domingo, 18 de novembro de 2012

Conversa à beira-mar



Mulheres adoram conversar e, sendo com pessoas conhecidas aí mesmo é que sobra assunto.Então, puxa a cadeira e senta. Vc não acha que com a sobrecarga de trabalho que nos acometeu nas últimas décadas, essa satisfação foi rareando, e deixando uma frustração presente nos diálogos, fossem por telefone ( ainda se usa o termo?) ou ocasionais, e mais recentemente por emails?

Não há aquela que não se lamente das correrias, da falta de tempo para um papinho, um cafézinho entre amigas.Jogar conversa fora, como diz o senso comum.Será que é mesmo? Acho que aí deve haver uma triagem, claro que faz parte do papo mulherzinha tudo aquilo que vem no pacote: moda, tendências, vaidades, afinal ninguém é de ferro, mas não fica só por aí. Somos a maioria da população brasileira, formadoras de opinião, podendo até mudar o rumo de eleições.

Bem, mas além de sabermos que somos fantásticas (rsrsrs) e não perdemos a ternura jamais,soma-se a tudo isso nossos pequenos prazeres,como o da conversa, que tem rendido inovações surpreendentes em vários setores da sociedade.Desde grupos culturais ou empreendedores a iniciativas solidárias, as nossas conversas agregam sintonias há milênios, basta pesquisar historicamente muitas trajetórias femininas conhecidas, porque há as desconhecidas que a história esqueceu.

Somos boas em unir intenções e compartilhar satisfações. Hoje, com a internet isto é visto e sabido, porém não é novo.Essa prática remonta uma ancestralidade que se perde nas brumas do tempo num passado mítico onde o matriarcado era natural.

Quantas atividades bem sucedidas de grupos de mulheres, vc conhece? Parou pra pensar nisso? Seja em espaços sociais reais/virtuais ou profissionais, o número é enorme.Não estou sendo sexista, não, sou mãe de dois homens e de duas mulheres, mas vejo claramente na maioria de nós essa capacidade aglutinadora e me entusiasmo.

Vejam aqui, pela blogosfera, quantas mobilizações acontecem de grande e de pequeno porte,de inúmeras características. Mobilizações altamente positivas, agregadoras de valores que ressaltam os melhores sentimentos e gestos. É uma rede dentro da rede gerada a partir de nossos impulsos femininos, aqui priorizando o de conversar muito. Claro é, que muitos homens também são promotores de iniciativas assim, porém hoje foco no universo feminino para ilustrar essa conversa reflexiva,que espero, seja propulsora de outras mais.

E pra finalizar esse clube da Luluzinha ( quem tiver menos de 30 pergunte à sua mãe quem é a personagem), deixo aqui um trecho de Clarissa Estés,em Mulheres que correm com lobos:

"...portanto é o cozimento de novas coisas, novos rumos, da dedicação à nossa arte e ao nosso trabalho e gosto, que alimenta a alma *selvagem permanentemente."
(* natureza feminina) 
****
Imagen: imglave-isle-joy

10 comentários:

  1. Calu, querida!

    Adorei seu texto, e concordo do inicio ao fim. Sim, tenho mais de 30 rsrs e sei do que falas!

    A gente faz umas escolhas e é escolhida por outras... é a lei da ação e reação, não podemos fugir...


    bjsMeus*
    *boa semana
    Catita

    ResponderExcluir
  2. Olá, Calú! Adorei seu texto e é verdade que nós mulheres adoramos uma conversa e acho que são muito úteis, eu constato muito isso. Os homens conversam muito de política, futebol, trabalho, carros...Nós conversamos é certo às vezes de frivolidades, mas também sobre cuidados com os filhos, partilhamos receitas, desabafamos... muito mais útil!
    Também faço parte do tempo da Luluzinha!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Lindo papo por aqui, Calu e como seria bom poder fazê-lo à beira mar... Temos muito a falar sempre e realmente, os momentos para fora, estão escasseando. Pra mim, são raríssimos.Estou sempre envolvida com a família em suas diferentes fases e partes, os acima de mim em idade e os abaixo,rs...

    Mas precisávamos nos dar mais presentes assim...Temos horários o dia todo e quantos são para nós?

    Uma linda semana, beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Sinto saudades disso,conversar ,ter contato ,mas o mundo louco não deixa.
    mas ainda temos aqui né?
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Seu texto retrata uma realidade. Eu vou abrindo espaço para agendar essas conversas, mas estou longe de dar conta, pois tenho uma roda de conhecimento (pessoas com que gosto de papear) extensa. Para mim as interações são extremamente valiosas.
    bjs

    ResponderExcluir

  6. A verdadeira amizade jamais é esquecida
    por mais distante que eu esteja meu pensamento estará sempre contigo.
    Linda é nossa amizade estou passando por uma chuva
    não chamaria de tempestade , pois tudo Jesus resolve.
    Sem sua amizade e dedicação não teria sido possivel continuar
    meu coração faz uma festa quando vejo seu carinho no meu blog.
    Nessa segunda feira estou passando para desejar uma semana abençoada por Deus.
    E aproveitar para deixar meu carinho e mil beijos meus.
    Carinhosamente ,Evanir.
    Devagar Voltando...

    ResponderExcluir
  7. Calu,é verdade!As mulheres sempre foram melhores em organização e tb falam bastante o que torna qualquer associação bem animada e bem sucedida!Um texto excelente, de grande reflexão!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Querida Calu!
    E como gostamos de conversar, não é mesmo?! hehe
    Acho que isso faz parte da nossa essência, pois conheço tão poucas mulheres que não gostam disso. Até mesmo as mais tímidas, podem não engendrar um papo, mas adoram escutar e sorrir, estar juntas, presentes no troca troca carinhoso de conversas que sempre têm algo em comum umas com as outras.
    Seu texto é primoroso, caríssima.Adorei!
    beijocas cariocas



    ResponderExcluir
  9. Nós somos mesmo fantasticas!!! Calu, fantasticas ;-)

    ResponderExcluir
  10. Olá Calu,
    Mulher tem essa índole de interagir uma com as outras. Trocar figurinhas e tudo mais. Fazemos tudo ao mesmo tempo e damos conta rapidinho de todos os trabalhos.
    Aqui na rede é fantástica essa troca de informações e agito. Sinto falta de amigas por perto, mas...
    Tenha uma semana cheia de amor...
    Beijos mil

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!