quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Tempo bem gasto


 Esse tempo que atravessamos nos ensinou a ressignificarmos  as horas. Aprendemos tanto sobre nós mesmos que, por vezes, até nos surpreendemos com o reflexo no espelho, não apenas pela aparência, como também, pela essência. Passamos anos ligados(as) no automático na maioria das horas dos dias que transcorreriam em responsabilidades e compromissos. 

O ano passado nos sacudiu, nos revelou camadas de preferências e agitações que nos habitavam. Nos pôs frente a nós nos ensinando novos passos antigos. 

Refizemos alguns hábitos, não só por gosto, mas por necessidade e buscamos adaptá-los à urgência do momento. Tomando distância para ampliar o foco, vemos que conseguimos uma certa vitória sobre algumas circunstâncias que, embora transformadas, não foram de todo eliminadas; marco de conquista resiliente frente ao cenário. Um VIVA a isso! 


Fazer coisas fora da agenda 
( Augusto Cury)

" Fazer coisas fora da agenda é fazer coisas inesperadas, romper a rotina, quebrar a mesmice. É nutrir sua história com aventura. É ser um caminhante nas trajetórias do próprio ser. É gastar tempo com aquilo que lhe dá lucro emocional e não financeiro. É ter um caso de amor com a vida.
Fazer coisas fora da agenda é o frescor de uma vida excelente. Se você desprezar essa lei psicológica, você se internará num asilo emocional." 


11 comentários:

  1. É vewrdade,calu! Ano passado foi foooooooooogo e aqui, ainda continuamos nos cuidando,em casa...Saímos paenas pra consultas e outras coisas chatas.Concordo que precisamos nos abrir pra sair da rotina, ainda que confinados em casa. Senão, melhor mesmo nos enfiar dentro de um asilo fisico pois o mental já está lá, vegetando tão somente. Lindo post! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Neste momento não podemos quebrar o confinamento. As rotinas ficam para mais tarde. Apenas o Inessencial à saúde!
    -
    Que a tempestade passe, o sol volte a brilhar
    -
    Beijo e um dia feliz

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Calu,
    Uma excelente reflexão sobre os tempos difíceis que vivemos.
    Tivemos que nos reinventar para quebrar rotinas dentro desta rotina à qual não podemos fugir, apenas nos precaver.
    Linda citação de Cury, sempre muito oportuno e sábio.
    Um beijinho e saúde.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Esta foi uma grande vitória, nos reinventarmos e percebermos o quanto podemos fazer coisas novas, mesmo que com algumas dificuldades. Augusto Cury foi uma excelente escolha para somar a sua voz. Amei. bjs

    ResponderExcluir
  5. A necessidade nos abriu caminhos que, embora soubéssemos existir, ignorávamos. Mas não saímos da rotina, apenas nos adaptamos a outra. As colocações de Augusto Cury são sempre preciosas. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Nunca temos tempo, mas quando somos obrigados, aprendemos com a dor.
    Criamos hábitos na marra, e nos acostumamos.
    Mas como nada dura para sempre, vamos nos reinventando para sairmos desse " isolamento" com todo o cuidado que se precisa. Logo estaremos todos melhores com a vacina, mais seguros eu acho.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o seu blogue.
    Dei uma vista de olhos em vários posts e gostei muito.
    Por isso, voltarei. E já sou seu seguidor.
    Continuação de boa semana, futura amiga Calu.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Sim, Calu
    Tivemos que nos adaptar ao "novo normal"
    Confesso que tenho saudades de sair por aí despreocupada.Receber os amigos e por aí vai...
    Não vejo a hora de marcarmos um cházinho, aqui em casa, como nos velhos tempos.
    Excelente o texto de Augusto Cury.
    Um beijinho carinhoso e tenha um ótimo fim de semana.
    Verena.

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu,

    Acho que na pandemia o relógio está andando mais rápido...não estou conseguindo dar conta das tarefas, preciso escolher com cuidado o que fazer ou não fazer em cada momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. De há um ano, para cá, todas as nossas rotinas, ficaram viradas do avesso... com todas as prioridades baralhadas... e com todas as rotinas de prevenção caseiras, que passaram a fazer parte dos meus dias, por causa da minha mãe... passei a lutar mais contra o tempo... ler... nunca mais consegui ter tempo... passo um pouco pela Net... e quando páro mesmo... é para dormir directo... acusando o stress...
    Acho que quando esta fase aliviar, tirarei um ano sabático, para me recuperar destes meses e meses de desgaste consecutivo...
    Belíssimo post, sobre o tema, Calu! Beijinhos!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida amiga Calu .
    Há quase um ano estou despojada de agendas
    Cada vez mais me liberto.
    Para que?
    Esteja bem, querida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!