sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ciranda Interativa - O que não é do meu Feitio - Até domingo,11/11


Num provável sábado, tive uma queda de braço com minha mãe. Lá ia eu pelos 10 anos de idade. Nos preparávamos para fazer uma visita a uma amiga de minha avó. Apronta daqui, remexe armário dali, quando minha mãe entra em meu quarto e não aprova a roupa que eu escolhi.Sem cerimônia , escolhe uma calça comprida com um bolso frontal aplicado com um cachorrinho e seu laçarote.Cruzei os braços, fiz bico, choraminguei, reclamei que aquela roupa não me servia mais, porém ela estava irredutível e afirmava que era uma linda calça comprida vermelha e que  ficaria muito bem com minha blusinha branca.Chorei de verdade.Foi aí que ela se comoveu e permitiu que eu escolhesse outra peça.

Sem ter a noção exata do acontecido, penso que ali foi um dos marcos iniciais do meu feitio, levando-se em consideração que a disciplina de meu tempo infantil não se parece em nada com a de hoje em dia. Era uma ousadia contestar-se os mais velhos, mas ousadia também é um feitio que pode ser usado com gentileza, conforme nos apontam nossos patrícios portugueses( lembrados no post do Christian Louis) ao se referirem aos bons e maus feitios relativizando-os ao gênio/personalidade de cada um;e aí é que está o risco do bordado.Tomei gosto pela coisa e com lápis e papel na mão saí desenhando o que era e o que não era do meu feitio, pra hoje, da altura dos meus cinquenta e tal estar certa dos meus riscos e rabiscos. 

Assim confirmo que,não é do meu feitio desmerecer ninguém.Sou avessa à prepotência, e também à grosseria, não aceito ironia maldosa, nem deboche.Acho que humilhar alguém passa longe de ser piada.


 Não é do meu feitio frequentar multidões, pode ser o Paul Mccartney, mas não vai me ver  não. 

Não é do meu feitio pré-julgar ( aprendi na profissão).Morro de medo de ser injusta.Tenho o cuidado de buscar os ângulos de cada questão.

Não é do meu feitio apoiar ou fazer intrigas.Me afasto de fininho.Também não pratico a intromissão, e olha que eu sou sogra, heim?Mas, prefiro me calar a causar constrangimentos, pois palavra lançada jamais é recuperada. 

Não é de meu feitio bagunça, desordem, sou exigente nesta questão,será TOC? Sei, não.E como uma coisa puxa outra, não é do meu feitio, não, trânsito caótico e monstroristas de plantão. 

Não é do meu feitio atrasar-me prum compromisso.Se tem hora marcada, me descabelo , mas cumpro.Como disse-me certa vez, uma amiga: "se vc der sua palavra que irá, pode o mundo se acabar, mas vc estará lá"( exagero de amiga, rsrs).

No quesito feminino, não é do meu feitio, usar cores berrantes (neste verão estarei fora da moda,rs).Gosto de misturinhas clássicas e adoro um vestidão.Roupas confortáveis e de bom feitio são uma paixão.

o é do meu feitio o isolamento, salvo em algumas situações, porém no ritmo cotidiano adoro conviver com as pessoas e se forem amigas então é açúcar no mamão.
**** 

Vou abrir meu coração pra vcs,rs. Desde quarta-feira, dia em que eu prometi postar minha participação, que o sinal da net despenca a cada 5 minutos.Passou uma ventania por aqui, pronto, lá se vai a internet junto.Daí, quando havia uma luzinha de sinal, dava preferência em fazer as visitas e colocar os links, com a ajuda de duas amigas que me viram atarantada com a situação( depois conto quais), deixando meu post pra depois e depois, até que finalmente o depois chegou hoje.

Então vamos recombinar?Recebi pedidos para estender o prazo até domingo e claro, que concordei.Sei que  há dias que as horas dão nó e a gente se embaralha.Por isto, está confirmado, nossa ciranda seguirá até DOMINGO 11/11, tá certo pessoal? 
Os links dos participantes continuarão no post-convite.

Belo fim de semana pra todos e todas!

22 comentários:


  1. Olá Calu
    Amei sua postagem, muita coisa parecida comigo.
    Já havia dito ontem que vou participar e aqui estou agora.
    Meu link- www.luluexperiencia.blogspot.com
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu!!!!

    Amei! Amei!

    Vou tentar participar. Tão legal essa blogagem!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  3. Belíssima postagem Calu!
    Minha mãe jamais permitiria que eu escolhesse uma roupa aos 10 anos (nem aos 15...).

    Acho que eu também tenho TOK quanto à organização da casa;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Teu jeito de ser nos deixa ver bem o que não gostas e não é do teu feitio. Adorei e concordo contigo em tudo que colocaste aqui. Ninguém merece essas coisas! Parabéns pela tua ciranda que está bombando e um sucesso. Adorei participar! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga, quantas coisas temos parecidas! Agora vou ter que arranjar, botar a cabeça pra pensar em coisas diferentes, para não ficar igual a ti na postagem, mas basicamente pensamos muito igual porque fomos criadas num tempo em que estas coisas eram valores para uma vida de harmonia e bons relacionamentos.
    Já aprontei a minha, mas só vou colocar no domingo, dando tempo para ler as novas participações.
    um beijinho carioca e ótimo fim de semana!


    ResponderExcluir
  6. Boa decisão Calu,assim temos mais amigos para conhecer o feitio.
    Gostei de lhe conhecer um pouco mais com esta lembrança, nós além dos 50 tivemos esta informação em relação aos mais velhos.
    Penso que temos muito em comum do que postei hoje.
    Lindo é viver assim Calu.
    Um lindo fim de semana com paz e que a net esteja ativa.
    Meu carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu,
    Essa sua ciranda rendeu uma roda gigantesca, né? Que bom!! Sinal que o tema foi perfeito.
    Sabe que eu adorei o seu feitio? (rs)... Já tinha gostado, agora gostei mais ainda.
    As lembranças são sempre gratificantes, né?
    Quando precisar de alguma ajudinha por aqui, pode me avisar, se eu puder ajudar...
    Bom final de semana.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite!
    Calu...tudo bem?
    ...prazer! Como estou praticamente chegando agora, aqui, nada sabia de vc.
    ...temos alguns pontos em comum, "Não é do meu feitio":
    mania de organização, pontualidade, pre-julgar, sou avesso~á multidões, e...uma net que não para em pé...
    Passei em grande parte dos participantes da Ciranda. Muito interessante mesmo!Agora, só faltam esses que irão "postar" até domingo!
    Obrigado
    Ótimo final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Calu, como eu tenho 52 anos, também vivi essa disciplina citada por você e confesso que me orgulho muito disso.
    Gostei por demais de saber o que não é do teu feitio, em algumas coisas sou como você.
    Não suporto multidões, me falta o ar, mesmo que seja em área aberta.
    Não me atraso pra compromisso, pelo contrário, fico pronta com muita antecedência para tal.

    Quanto ao isolamento, ultimamente tenho praticado por demais, mas é devido a depressão.

    Amei participar dessa ciranda e poder conhecer novos amigos através dela.

    Meu carinho e um beijo de uma deliciosa noite e final de semana de paz.

    ResponderExcluir
  10. Postei!!
    Volto mais logo para comentar o que não é do seu jeitio :)
    Beijos**
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Calu, que lindo texto! Também tive episódios como o seu sobre a roupa na infância ("geniosa", diz minha mãe)...mas meus pais não cediam nem quando eu chorava, hahaha, se duvidasse ainda apanhava por desobedecer!
    Há muitas coisas que não são do seu feitio que combinam com as minhas, fico longe de injustiça, intriga, prepotência...mas de uma multidão eu gosto, hahaha.
    Um abraço, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  12. Me entendeste agora a aflição que passei postando algo curtinho e rápido para aproveitar os segundinhos de internet conectada? Mas fui grande tola em ficar tentando! Era só adiar e lhe avisar, não é mesmo? Uma lição eu aprendi que não preciso me desesperar para postar! Beijos e lindo domingo!

    ResponderExcluir
  13. Voltei para lhe dizer o quanto eu gostei de seu texto! Poético até eu poderia dizer! Fique bem! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu,
    Vc merece aplausos de pé por esta deliciosa ciranda. Todos nós rodopiamos a valer e foi mt divertido!
    Foi mt legal conhecer as pessoas através do tema proposto. Aliás, adorei o seu texto, em mts me identifiquei com vc!
    Obrigada pela oportunidade de poder participar!
    Grande beijo,
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Calu,
    Lembrei muito de minha infância lendo você, é certo que nossa educação foi um pouco diferente da que hoje é aplicada. Me identifiquei em muitos aspectos com você. Parabéns por sua franqueza, transparência e principalmente pela linda pessoa que és! Parabéns também pela escolha do tema, foi e tem sido muito bacana conhecer um pouco mais dos colegas "blogosféricos", rsr Gr. Bjoo e uma semana linda pra ti minha querida!

    ResponderExcluir
  16. Calu, eu queria muito ter participado da sua ciranda interativa, mas o post que está no "Luz" ficará fixado até o dia 16 e eu não vi antes a sua chamada :(
    É uma grande mulher em todos os sentidos! Fisicamente comprovado por gostar de "vestidão" e de resto pelo seu comportamento. Ter dignidade é respeitar os princípios morais e éticos, pelas pessoas e não ir contra seus próprios valores. Tudo o que narrou que não é do seu feitio, a gente capta, pela maneira que se conduz na blogosfera.
    Infelizmente eu preciso aprender ainda muitas coisas, não é do meu feitio olhar uma injustiça e ficar calada. Nessas horas o sangue me sobe e não tenho calma para olhar os outros ângulos. Mas ainda bem que tenho anjos que caminham do meu lado, que sempre me apontam, dizendo se estou certa e errada - pois é do meu feitio escutar as opiniões dos amigos sem me ofender. Então, se um dia achar que precisa, não fique cheia de dedos em me dizer que estou errada!
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
  17. Olá!Bom dia!
    Calu
    Tudo bem?
    ...vim agradecer o carinho d visita e dizer que fiquei muito feliz por ter participado de sua Ciranda, e pela "recepção" que tive, em todos os blogs que fui.Obrigado!De coração!
    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Minha querida amiga Calu,
    conforme prometido venho no termino das visitas, comentar sua participação.
    Porquê somente no finalzinho?
    Porque quis saborear até ao fim, para agora com o coração cheio de gratidão te elogiar pelo sucesso da iniciativa.
    A ciranda não foi mera blogagem. Foi sem dúvida, interação profunda na qual a gente se aprofundou através do reflexo espelhado do "feitio dos outros". Genial tua criação.

    Agora seu texto:
    muito original você iniciar com um episódio de infância no qual o descolar do feitio da filha se individualiza. Se antes, a menina obediente está colada ao feitio da mãe, apartir dos 7 anos, a criança inicia seu percurso singular de consciência. Novo degrau aos 14 e de 7 em 7 em diante.

    Também não simpatizo com piadas de mau gosto, daquelas que rebaixam as pessoas transformando-as em bobas para os outros rirem. E fujo de intriga!! Mas gosto de algum isolamento apesar de também gostar bastante de socializar. E, "shame on me", atraso-me frequentemente para compromissos porque não uso relógio. Mas são atrasos pequenos. Para me corrigir tento chegar adiantado.
    Beijinhos de boa semana.
    Rute

    ResponderExcluir
  19. É, Calu. preciso mesmo visitar mais meus blogs amigos, pois me passou mesmo desapercebida a chamada para essa ciranda.
    Também tenho muito dos seus feitios, mesmo mais velha, fomos criadas da mesma maneira, a geração era a mesma.
    Não é do meu feitio muita coisa que também não é do seu e a gente acaba ficando cansada, às vezes, de remar contra a maré, nesse mundo louco.
    Gostei muito de conhecer algumas coisas que não são do seu feitio.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Calu
    Amei, amei e amei
    Mas fiquei triste por não ter lido antes.
    Quando tiver outra me manda o link por favorrrrrr ???
    Bjs e é do meu feitio não ter muito tempo pra me dedicor ao meu blog com o carinho e dedicação que ele merece por causa do trabalho, das condições climáticas dentro e fora de mim, lógico!!!! e mas coisitas domésticas que vc tão bem entende.
    Bjs e amei essa ciranda
    Debby :)

    ResponderExcluir
  21. ai meu Deus, Calu, como vc escreve bem, to aqui boba com o texto inicial, com teus riscos e rabiscos, menina que beleza de texto.
    Claro que tenho que falar tbm que fico feliz ao ler aquilo que nao é do teu feito, só consigo pensar: "ahh se todos fossem iguais a vc" :-)

    ResponderExcluir
  22. Que lindo e emocionante,Calu!
    Que bela lembrança!!
    Depois de ler tudo o que não é do seu feitio,só posso dizer que o
    seu feitio é LINDO!!!!Te adoro,querida amiga!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!