sexta-feira, 2 de março de 2012

Quando faltam as palavras

Arte de Nicoletta Ceccoli 

Naqueles momentos em que o coração dispara, as emoções afloram e as palavras se escondem, sim, porque faltar, na verdade, não faltam,elas meio que fogem ao nosso alcance, desfazem-se no caminho entre a vibração e a voz deixando-nos numa frustração com o inacabado.São nestes momentos que não passam totalmente, que terminam e não se findam, seja pela emoção, seja pelo silêncio, seja pelo que poderia ter sido dito e não o foi, que sentimos uma grande necessidade de revivê-los, de "voltar a fita" e completar o vazio acontecido pela ausência da palavra.

Mas qual palavra ali caberia? Pode ser que até a tenhamos presa na garganta, pode ser que nem façamos idéia de qual seja.Ela, a palavra que enfeitaria um encontro com pessoas queridas que perdemos de vista
há um longo tempo e que de repente ,o acaso nos presenteia.Entre abraços e beijinhos afetuosos embaralhamos nossas vozes e sons desconexos afluem de ambos os lados sem que ninguém se aperceba da confusão de risos, lágrimas felizes e emoções gritantes.
O que falar, então, ao recebermos um carinho especial, um bouquet maravilhoso, um abraço do neto, um mimo que alguém preparou, um desejo realizado, conhecer o lugar dos sonhos;agradecimentos  emocionados não faltariam, mas seriam poucos diante do sentimento que  acelera o peito.

Destas boas e caras emoções,relicários da memória afetiva, temos( ainda bem) aos montes no cantinho querido entre a mente e o sentir que ao serem revisitadas acabam por nos devolver um bocadinho da magia daquele instante, nos fazendo crer que foi completo ou que soubemos transparecer o que ia em nossa alma emocionada.

Mas quando não se trata dum momento destes, e sim, dum momento de tristezas, impotência, petrificação ante o ocorrido, onde palavras sabidas soam como clichês gastos, frios, análogos diante de tudo?E aí?O que dizer, quando não é possível fazer-se nada?Confesso que não achei resposta, embora a pergunta me roa constantemente, não me paralisa.Vou agindo, por instinto, por motivação buscando atenuar aquela situação conforme me é possível, porém, trazendo na boca um vazio incomodativo da falta desta palavra-ação que comporia , quem sabe, um quadro mais suave sobre aquele momento.

Calu

22 comentários:

  1. Calu,com tua sensibilidade, mesmo que te faltem as palavras, tenho certeza, achas um modo de "falar"...

    Lindo! beijos,chica e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Calú querida!
    Eu sei bem do que falas, passo por isso também, há momentos em que o melhor é ficar no silêncio, orando, pensando coisas boas, emanando nossas melhores energias, pois nenhuma palavra terá efeito em determinadas situações em que o drástico, o imponderável, a dor maior pode ser acalentada somente com palavras.
    Nestes momentos, o melhor a fazer é emanar, orar, acreditar em nossa fé e se possível, se nos for permitido chegar perto, um abraço apenas é tudo de bom.
    Aliás, um grande abraço, carioca para você neste final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Às vezes as palavras faltam, mas o coração fala e sobretudo os olhos, que são o espelho da alma!
    Adorei este texto, Calú!Tenho certeza, que poucas vezes as palavras te faltam na escrita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga, confesso que já passei por situações assim,e ainda passo hoje, cada uma diferente da outra...
    Ontem mesmo passei por uma situação em que depois achei que deveria ter falado certas coisas e não falei...aí meu famoso "ego"começou a me cobrar, até contei pra uma amiga, ela me disse que se eu não teria mais chance de falar que transmutasse e esquecesse, afinal mesmo que eu tivesse falado não adiantaria nada porque a pessoa era arrogante e eu só ganharia uma carga horrorosa de presente.

    Quando me faltam palavras por emoção e alegria sempre procuro dizer como me sinto, que não tenho palavras pra expressar, e assim também é com as coisas tristes, até porque não sei dar pêsames e comentar ou dizer algo sobre coisas que constrangem meu coração.

    Enfim amiga, não é fácil, mas podemos aceitar o que não podemos mudar ou até nossa impotência, assim nos sentindo mais conformados estamos ajudando de alguma forma aos outros e a nós mesmos, pois nem tudo está em nossas mãos.

    Muito bom te ler, me identifiquei muito com teu texto, beijos com carinho pra ti e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Momentos alegres nos deixam felizes e explodem palavras, aqueles momentos em que poderia ter dito algo e talvez mudasse algo...ou aquilo que disse e não era o momento.Nos momentos de tristeza fogem as palavras e talvez não seja agora...qem sabe mais tarde...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Calu querida obrigada pela visita tão agradável e doce ao meu blog..lindo texto..quanta sensibilidade..!!..amei a foto..diz muito..
    As palavras muitas vezes são desnessarias diante do que nossos olhos vêem e do que nosso coração sente..
    muitos beijos e bom fim de semana
    titi

    ResponderExcluir
  7. Como é difícil tentar dizer algo em certas situações, notadamente quando sabemos que nenhuma palavra será capaz de apagar dores e sofrimento. Na total incapacidade que nos atinge, voltamo-nos para os gestos. Um abraço, um carinho silencioso, podem dizer tudo que não estamos conseguindo. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Querida Calu,
    cheguei à conclusão que nem tudo se resolve com palavras.
    O verbo por vezes é demais, outras vezes, de menos.
    Quando as palavras se atravessam na garganta, patinam no cérebro, e o coração fica na dúvida de as dizer, opto sempre por me calar e transformo a palavra em abraço silêncioso, demorado e energizante. Porque perante tristezas a energia está em desequilibrio. Para neutralizar/equilibrar essa energia, você precisa se doar à pessoa necessitada, colar seu coração ao coração dela/dele. Palavras para quê? Quantas palavras terá um simples olhar?
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Caluzinha, voltei.
    Esqueci de apresentar um amigo: o verseiro.
    Visite o post dele sobre o Abraço Verseiro.

    Ele vai estar connosco na BC Amor aos Pedaços e tem lá um video no Abraço, digno de ser assistido. Você vai gostar.
    + beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. É por vezes faltam palavras... mas existem outras formas de sentirmos e ouvirmos as coisas... no silêncio se ouve Deus, no olhar se enxerga a verdade... Lindo!!
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  11. Sabe minha doce Calu, não são poucos os momentos em que ficamos assim. Acredito que quando nos sentimos mal diante duma situação que as palavras nos fogem o lance é nos voltarmos pra dentro de nós, assim podemos encontrar ou reencontrar o "cheio" que possa preencher o vazio da falta dessa palavra que não achamos por nada.
    Na falta de uma palavra pra dizer o quanto gostei do seu texto te daria um abraço!

    bjos de carinho na bochecha.

    ResponderExcluir
  12. Querida Calu,
    Por faltarem-me outras palavras, já que fui abençoada por encontrá-las (todas as que pensei dizer) no comentário de RUTE, faço minhas, as dela.
    Parabéns Rute! Parabéns Calu, pelo belo texto!
    Bjssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  13. E o silêncio
    fala mais que as palavras
    no abraço do neto

    Calu, obrigada pela visita e com os lindos haicais
    Já estão anotados no meu caderninho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Muitas vezes a palavra é a nossa maior inimiga, ou talvez nossa única companheira, com ela somos levados a imaginar e diluí-las. Somos a “cria” delas, a alma, o sentido que damos para a nossa vida. E elas vivem através de nossos sonhos, se não falamos , pensamos, mesmos “elas” estando loucas para sairem.Enfim palavras são apenas palavras.

    Grande abraço se cuida

    ResponderExcluir
  15. Olá Calu,

    Há muita sensibilidade em seu texto.
    Vivemos muitas situações assim, mas creio que às vezes é preferível que nos faltem palavras do que o uso indevido delas. Afinal, elas acariciam, mas ferem também.
    Além do mais, palavras são muito bem substituídas por gestos e por silêncios, que falam por si.

    Querida,
    Agradeço-lhe o carinho das palavras e de sua presença na comemoração do meu níver.

    Desejo-lhe uma deliciosa noite e excelente domingo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Calu!!!

    Às vezes, só um abraço, uma presença, já basta pra nos encher com o que realmente queremos.
    É difícil isso!!!

    Ótimo fim de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. querida calu
    madruguei hoje e vim te pedir uma coisinha..
    hoje abri uma escessão no meu blog e estou participando do sorteio da Kika “esconde esconde
    Gostaria que você fosse no CAFÉ COM BOLACHINHA ver meu gatinho e lá tem o caminho direitinho para você votar no felix no blog da kika..http://kikaeassuasideias.blogspot.com/ ou mais fácil clique no selinho do lado direito do meu blog e vota no blog da kika.
    O FELIX agradece....bom estar aqui de novo

    bom domingo
    beijinhos e obrigada.
    titi

    ResponderExcluir
  18. Meninas queridas,
    como é importante toda esta nutritiva troca que aqui vcs me ofertam.Ainda teremos chance de emendarmos muitos papos gostosos ao vivo, reunidas em meio a um lugar cercado de natureza e dos nossos risos.
    Obrigada pela companhia sempre esperada.
    Bjos mil.

    ResponderExcluir
  19. Calu,meu amiguinho Tigre(Beagle) está participando do concurso Esconde esconde no blog da Kika,preciso de seu votinho a fotinha dele é a do NÚMERO 47 e este é o link :
    http://kikaeassuasideias.blogspot.com/
    Muito grata!Beijos de luz

    ResponderExcluir
  20. Bom dia,Calu!!!

    Que belíssimo texto!!!!
    Istiga várias reflexões...gosto muito de falar, de trocar ideias e quando vivo um destes momentos em que as palavras faltam...seja por qualquer um destes motivos, me encomoda muito...Mas confesso que até nestas situaçãos aprendo algo.
    Beijos minha linda amiga!!!!!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  21. Oi minha querida Calu, escreveu muito bem,sobre um tema um tanto delicado, como sempre.

    Penso que seja o momento que for que nos falte palavras, deixemos que nossas emoções transbordem e "falem" por nós, mesmo que seja na forma de um olhar, de um abraço, um toque ou mesmo um silêncio que grite de nossos corações. Nestas horas, mais do que nunca, temos que simplesmente ser quem somos e termos a humildade de dar o que nos for possível. E se nada for possível, aceitarmos também. Isto faz parte da humanidade de todos nós. Na verdade, não temos que nos cobrar em ter reação e respostas pra tudo, não é mesmo?

    Beijinhos e ótima semana,
    Valéria

    ResponderExcluir
  22. Muito bom seu texto Calu, hoje mais uma vez me embrenhei neste poder das palavras, pois estas me fascinam sempre.Palavras que tanto precisamos e nos resgatam valores e abafam emoções.E quando estas nos faltam e ficam ali na garganta saibamos entender este acanhamento delas.São tantas as emoções nesta vida, que vez ou outra elas nos surpreendem.
    Um abraço carinhoso.
    Bom vir aqui e sentir esta sabedoria e sentimento do mundo.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!