domingo, 26 de abril de 2015

Cores de Abril








Isto dá pano pras mangas, como dizia minha tia-avó, um dito que pode ser adequado a qualquer conceito que ocorra,então, digo eu: "Abril dá panos pras mangas".Um mês tão rico de acontecimentos que fica até difícil acompanhar-se cada data que dele surge.No ambiente escolar a agitação é grande neste mês.Tantas datas significativas se amontoam que é preciso destacar quais as que serão comemoradas e quais as apenas referidas.O plano descrito em projetos para abril tem sempre mais páginas, mais detalhes devidamente associados às disciplinas e ao ritmo dos dias que se seguirão.Pensando nisso, calculo como seria se adotassem o regime curricular que abole as disciplinas rígidas favorecendo os tópicos de estudo a partir de eixos temáticos; em abril caberia um portfólio único.

Há três dias para celebrar o livro, ora viva! Um pro nosso achamento, dois de memórias tristes, um pra homenagear nossa casa-maior, o planeta, e outras dedicações mais.Em meio a todas elas se encontra o nascimento da poeta paulista Hilda Hilst, que se viva completaria oitenta e cinco anos;" perseverante no combate à ditadura, protagonizava uma estratégia simbólica que dinamitava a sociedade da época e todo corolário preconceituoso que sustentava esse status desigual." * 

Começando a semana e fechando esse fértil mês, trago um poema desta aguerrida mulher.




É bom que seja assim, Dionisio, que não venhas.
Voz e vento apenas
Das coisas do lá fora

E sozinha supor
Que se estivesses dentro

Essa voz importante e esse vento
Das ramagens de fora

Eu jamais ouviria. Atento
Meu ouvido escutaria
O sumo do teu canto. Que não venhas, Dionísio.
Porque é melhor sonhar tua rudeza
E sorver reconquista a cada noite
Pensando: amanhã sim, virá.
E o tempo de amanhã será riqueza:
A cada noite, eu Ariana, preparando
Aroma e corpo. E o verso a cada noite
Se fazendo de tua sábia ausência.


( Júbilo, Memória, Noviciado-Paixão/ Hilda Hilst)


--¨¨**--¨¨**--¨¨**--





Obs:* livre interpretação de trecho do parágrafo sobre a poeta escrito na revista Obvious.


10 comentários:

  1. Linda homenagem à Hilda Hilst e, alm da foto e tuas palavras, sempre muito lindas e que nos convidam a pensar. Beijos, ótima tarde de domingo,chica

    ResponderExcluir
  2. Arianas essas manhãs de uma luz já diferente aqui no nosso abril!
    Gostei do teu fechamento com Hilda.

    Finalizei hoje a leitura de A Partitura do Adeus. Fiquei, estou, numa espécie de atordoamento, tào intenso foi esse livro. Espetacular!

    ResponderExcluir
  3. Sempre apreciei Hilda Hilst e ela vinha fácil ás minhas mãos quando na ativa! Agora fica muito difícil, só quando alguém como vc que sabe do que é bom, publica! E ainda na ativa, eu ficava doidinha com a mês de abril.Tantas datas a celebrar! Beijos pelas boas lembranças ativadas com seu post! Que suas manhãs sejam radiantes de alegrias! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ah abril!
    Amo
    Cheguei ao mundo no mês de abril
    No dia do índio e do Rei Roberto
    Sou ariana da unha do pé ao fio mais espetado do meu cabelo
    Risos

    Poesias e luzes em seus dias \o/

    ResponderExcluir
  5. Abril é um mês que considero simpático, não só pelas datas festivas mas também porque é o mês em que o sol começa a dar um pouco do calor tão desejado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Calu, que poema lindo!
    Adoro a poesia da Hilda, esse livro em especial é um dos meus preferidos dentro da sua obra, mas tenho vários, de vez em quando abro algum aleatoriamente e leio, sempre tem algo incrível...
    Bom feriado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu, fia um comentário, mas não sei se entrou...
    Mas adorei o poema!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Calu!
    Em abril a nova estação se estabelece e fecha de vez o verão. As cores do céu ficam de um intenso luminoso e até o respirar inspira novos ares. Uma preparação para um outro mês de homenagens às mulheres mais importantes de nossa vida.
    Li um livro que um jovem falava de seu encontro com Hilda e desde então cada linha dela faz minha respiração parar e sinto então um pedaço de minha alma, que é sua amiga, indo lá, encontrar-se com ela, embaixo de sua arvore preferida e ouvir suas histórias maravilhosas...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Sim, foi um mês profícuo de atividades no colégio do pequeno explorador. Para além das datas comemorativas ainda teve uma semana da leitura, que culminou com uma peça de teatro protagonizada pelos meninos, e a sua primeira apresentação pública de piano (https://www.youtube.com/watch?v=4b6N5TJ8jgk).
    E hoje terminou o mês em beleza, com o Dia da Mãe antecipado que se comemora no primeiro domingo de Maio, aqui em Portugal (já não me lembro qual é a data no Brasil).
    Adorei o poema da Hilda, que desconhecia. Grata pela partilha.
    Beijinhos, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Calu, belissima a foto que publica assim como o poema de Hilda Hilst que não conhecia. Confesso minha ignorância. Aqui Abril e a comemoração da Revolução dos Cravos que pôs fim à ditadura fascista.
    Beijinhos, Ailime

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!