terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bookcrossing Blogueiro 2012 - Vamos libertar um livro


Desde o ano passado que tomei conhecimento desta campanha,a qual me engajei de imediato, que não canso de promovê-la , mesmo a quem não tem blog.Espalhar conhecimento e cultura é uma das ações primordiais do magistério, além de formar e educar, nutre almas e congrega interesses.

Na data em que me engajei através do blog da Luma,o Luz de Luma, yes party, lembro que escrevi-lhe em comentário, que nos anos 80, iniciei (com o coletivo dos colegas) no colégio no qual trabalhava, a Feira do Troca-Troca.Era um evento semestral bem organizado por cada professora e seus alunos, onde os exemplares doados eram categorizados por gênero, faixa etária e tipo_ livro ou gibi. Os alunos se apresentavam com suas aptidões artísticas e, os alunos-autores liam trechos de suas criações.Todo o colégio se envolvia na atividade.

Hoje estes tipos de feiras estão disseminados em muitas cidades, porém ainda faltam muitas outras a serem contempladas por esta ou outra atividade parecida.

E como muitos participantes desta campanha lembraram, não é preciso esperar pela data-limite para libertar um livro ou dois, ou mais.Basta procurar informar-se sobre postos doadores que distribuam os exemplares em instituições variadas, de orfanatos a penitenciárias e, praticar seu gesto de contribuição.

Eu tive a sorte de descobrir um posto de coleta bem pertinho de mim, numa livraria que faz parte da campanha do grupo Recicla Leitores,do qual já fiz um post aqui sobre o assunto. Aos interessados comunico que eles estão no facebook.

Com estes e outros facilitadores, pude libertar este ano três livros.Um deles foi, Marina, de Carlos Zafón, o segundo foi a coletânea de contos/crônicas/poesias do Prêmio UFF de Literatura, 2011.Já o terceiro foi entregue em mãos a um calouro da área, o A Rainha da Moda, de Caroline Weber.

Agora, escolhi para libertar O segredo de Cibele, de Juliet Marillier.Trata-se duma trama rocambolesca onde se mesclam romance, aventura, mito e magia.Os personagens são um tanto óbvios, mas garantem boa distração.



Fiz a dedicatória, prendi-a na 2ª página de apresentação e lá fui eu com o livro para a padaria do bairro e disfarçadamente esqueci-o entre as prateleiras das broas, dos brioches, dos minizinhos.
Que ele seja bem aceito! 
***

23 comentários:

  1. Tenho certeza que alguém sentirá o "cheirinho" dele em meio aos pães... Ficará feliz que o achar! Legal participar,não?

    Aqui , o participannte oficial é o Neno ,pois eu durante o anos faço isso, dou livros sempre que posso. Mas nessa época, deixo Neno escolher ulm livro e junto o meu ao dele.E é ele quem PERDE. Precisa trabalhar e muito o desapego,sr >.. Sempre ele acha que ainda vai precisar do livro. Incrível de danado!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Nada como biscoito fino em forma de leitura entre broas e brioches!
    Adorei o bilhete!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Calu,

    Esta campanha é de interesse público e deveria ser propagada em todos os meios de comunicação. Vou libertar alguns dos meus, dar-lhes asas para novos rumos e novas descobertas.

    Gostei de seu comentário, amiga, éramos muito jovens, mas tínhamos "noção" e não perdíamos a elegância...nunca. Foi um tempo muito bom realmente.Obrigada!

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Olá Calu!
    Vim agradecer a visita e conhecer seu cantinho. Amei!
    Respondi seu comentário lá no meu canto.
    Depois que descobri os e-books, montei uma pastinha e doei os impressos que tinha igual. O Scribd virou meu melhor amigo!
    Meu alunos adoram sorteio (para presentear os familiares).
    No ano passado, trabalhei Ivan Cruz com meus miúdos(do seu post anterior), ele é singelo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. hi! haven't seen your posts in a while so thought i had better catch up. Sounds like a grand quest. Good luck to you.

    ResponderExcluir
  6. i Calu
    Eu participo deste o primeiro. Desta vez vou libertar o meu no dia 15/11 quando farei o poster. É muito importante que esta idéia se expanda e muitos possam ter o gosto pela leitura.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhh, eu vou lá nessa padaria!!! rsss
    Felizardo o comprador de broinhas que vai sair todo contente com o alimento pro corpo e pra alma.
    Muito linda sua participação e devemos participar todas as vezes, livro livre pode ser também um futuro melhor para nosso país.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  8. Querida Calu,
    fiquei empolgada em ler "O segredo de Cibele".
    Busquei pela sinopse no blog da Bertrand editora dedicada à escritora Juliet Marilliert e trouxe comigo um trecho para compartilhar:
    «A competição pela Dádiva de Cibele é feroz e Paula e Teodor vêem-se em perigo mortal na grande cidade otomana. O seu protector contra os perigos materiais é Stoyan, um jovem guarda-costas que tem os seus próprios segredos. Quando o artefacto é, finalmente, revelado, Paula vê-se metida numa perseguição selvagem por mar e por terra, acompanhada por um incrível par de companheiros de aventura. Os quebra-cabeças, adivinhas, testes de força e de lealdade acumulam-se e o preço do desaire é a morte. Ao longo do caminho há lições de sabedoria, verdade e amor para aprender. »

    Adorei o sitio escolhido por você para deixar o livro.
    Pena que as pessoas não costumam dar retorno dos livros achados, pois não?
    Será que alguém já teve a sorte de ser contatado?
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Oh thank you, dear! Your words were so nice put for me. I have missed you. return often,k?

    ResponderExcluir
  10. Calu, achei muito interessante o livro, eu não conhecia. Gostei de conhecer o projeto de troca-troca que houve em seu passado, quem sabe não me animo de planejar algo assim para aplicar na escola onde trabalho? Gostei do lugar escolhido para libertar seu livro! Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Calu,seu gesto é louvável! Ainda não consegui aderir a esse movimento! Quem sabe mais na frente! Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu!
    Muito simpática a sua ideia de deixar na padaria entre tantas gostosuras. Certamente será um alimento para a alma.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Todo livro é bem vindo e na padaria como bem disse val..
    obrigada pelo carinho
    meu beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Calu!
    Eu adorei participar dessa libertação dos livros. É gratificante saber que outras pessoas vão se deliciar com os emaranhados das palavrinhas e viajar.
    Esse ai deve ser bom.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  15. Ai Calu,estou esquecendo dessa participação!...rsss...muito legal a sua ideia e acho que irei copiar,pois parece bem facil liberar um livro por perto de casa!...rss...ótima ideia do bilhetinho tb!Bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  16. Calu! Voltei pra agradecer o carinho lá na Norma.Isso bate no coração e faz um baita bem! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  17. Meninas gentis,

    obrigada pelas palavras incentivadoras e carinhosas.
    Vcs fazem meus dias mais sorridentes.Creiam!

    Rute,
    obrigada pela citação do trecho da história da Cibelle.A magia aventuresca é envolvente.
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  18. Oi Calu
    Eu participei pela primeira vez esse ano e foi muito legal, mas não fiz um bilhete tão especial como vc fez. Tenho certeza que a pessoa que pegou o livro ficou muito feliz! Eu ficaria kkkkk.
    Bjão. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Calu!!

    Qualquer iniciativa que seja para tirar os livros da estante e dar oportunidade de leitura é válida. Eu tenho incluído no BookCrossing Blogueiro a troca de livros entre blogueiros quanto as doações e só não incluo sorteios, pois não é algo imediato e lida com a sorte, um sentimento que muitas vezes é desfavorável porque a espera corta as iniciativas.
    Meu anjinho, eu adorei que tenha me puxado as orelhas, porque de certa forma sentiu a minha falta :) Obrigada por mais uma vez participar do BookCrossing Blogueiro!!
    Bom feriado!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  20. Calu minha linda.. eu amei participar.. achei a sensação de libertar um livro única.
    Com certeza ano que vem estarei participando srrs
    Um beijo carinhoso e um feriado especial viu?

    ResponderExcluir
  21. Ainda tenho hoje e amanhã para fazer isso!
    ótimo feriado, beijos

    ResponderExcluir
  22. Ahh Calu, eu adoro essa ideia e faco de vez em quando com meus livros. É bom né?

    ResponderExcluir
  23. Libertar livros é tudo de bom!!! Eu participo do Bookcrossing e gosto muito, aprendi com a Luma o valor do desapego literário. E sabe que eu adorei a expressão "rocambolesco" se eu usar em algum post saiba que foi plagio descarado de você!!!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!