quarta-feira, 28 de março de 2012

Barulho não é música


Vim engrossar a fila e já peguei a senha pra mais uma reclamação contra os abusos de sons em altos brados.Ninguém está mais a salvo das ondas sonoras invasoras que desabam milhões de decibéis inclementes sobre nossos pobres e sofridos ouvidos.Ondas que, como se não bastassem invadirem todos os espaços, as frestas, os cantos, o ar, ainda são transmissoras do vírus do mau-gosto.Sim, porque o bom gosto não preza o exagero, mas a moderada emissão de melodiosas notas agradáveis aos ouvidos e ao coração.

Falo no coração, não para me referir às melodias românticas, mas para destacar que este nosso órgão-bombeador também é afetado pelos disparates das mega caixas de som com seus ruídos ensurdecedores  que provocam uma reação descontrolada de nossos batimentos cardíacos.Haja aspirina!


E olhem que não sou frequentadora de boates, baladas ou coisas do gênero.Há tempos que não me atraem mais. Inclusive,nos casamentos de meus filhos, a ordem vigente para os djs era tocarem MPB, clássicos e outras melodias co-irmãs , até a hora em que eu e meu marido estivéssemos na festa. Após nossa saída, salvem-se quem puder dos barulhos que se seguiriam. Mas parece perseguição, por mais que eu tente escapar destas situações, acabo sendo encontrada por elas, e o pior é que esses encontros estão se dando aqui, dentro de casa.


Há cerca de um ano atrás ganhei um par de vizinhos, um de cada lado pra ficar bonito, apreciadores de barulhões primitivos ou então,estão disfarçados de pesquisadores dos malefícios dos decibéis aos ouvidos humanos. Seja lá como for, sou a vítima do abusado mau-gosto deles e como se não bastasse, o filho do vizinho da direita resolveu aprender bateria.Pode??


Porque ele não escolheu violino? Ou flauta?Não, tinha de ser bateria e ainda por cima, um aprendiz.Acho que não tenho mesmo muita escolha.Ou me arrepiaria ao som de gatos esganados, sendo aulas de violino, ou me irrito ao som dos pratos estridentes da bateria tocada toda santa noite, mais sábados, domingos e feriados...Socorro!


Minha filha me recomendou bloqueadores de ouvido para natação.O filho sugeriu que fosse conversar com o vizinho para providenciar uma proteção acústica pro quarto do rapaz.Mas, não creio que sejam pessoas de bom senso, pois do contrário nem teriam permitido que a situação acontecesse.Enfim, estamos nós, aqui em casa sendo ofendidos acusticamente pelo total desrespeito de pessoas que não sabem conviver civilizadamente.
Calu
----------------------------- 
Imagem: BIG

9 comentários:

  1. Puxa!!!Mas não dá pra aceitar. Tens que falar com eles e terão que dar um jeito. É horrível e barulhos incomodam sobremaneira!! beijos,tudo de bom e que eles se mudem logo!!!sr chica

    ResponderExcluir
  2. De fato, é barulho e muito do ruim!
    Ao lado do prédio que moro há uma academia. Diz-se que é de ginástica, judô, natação, musculação e essas coisas. Um prédio aberto que permite a qq som (até arroto) fugirem correndo para a minha cozinha, área de serço, banheiro. Quando tocam os funks e forrós (não sei pq motivo), todo o meu apê estremece.
    Os horários de pico são os da manhã e das 18h até que a mesma feche o portão (não tem portas), normalmente as 22h.
    Deu para imaginar? Estamos no mesmo barquinho!
    Bjsssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  3. Calu querida,
    E o que dizer dos carros que passam ao nosso lado com os estridentes sons ligados?E o som das buzinas sem a minima necessidade`?Morei em um sítio,no interior de Minas,procurando sossego...meus vizinhos transformaram suas casas em locais para festas e todos os finais de semana nossas portas e janelas estremeciam com o som de possantes caixas de som.Vendi a casa,não me restou alternativa.

    Hoje moro em um condomínio sossegado,dentro de uma cidade.Bem melhor.
    Bjssssss..,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Calu, tem dias que aqui em casa o predio treme pelo barulho de som altos de vizinhos.
    Ja acordo com música alta de uma casa do lado. No finais de semana é terrivel, feriados pior ainda.Reclamar nem adianta mais.

    Pessoas assim teriam que ficar isolado no meio do mato, não no meio de pessosas civilizadas.

    Beijos grande!

    ResponderExcluir
  5. Ai, Calú! Como entendo esse mal estar!Embora por aqui a Lei do Ruído tenha evoluído um pouco, nada nos salva de um vizinho ruim, ou de um bar de verão com esplanada e música péssima. Já sofri muito com isso...e infelizmente pouco há a fazer quando não podemos contar com o bom senso das pessoas...Espero que os vizinhos se mudem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. ...Ou o menino desista da bateria!
    Beijinhos, outra vez

    ResponderExcluir
  7. Calu, pessoalmente, nunca tive grandes problemas de vizinhança neste sentido.
    Mas certas pessoas acham que o som deve ser ouvido por todos...

    Beijos
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Calu!!

    Concordo plenamente com você!!!
    Falta educação também,né?!O que não se quer pra si,não faça aos outros...infelizmente a maioria esquece disso!
    Por aqui, em alguns finais de semana tem um bailão que vai até as 6hs da manhã!E as músicas...bah!terríveis!!rsrsr O som?Altíssimo!!!
    Bom final de semana minha querida!!!
    Que possa ser bem tranquilo e silencioso!

    ResponderExcluir
  9. Caluzinha tudo bem querida?
    Calu que coisa esse seu vizinho que tem mau gosto musical e ainda apreendendo bateria..!!!..rss..que horrivel..!!!..eu imagino oque você deve passar!!..Muitas pessoas acham que somos obrigados a ouvir o som que elas ouvem...brincadeira!!!
    Talvez um bloqueador de ouvido ajude..rs...Calu
    Meu filho toca gaita mas ao contrario já recebemos muitos elogios dos vizinhos..
    beijos no coração
    titi

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!