sexta-feira, 30 de março de 2012

Abra-a/os-braços


Uma das melhores ações que nossos braços podem praticar são os abraços.Gesto largo e contido num só movimento,estreita, acolhe, expande e aconchega.Fala sem som, canta sem melodia, faz as emoções transparecerem na pele e ilumina o olhar.Sendo par ouvem-se dois corações.Sendo múltiplos, fazem brotar sorrisos misturados na alegria do ato de abraçar e ser abraçado(a).
Calu 
--------------------------------------- 
Dentro de um abraço 

Onde é que você gostaria de estar agora, nesse exato momento?
Fico pensando nos lugares paradisíacos onde já estive, e que não me custaria nada reprisar: num determinado restaurante de uma ilha grega, em diversas praias do Brasil e do mundo, na casa de bons amigos, em algum vilarejo europeu, numa estrada bela e vazia, no meio de um show espetacular, numa sala de cinema assistindo à estreia de um filme muito esperado e, principalmente, no meu quarto e na minha cama, que nenhum hotel cinco estrelas consegue superar – a intimidade da gente é irreproduzível.
Posso também listar os lugares onde não gostaria de estar: num leito de hospital, numa fila de banco, numa reunião de condomínio, presa num elevador, em meio a um trânsito congestionado, numa cadeira de dentista.
E então? Somando os prós e os contras, as boas e más opções, onde, afinal, é o melhor lugar do mundo?
Meu palpite: dentro de um abraço.
Que lugar melhor para uma criança, para um idoso, para uma mulher apaixonada, para um adolescente com medo, para um doente, para alguém solitário? Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.
Que lugar melhor para um recém-nascido, para um recém-chegado, para um recém-demitido, para um recém-contratado? Dentro de um abraço nenhuma situação é incerta, o futuro não amedronta, estacionamos confortavelmente em meio ao paraíso.
O rosto contra o peito de quem te abraça, as batidas do coração dele e as suas, o silêncio que sempre se faz durante esse envolvimento físico: nada há para se reivindicar ou agradecer, dentro de um abraço voz nenhuma se faz necessária, está tudo dito.
Que lugar no mundo é melhor para se estar? Na frente de uma lareira com um livro estupendo, em meio a um estádio lotado vendo seu time golear, num almoço em família onde todos estão se divertindo, num final de tarde à beiramar, deitado num parque olhando para o céu, na cama com a pessoa que você mais ama?
Difícil bater essa última alternativa, mas onde começa o amor, senão dentro do primeiro abraço? Alguns o consideram como algo sufocante, querem logo se desvencilhar dele. Até entendo que há momentos em que é preciso estar fora de alcance, livre de qualquer tentáculo. Esse desejo de se manter solto é legítimo, mas hoje me permita não endossar manifestações de alforria. Entrando na semana dos namorados, recomendo fazer reserva num local aconchegante e naturalmente aquecido: dentro de um abraço que te baste. 

12 de junho de 2008



Trecho do livro Feliz Por Nada, Martha Medeiros
Imagem: vooz.com
-------------------------------------- 
Um abraço bem apertado pra todos(as) vocês!

14 comentários:

  1. Que lindo,Calu!!realmente um bom abraço, daqueles onde os corações se unem, aconchegam, acalantam, é lindo!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, como foi bom caber no seu abraço!
    Gostei, abraça mais! Tão bom... gosto tanto! É, sem dúvida, o melhor lugar para se estar!
    Bjssssssssss, quérida, abraçãozãao!

    ResponderExcluir
  3. Beleza de definição do valoroso abraço,que nos abraça até a alma e deixa este gostinhos bom de aconchego.Nada como um sincero abraço,que nos passa energia e faz esta inspiração por tocar o coração.
    Linda magia minha amiga, que faz nossa alegria.
    Então receba um carinhoso abraço de paz e luz nos seus dias de alegria e muita poesia.
    Belo fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais! Esse dias estava vendo uma entrevista da Martha Medeiros e me encantei com ela, seu jeito de ver e viver a vida, uma delicia. Agora tem tudo haver com o meu momento, por isso terminei o meu último post com a frase "Tudo que sempre quiz, tudo o que sempre precisei está aqui em meus braços". Um abraço! Eliane

    ResponderExcluir
  5. Ai Calu
    Aquele abraço gostoso, onde tudo no mundo pára. Sensação de proteção, de amor, de troca.
    Não tem nada que se compare.
    Seja do pai, da mãe, do namorado, da amiga, do marido, do filho. Abraço é como colo e colo é muito bom.

    Texto perfeito.

    Bom fim de semana.
    Meu carinho e meu beijinho

    ResponderExcluir
  6. Calu, que texto mais lindo! Fiquei aqui lendo e visualizando tudinho, com se eu estivesse assistindo num telão. Atualmente minha neta me abraça bastante e é muito bom. Calu, tenha uma semana santa! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Calu, eu tb li esse maravilhoso livro e adorei o texto que escolheu!Dentro de um abraço é mesmo o melhor lugar do mundo!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo esse livro!! E adoro esse texto!
    Um doce abraço pra ti flor!! Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Calu, minha querideza,
    abraço é tudo de bom mesmo! É um encontrar de corações que faz bem pra nossa alma.

    O livro que tem essa crônica é fantástico. Adoro essa escritora gaúcha :)

    Linda semana pra vc e um abraço de coração pra coração...sentiu?

    ResponderExcluir
  10. Abra(la)ços de inclusão.
    Calu, você nem imagina como gosto de abraçar e demorar.
    Ultimamente optei beijinhos por abracinhos. Claro que só abraço pessoas conhecidas, mas adoro permanecer no abraço um tempo, permutar enérgia coração com coração. Acalmar os corações stressados, alegrar os corações depressivos, vitalizar os corações cansados. Tudo isso se consegue fazer em um simples abraço. É assim que faço, abraço, abraço e abraço sem cessar.
    Aquele, bem especial para você.
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!!

    É verdade!!Podemos pensar em muitos lugares maravilhosos para estar,mas nenhum deles terá a força e o calor de um abraço!!!!!
    Belíssima partilha querida!!!
    *Amei tua escrita!Em poucas palavras comprovaste tudo o que a Martha falou no texto.
    Beijos e muitos abraços bem carinhosos pra ti!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Calu...

    Tudo isso é essencial e eu que nunca fui tão abraçada assim.... dou muito valor e abraço sempre que posso, quem eu amo.

    Um ótimo dia pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Fui menina tímida, que não se sentia bem ao receber um carinho ou um elogio. Se ia abraçar, logo me desvencilhava, envergonhada. O tempo passou e aprendi a abraçar, por inteiro, permitindo que o aconchego e a emoção desse contato chegasse ao coração. Não há melhor forma de acalentar e de ser acalentado. O abraço é maravilhoso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Belo texto amiga, e como precisamos mais de abraços, de gestos de carinho, isso aproxima mais as pessoas, promove mais calor humano.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!