domingo, 15 de dezembro de 2013

Bem Combinado






(freepick)




Terminado o almoço meu neto sabido virou-se e disse: __ Vovó comi tudinho,posso ganhar um chocolate? Lógica resposta:__sim!Lógica pra mim, que avó, me permito umas licenças poéticas na rotina dos pequenos.Temos combinados desse tipo, para que eles saibam que nem tudo é permitido todo o tempo e que as promessas devem ser cumpridas por quem as fez.

Não uso com eles a palavra" promessa". Prefiro falar em combinados, tão em moda hoje em dia e, que é figurinha presente cheia de penduricalhos nos recados em redes sociais.O termo conhecido em várias línguas alcança uma dimensão estratosférica.Combina-se desde encontros à roupas, festas, reuniões, pratos gourmet, bebidas( coquetéis), kits-presentes, perfumes...ao que mais a imaginação permitir.Esta prática secular jamais perderá sua atualidade.O combinado não é imposto.Supõe-se. Partiu da iniciativa de unir-se duas vontades numa mesma situação.O que nem sempre acontece de maneira integral para ambas as partes, porém havendo disposição e umas pequenas renúncias aqui e ali, chega-se, no melhor das hipóteses, ao consenso do combinado. Eu e você:___ "formou".

O problema ou problemas ( sempre os há) é que muitas das vezes, uma das partes esquece, deixa de lado e não avisa que resolveu descombinar, aí é a derrota.Não há quem não se sinta lesado numa situação destas e acabe por desiludir-se dos combinados de qualquer natureza, pelo menos até prova em contrário.Mas, existem aqueles que são militantes da esperança e não se abatem diante dum combinado estragado.Lamentam, mas acreditam em possibilidades futuras e tão logo se restabelecem, retomam o hábito de combinar.

Pensando bem, tão logo a gente ganha lampejos de consciência, fazemos combinados conosco. Combinamos que gostamos de massa e odiamos jiló, que gostamos de dormir esparramados, que preferimos a manhã à noite e por aí vai a enorme sequência dos combinados da vida, por nós e, entre nós.Embora ao longo da vida venhamos a refazer alguns combinados antigos, os novos que se vão somando desenham sem legendas nosso feitio, os gostos combinados em cada parcela do viver.

Bem verdade é que não podemos escapar dos descombinados da vida e, ao sermos pegos de surpresa por um desses nos sentimos traídos, já que vínhamos cumprindo a nossa parte, bonitinhos e, não entendemos porque "ela" descombinou sem mais nem menos.Por que aconteceu este descompasso? Nem sempre há respostas para tudo.Resta-nos reescrever novos combinados apostando que dessa vez serão respeitados direitinho.

Aproveitando o clima das festas, eu reafirmo meus combinados antigos e acrescento uns novos na firme crença de que serão realizados plenamente, então:

___ Eu combino com a Luz Criadora para que acenda a chama da Boa Vontade no coração de cada ser na Terra, alimentando a grande corrente do Amor Verdadeiro, da Compaixão, da Justiça, da Igualdade, da Fraternidade, da Paz e da Harmonia Universal realmente vivenciada por todos em todos os tempos, dos tempos, Amém!


**¨¨**¨¨**¨¨**¨¨**


Que as Festas sejam para cada um de vocês, momentos de maravilhas!

Boas Festas! Feliz Natal!


---------



O Fractais entrará em período de recesso temporário nas Festas de fim de ano.Voltaremos em seguida.
:D

29 comentários:

  1. Essas combinações são legais e bem produtivas! Aqui, com a turma toda, venho deixar um beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu
    Que nossos combinados novos venham somar aos estabelecidos anteriormente e nos oportunize bons momentos de leveza, tranquilidade, amor, paz, união e fraternidade. Que as festas natalinas sejam ricas em bênção de amor.
    Uma semana de muito amor e carinho
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Comprometimento é essencial para os combinados, especialmente com as crianças. Vejo muitos adultos respondendo, soltando um sim sem prestar atenção ao que está fazendo e depois...
    Os descombinados, embora nos desagradem, fazem parte da vida. As respostas, como você bem disse, nem sempre a teremos.
    Amém para os teus combinados, boas festas e até o retorno!
    Fique em paz. Bj

    ResponderExcluir
  4. Então estamos combinadas .............
    Boas férias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Combinado com criança é sagrado Calu.
    Eles não esquecem, temos sempre que passar confiança.
    Tenha um fim de ano abençoado!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  6. Calu, este netinho esperto nunca vai deixar você esquecer um combinado, podes crer! A cada dia ele fica mais esperto e daqui a pouco será mais do que você. rsss
    Ok, então nos veremos aos pouquinhos nestes próximos dias por aqui, afinal todos somos donas de casa e os preparativos são muitos nesta época para nós.
    Um abraço grande carioca.


    ResponderExcluir
  7. Oi Calu!
    Gostei dos combinados interiores, entre eu e mim. Mas preocupa-me os combinados entre as crianças, muitas vezes não cumpridos e que, como você acentuou, a outra parte fica lesada. Preocupa-me. E penso na vida adulta e nos contratos, pois os combinados nada mais são do que os contratos (na idade adulta). E o que eu tenho visto por aí, é de arrepiar. É princípio básico que ninguém é obrigado a contratar (ou seja, "combinar"), mas contratou é obrigado a cumprir. Seria muito bom que nas escolas os professores trabalhassem esse princípio e os pais também ensinassem seus filhos a cumprirem os combinados. Com certeza o mundo seria bem melhor, com mais respeito e responsabilidade entre uns e outros. Adorei o texto,pois embora tenha outra conotação, oferecer oportunidade para um alerta sutil. Bjs. Marli

    ResponderExcluir
  8. ´ois é Calu, sou do tempo dos contratos e que mesmo tendo assinaturas, alguns foram lesados.
    Gosto do termo combinado e estimaria que, pelo menos entre os meus, isso fosse algo sempre cumprido. Reportando-me as palavras da Marli " seria muito bom que nas escolas os professores trabalhassem esse princípio e os pais também ensinassem seus filhos a cumprirem os combinados". Ótimo seu texto. bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola Calu
    Adoro ler-te...excelente cronica,feliz natal para voce e familia,beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Amiga, olá!
    Sabe, está aí uma das coisas que procuro ser cuidadosa: prometi, cumpro!
    Especialmente em se tratando do meu filho, que é uma criança esperta o bastante para me cobrar depois... (rs*). Mesmo tendo só 2 aninhos! Acredita nisso?
    Penso que devemos passar confiança para as pessoas. Todas elas.
    Não é mesmo?
    Uma semana cheia de bençãos pra você e um Feliz Natal! Feliz mesmo! Ele já está batendo à porta, né?
    Um bjão!

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto, Calu!

    Os descompassos por aqui sempre me deixam meio triste... mas aprendo a conviver com eles: combino comigo mesma e vou seguindo adiante.

    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  12. Calu,
    Vamos combinar que amei o seu post! O combinado aqui deu tudo certo! Vc fez um post maravilhoso e que agradou a todos! Cumpriu o seu combinado! Amei mesmo o texto, e é mesmo fato o que vc escreveu. Nem sempre o que foi combinado é cumprido!
    Feliz Natal!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  13. Saudades menina!
    Grata pelo teu carinho lá no bloguinho.
    Que tenhas feliz férias e festas repletas de carinho e paz!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!Bom dia, Calu!
    toda relação de confiança pressupõe uma fiança mútua, que combina condições que vão estabelecer os parâmetros seja de relacionamento, seja de atuação, de convívio. Então, quando isso não acontece, surge uma ruptura. Quem estabelece e aceita as condições, deveria cumpri-las, e ao outro, porque ao não receber o tratamento que ofereceu, o que ficou combinado, o que foi estabelecido e ajustado ... quase sempre o temor, a dúvida, a insegurança passam a predominar sobre a confiança...
    sim,vim agradecer pela companhia gentil e carinhosa em 13, e que possamos estar juntos,novamente,em 14, espalhando e trocando amizades,carinhos e experiências.Muito obrigado!Desejos de Feliz Natal Iluminado de sorrisos e alegrias para vc e seus familiares,e um Ano Novo Pleno de esperança,luz e paz!Fique bem ,cuide se bem! Deus te abençoe!
    Belos dias,beijos! té a volta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Bom dia,Calu!
      vim agradecer pelos parabéns e pelas palavras carinhosas em meu blog...coração feliz...muito obrigado!
      Com o carinho de sempre, beijos e até 2014!

      Excluir
  15. Todos combinamos que seu texto é uma delícia de ler!
    Que o seu Natal seja mágico!
    Gde abraço :)

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o seu texto Calu! Um amigo meu diz que "não promete nada porque promessas foram feitas para serem quebradas"! E você acha mais ou menos o mesmo que ele. Nada de promessas... melhor combinar! Fica combinada, então! rs...rs...rs... Querida, bom recesso blogueiro! Que as festas de fim de ano sejam recheadas de alegrias! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  17. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    As palavras podem ser as mesmas, mas os sentimentos e a sinceridade são sempre renovados e crescentes.
    Beijo, e até 2014
    Ângela

    ResponderExcluir
  18. Calu, que texto fantástico! Eu gosto muito da palavra combinado e procuro ser muito fiel à ele... só que tem razão, nem sempre a outra parte é tão comprometida. Ou a vida dá os seus reverses inesperados... a realidade é que eu esqueço muito rápido os descombinados e lá estou fazendo outro combinado novamente...
    Sua prece sobre o Natal é fantástica e eu só posso desejar que haja muita luz em suas comemorações de final de ano e que essa luz brilhe com intensidade em todo o 2014.
    Obrigada pelo carinho e por me acompanhar sempre.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Calu querida, desejo um Natal Iluminado e um 2014 de Muitas Projeções!
    bj carinhoso
    Sandra Portugal
    www.projetandopessoas.com.br
    @Projetapessas
    www.facebook.com/Projetandopessoas

    ResponderExcluir
  20. Oi Calu
    Saudades! Ótimo texto! Realmente me fez ver que apesar dessas duas palavras parecerem ter o mesmo sentido, mas na verdade não tem kkkk. Uma coisa é certa: "O combinado não é caro!" kkkk.
    Que seu natal seja iluminado com sua família e seu ano novo seja abençoado!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. Olá Calu, hoje passo para renovar os meus votos de um Santo e Feliz Natal na companhia de toda a sua Família com muita alegria, paz e harmonia. Beijinhos Ailime

    ResponderExcluir
  22. Calu, esses combinados são sempre necessários, pra nós mesmos, pra não fugirmos às regras. E principalmente pra podermos aceitar o outro como ele é sem querermos mudá-lo. Isso é muito importe sim!

    Querida, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias e realizações!
    Voltamos só ano que vem então!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Bem combinado Calu, assim se busca a harmonia, bem assim.
    Mas venho lhe agradecer a ótima companhia em mais um ano de muita poesia e amizade, que faz renovar minha satisfação para prosseguir no novo ano nesta sintonia.
    A voce Um Feliz Natal de paz e muita harmonia na familia.
    Meu carinhoso abraço amiga.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Calu:
    Hoje estou passando pra agradecer por todo carinho que compartilhamos nesse ano e espero poder continuar a desfrutar da sua AMIZADE nos próximos anos.
    Desejo á você e sua família um Natal abençoado e que 2014 chegue carregado de boas energias.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Querida, olá!
    Muito embora essa mesma msg esteja seguindo para todas as minhas amigas-comadres (pela minha falta de tempo de escrever exclusivamente para cada uma, como tanto gostaria!), embora seja colada, é com muito amor que ela segue, viu!

    Que fique meus votos de um Natal pleno de amor e um ano vindouro próspero, de abençoadas realizações para você e sua família!
    Feliz Natal!!!
    Feliz Ano Novo!!!

    E que em 2014 estejamos juntas mais uma vez e sempre, amiga-comadre, porque você já faz parte da minha vida! De verdade!
    Obrigada por seu carinho, sua companhia e, sobretudo, obrigada por sua amizade, que tanto me faz feliz!

    Deus abençoe!
    Um bjão!
    Com amor e saudades,
    Karin Filgueira

    ResponderExcluir
  26. Olá, querida amiga Calu
    Feliz Natal para vc e os seus amados!!!
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
  27. Retorno para desejar a você e família FELIZ NATL

    ResponderExcluir
  28. Oi minha linda.. que saudade.
    Gente!! A tempos não vinha por aqui.. a tempos não me encantava com esses seus textos sempre muito lindos..
    Vamos combinar que é bom demais estar aqui e nos deliciar com suas escritas..
    E vamos combinar que em 2014 quero estar juntinha de ti..
    Um beijo minha linda.. e que esse novo ano que vem chegando seja um ano de muitas conquistas e muitas alegrias pra você e toda sua família..

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!