segunda-feira, 7 de março de 2022

A dona da casa

(*)


 De tudo do qual somos feitos, são os sentimentos que estão no leme da navegação da vida. Mesmo quando pensamos estar em um instante suspenso entre o saber e o sentir, não estamos, na verdade, de fato apartados da soma dos sentimentos que nos constituem.

Somos a ebulição do ver, do ouvir, do saber, do sentir, do provar, do tocar, do ser e do agir. Nesse pacote multifacetado, transcorrem nosso dias ligados no piloto automático, na maioria das vezes; há, no entanto, exceções nas horas soando como badalos de sinos agudos a nos sacudir do marasmo cotidiano. 

Se escolhermos duas horas num dia, apenas um dia na semana e, nos determinarmos a ouvir com atenção os quê nos dizem nossos sentimentos, teremos revelações inesperadas sobre nós próprios(as).

Um ressoar bem audível está na memória olfativa. Os odores destrancam fechaduras enferrujadas com uma destreza impecável, como me aconteceu no sábado passado. Estava experimentado aromas de ambiente. Um dos frascos estava aberto respingando em minha mão e no seguido instante aquele aroma me levou à casa de minha infância, vendo minha mãe arrumando com capricho os lençóis da cama rescendendo lavanda/alfazema.

As lembranças vieram nítidas, o perfume familiar nas roupas da casa me levaram a doces recordações dos hábitos tão simples e tão marcantes em minha mãe, a dona da casa.



(*)Imagens: pinterest/northstar



11 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Carminha!
    Um dia postei sobre o varal das emoções e aqui, em seu texto, encontro um vasto secadouro de sentires.
    Vento nenhum carrega tampouco meu cordão de Esperança.
    Lindo demais de ler no meu momento da tarde!
    Obrigada pelas belas emoções partilhadas, amiga.
    Tenha dias abençoados de paz e "roupa fresca" no secador do seu 💙!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
  2. Quem diz que a mulher - dona de casa - não trabalha está tremendamente enganado/a. Trabalha e muito. Todas essas mulheres têm o meu aplauso, respeito e elogio
    .
    Abraço … saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Tão lindo esse varal de recordações e memórias afetivas.. No meu varal há fraldas, tão branquinhas, lindas e dão saudades! Adorei! beijos, feliz nosso dia amanhã! chica

    ResponderExcluir
  4. Quantas vezes me pego a lembrar coisas maravilhosas , momentos vividos.
    Principalmente com minha mãe e filhos pequenos, fiz parte da turminha que lavava 40 ou mais fraldas por dia.
    Lembranças que sempre vem, acompanhadas de um suave aroma!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Lembranças que ficam e deixam saudades.
    Lembro, até hoje, do cheirinho da casa de minha mãe, Calu.
    Te desejo um Feliz Dia Da Mulher, querida.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  6. Tudo nos remete às lembranças, e que bom que transformou numa bela postagens a vivência olfativo que o sábado nos proporcionou. Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Uma evocação comovente, plena de amor e ternura...
    A limpeza da roupa de cama, antes das máquinas, era uma tarefa bem árdua...
    Um texto muito belo e exemplar. Beijos
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  8. Olá, Calu

    Somos um somatório de sentimentos e emoções. Se parássemos para nos ouvirmos, como bem refere, viriam coisas surpreendes do nosso âmago e assim ficaríamos a conhecer-nos melhor.
    O olfacto é um dos nossos sentidos mais afinados. Através dele quantas recordações nos surgem quando menos esperamos...
    Adorei o seu texto. Convida à reflexão.
    Beijos
    Olinda

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Calu, este acender das lembranças diante uma gota, um cheiro.
    Uma viagem encantada pelos caminhos dourados de uma infância querida, que
    vai sempre ser despertada por um movimento que vem como onda arrebatando da memoria momentos belos e nestes a dona da casa, onde tudo é magia e alegria.
    Aplausos amiga.
    Carinhoso abraço e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Uma enternecedora prosa poética, que nos remeteu para uma nostalgia boa... assente em momentos passados felizes... ainda não há muitos dias me aconteceu uma experiência idêntica... mas com um perfume, que me fez recordar uma grande amiga, que infelizmente já partiu...
    Um beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!