dando aula de interpretação de texto na escola, topei com essa expressão e mesmo sem ter lido sobre a festa, expliquei na boa aos alunos. Eles entenderam. Legal!!!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!