quarta-feira, 7 de março de 2012

Nutriz-Teia Ambiental-Dia internacional da Mulher


Nesta BC, voltei meu olhar para o que mais me envolve no momento: mulher= nutrição.E para compor o tema , nada melhor que falarmos do 1º alimento, o leite materno, essa dádiva da criação que somente nós, mulheres, somos capazes de oferecer. É a seiva da vida que foi preparada por 9 meses numa simbiose completa entre mãe e filho, minuto a minuto desde a existência desta nova vida.
Capaz de nutrir, proteger e garantir o equilíbrio biológico da criança, a amamentação é momento de entrega, amor dedicado, força geradora de todo o bem naturalmente acontecido pela nossa propriedade de sermos fêmeas na natureza.Esta mesma Mãe-Natureza que tudo cria, recria e desenvolve em seu infinito ciclo vital, nos constitui a extensão de sua essência; motrizes e nutrizes.
Somos a chama da vida que arde em cada filho gerado.Somos, hoje também, energia criativa de inúmeros feitos.A modernidade nos alavancou para fora do reduto do lar e nos mostrou as infinitas possibilidades de nossas criações sejam elas pessoais ou profissionais.Somos o que nossas avós não puderam, mas sonharam ser.Atuantes, empreendedoras, executivas, educadoras, economistas, psicólogas e todas as demais funções que nos abrangem no dia-a-dia de nossas rotinas, quer familiares ou profissionais,mas, nossa matriz primeva sempre estará ardendo em nosso íntimo, pois somos o elo vivo entre a promessa e a realidade de uma nova vida.

Parte indissolúvel da Teia Ambiental, nós mulheres, compomos a música da vida no ato da gestação ou nos atos de amor que alimentamos à nossa volta, fazendo do mundo um lugar possivelmente melhor.
Em todos os dias somos a pura matriz.  

Com oitos jeitos, num dia oito,muita coisa foi mudada e tem sido até hoje, na busca duma melhor equação entre os seres-humanos e a Mãe-Natureza.



15 comentários:

  1. Olá, Calu...
    Belas palavras sábias...não temos um dia comemorativo só para lembrarmos que somos mulheres ou porque alguém pensou/cravou esta data para uma homenagem. Acredito, assim como bem mostrasse, que somos essa força matriz/motriz que nossa geração passada muito pensou, muito teve vontade de exercer nosso papel maior, sermos o invólucro da vida, e não só isso, somos a seiva, o alimento, e além ainda somos essa força que, unidas, sabemos que temos essência, essência que é dividida pelo Criador, temos assim a capacidade de gerar [ pedaços de mim/ pedaços de mim se partem/... autor.desc.] pedaços de mim celebram a vida.
    Quero acreditar que todas nós, mulheres, um dia possamos ver por inteiro o que nos foi legado.

    P.S. meu baby foi amamentado até os 2 anos e 8 meses...rsss[ a criaturinha não queria saber de outra coisa...rss]
    Abraços carinhosos,
    Sandra,

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita sua postagem, Calu, sobre um tema que atualmente está muito praticado aqui em casa pois minha nora está amamentando - ainda que só retirando o leite - sua filhinha prematura que ainda está na UTI do hospital.

    E assim vamos seguindo com nossa Teia Ambiental, mês, a mês, ano a ano...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto, Calú! Por instantes lembrei-me dos ternos momentos em que amamentei a minha filha até ela ter mais de uma ano. Nós mulheres, somos mesmo multifacetadas, e mesmo modernizadas a força motriz ancestral continua dentro de nós! Eu também inspirei-me no dia da mulher para escrever a minha postagem, mas num contexto muito diferente, a moda!
    Muitos beijinhos verdes e um feliz dia de amanhã!

    ResponderExcluir
  4. Oi lindeza, que texto maravilhoso! Realmente um presente de mulher pra mulher! Obrigada por este momento.

    Grata por tua visita tão carinhosa lá no meu bloguinho.
    beijokas de afeto pra ti
    :)

    ResponderExcluir
  5. Calú querida,

    Tua emocionante e lúcida postagem me trouxe a beleza forte das mulheres primitivas,me trouxe a atmosfera telúrica das nossas ancestrais amamentando os seus filhos,a urgente necessidade de ambos sendo satisfeita.E é esta mesma mulher ,hoje envolvida
    por seus extensos e intensos compromissos de trabalho,que vamos encontrar tal como as suas mães,avós e bisavós,na mesma e sublime missão de amamentar as suas crias.
    E a vida flui,o tempo passa e nós mulheres continuamos a ser as eternas forças geradoras de vidas e responsáveis pela nossa prole.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha doce Calu,

    que momento bonito você está passando em sua familia. De fato, muitas vitórias foram conseguidas ao longo dos tempos. Mas a luta constante pela igualdade de sexos, prejudicou algumas funções que os homens não podem igualar. Muitas mulheres, por se engajarem no mundo do trabalho desistiram da maternidade, optaram por secar o leite, artificialmente, para poderem retornar livres de obrigações ao trabalho e muito se perdeu nesse corte mãe-filho.

    Inclusive o planeta, em parte, perdeu com a emancipação da mulher. Os leites em pó roubam alimento aos bezerros e as latinhas de leite acumulam embalagens no lixo.

    Infelizmente, meu leite secou com o susto que levei pela deficiência da Carolina aquando do nascimento. Mas ainda assim, aproveitei todas as latinhas para artesanato. Ofertei muitas no Natal aos familiares. Ficavam lindas, com florzinhas minusculas em trepadeira pintadas em espiral à volta da lata.

    Beijinhos encantados com sua postagem.
    Rute

    ResponderExcluir
  7. Belíssima postagem Calu, Feliz dia da Mulher pra ti e pra todas que por aqui passarem, beijos e lindo dia!

    ResponderExcluir
  8. Calu,um texto muito inteligente e que mostra a importancia da mulher no mundo!Uma bela participação!Feliz dia da mulher pra vc,amiga!bjs,

    ResponderExcluir
  9. Um tema bem escolhido e que cabe também ao dia de hoje, dia internacional da mulher. Parabéns, Calu!!
    Amamentei meu filho por 3 anos e não prossegui pois já era hora de nós dois cortarmos o cordão umbilical ;)
    Feliz dia!! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Calu!!
    Menina doce do Chá das Cinco,
    Um feliz dia da Mulher
    Engraçado (segredo), que mesmo sem te conhecer ou saber mais sobre ti te admiro sabia? Não sei...é uma coisa que vem de dentro.
    Bjos querida.

    ResponderExcluir
  11. Que todos possam sentir esta importancia real amiga.Lindo e inteligente texto.
    Hoje meu especial abraço com minha admiração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,Calu!!!

    Tão importante este post minha amiga!!!!Um texto lindo!
    Parabéns pela participação! Ser mãe é uma dádiva.O poder de gerar uma vida é algo que nos envolve e encanta.
    Beijos pra ti!!!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu.
    Te trouxe dois links que te ajudarão a entender as mudanças no blogger.
    Quando fiz o meu post o gadget dos seguidores não estava funcionando mas agora está. Por quanto tempo não se sabe.
    http://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/o-fim-do-google-friend-connect.html

    http://www.elainegaspareto.com/2012/03/como-trazer-os-seguidores-de-volta.html

    Qualquer coisa estou aí.
    BJjm com carim

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida
    Estive viajando e só pude passar hoje...
    Lamentavelmente meu netinho caçula não pega muito o peito... que tristeza!!!
    O outro, seu irmãozinho, mamou até os 2 aninhos... como a mãe...
    Viva a amamentação!!!
    Bjm de paz e ecológico

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!