quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Aquilo que faz a diferença


A cada inspiração recolhemos do ar ambiente uma sensação. Aromas, frescor, frio, calor... e cada uma delas ressalta respostas que afloram nossos sentidos, ocupam nossos sabores, destacam nossos saberes, nos impelem e, nos motivam a criar.Queremos dar corpo àquelas sensações felicitantes, e uma das maneiras mais completas de o fazê-lo é cozinhando.Transformando os alimentos, elaborando pratos com sabores marcantes, criando gostosuras que permanecerão no paladar e nas lembranças de quem as provou.
Reunir emoção/criação/ação, produz alimentos que nutrem corpo e alma, comprovadamente. 
E, para confirmar esta alquimia, pedi a opinião de três amigas blogueiras.Culinaristas caprichosas e atentas ao sabor amoroso para cada alimento oferecido.  
****
A amiga Gina, do www.nacozinhabrasil.com, escreveu:
" Quando a gente põe o espírito junto à execução do prato, ele tem 90% de chance de ficar bom.Envolve foco e motivação, provar e sentir o aroma, emocionar-se com as lembranças que nos remetem e querer agradar às pessoas que irão prová-lo." 
****
A querida amiga Beth Lilás, do supremamãegaia.blogspot.com, nos conta que:
" Quando recebo em minha casa amigos do coração em momentos considerados especiais e mágicos, gosto de fazer algo novo, diferente e que marque aquele encontro.Da última vez fiz um pão enrolado que há tempos não fazia.Coloquei nele não só os ingredientes necessários para que a massa ficasse gostosa e macia,como também, toda minha melhor energia, carinho e vontade que ficasse perfeito. O resultado desta receita rica em energia positiva, veio no sorriso de aprovação de todos comendo com natural prazer; unindo e acolhendo nossa amizade em torno da mesa."
****
E fechando estes deliciosos depoimentos, vem a amiga Rute, do publicarparapartilhar.blogspot.com, nos dizendo: 
" Muito antes de ser vegetariana, sempre tive dificuldade em tocar pedaços de carne e peixe crús, já não falo, "vivos".Acho que cozinhar é acima de tudo um ato de amor, por nossa família, por nós, pelos alimentos...inclui respeito e agradecimento. Na minha opinião, fazer da culinária um ato de sofrimento para com os outros animais não faz sentido." 
****
Neste secular ato da preparação dos alimentos, junta-se tradição, empenho, dedicação e a magia que vai no coração. No romance de Francisco Azevedo, Arroz de Palma, a tia ensina ao sobrinho a preparar um arroz com lentilhas e assim o orienta:
[...]" lava o arroz em água corrente enquanto recitas: " espiguetas de uma só flor/flor querida de seis estames/fios de minha rica existência/recebo a benção agradecido/prosperidade/fruto de aprendizado e paciência".Retira o arroz do lume e mistura-o com a lentilha reservada.Ao misturar, recita e repete quantas vezes for: saúde e paz/é assim que se faz."
...não pela dificuldade, que é quase nenhuma.Mas pela devoção que o preparar espera!"


 Agradeço muito a carinhosa participação de todas para o compartilhamento desta postagem. Valeu, meninas! 

Imagens: bnk7.tumblr 
tudogostoso.com

21 comentários:

  1. Ah, minha querida Calu, obrigada por me intitular 'culinarista', quem sou eu! Pelo contrário, eu pego as receitas bacanas das culinaristas e tento fazer em minha casa, principalmente para agradar aqueles que tenho tanto prazer em receber para minha mesa.
    Cozinhar pra mim não tem sido prazeroso como antes, porque estou sem ajudante faz tempo e lavar tudo depois me deixa cansada demais, mas sempre faço alguma coisinha para meus dois homens da casa, nunca eles chegarão da rua e não encontrarão uma comidinha ou um lanchinho.
    Considero o cozinhar o alimento um ritual quase de religiosidade, pois quando o fazemos com carinho, ele reverte-se em boas energias dentro de nós, por isso devemos agradecer o alimento, ingeri-lo se possível, sentindo cada sabor, como fazem os macrobióticos, não misturando os alimentos e mastigando devagar.
    O livro Arroz de Palma é assim também, precisa ser lido devagar, sentindo o sabor das palavras e das ações.
    Lindo post!
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  2. oi Calu, quer sejamos vegetarianos ou não... http://janassim.blogspot.com.br/2012/08/blogagem-coletiva... devemos respeitar cada alimento que nos mantém vivos.
    Assim, odeio ver "guerra de comida", seja em filmes, seja em novelas... seja ao vivo.

    Cozinhar com amor é um Dom e faz muito bem a quem come.;-)

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  3. Calu,cozinhar é uma deliciosa alquimia!Belos relatos!Bjs e bom feriado pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Calu

    Os seus textos são lindos e coloridos.
    Uma pitada de poesia nos alimentos fazem muita diferença. E ainda compartilhada por Beth,Gina e Rute só poderia concluir Valeu.
    Parabéns Calu,

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. A cozinha é o local da transformação e nada melhor do que colocar nossa emoção no que fazemos.
    Bela postagem, parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Calu,

    Neste Dia das Bruxas, nada melhor que falar sobre esta deliciosa alquimia, desta magia que é a preparação dos alimentos...e voltando no tempo, me lembro do período da minha vida em que não sabendo cozinhar, me vali de um livro de receitas para bebês, para preparar as sopinhas e depois os pratos sólidos para os meus filhos.E o que me movia? Era exatamente o amor e tudo que fazia para eles, ficava extremamente saboroso, tendo eu que fazer a mais pois os adultos ficavam babando.
    E esta mesma alquimia se encontra em vários filmes, onde as pessoas são como que "encantadoras de pessoas", ao servirem seus pratos...no excelente "O Tempero da Vida",um avô desvenda para o neto os segredos dos temperos...em "A festa de Babette", é a maravilha de sua comida que atrai a todos. E por aí afora...

    Gostei de sua postagem, amiga! E vou visitar suas interessantes amigas.

    Bjssssss,
    Leninha

    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu,
    Fiquei encantada com os depoimentos e confesso que queria ter essa magia e prazer em preparar gostosuras. Confesso que cozinho, mas falta esse encantamento para o preparo. Gostaria de ter, pois acho bacana quem tem mãos mágicas para a culinária, assim como o filme que a Leninha citou ai em cima. A festa de Babette. Achei lindo e tiro o meu chapéu para quem tem esses dons culinários.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  8. Algo me chamou aqui hoje :)
    Há uns dias que não espreito a blogosfera, mas algo sutil me chamou aqui hoje!
    Adorei esta sua ideia, querida Calú. Que bom é reencontrar-me com as amigas Gina e Beth no painel.
    Não podemos esquecer que estamos servindo "saúde e paz" a nós e à nossa familia. Mas sendo bloguistas, temos responsabilidade acrescida, divulgar comida pacifica, saudável e positiva.
    Beijo e abraço apertado.
    Rute

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de post e depoimentos das nossas amigas queridas. Realmente cozinhar( assim como tudo que fazemos) necessita uma dose de amor, carinho e entrega...

    Adorei te ler! beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Calu, cozinhar não é meu forte, mas ssei fazê-lo e faço bem, quando tem que ser. Para mim, o mais difícil é elaborar o cardápio, quando esta parte se decide, o fazer é mesmo uma alquimia. melhor ainda ver o gosto com o qual comem. Tenho uma filha que gosta de qualquer coisa que eu faça, dá-me prazer cozinhar para ela. Li O arroz de Palma e me encantei.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Calu,
    Cada uma de nós escreveu ao seu jeito, mas dissemos a mesma coisa. Esse ato de amor é tão verdadeiro, que colocamos toda nossa energia no alimento, como naquele filme de que lhe falei, The Ramen Girl.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Calu, amo cozinhar e amei este seu post e ainda mais com esses depoimentos tão bacanas. Eu só não sabia da Beth. Ficou tudo harmonioso e as reza que ensina o livro é linda! Beijão e parabéns pela feliz ideia!

    ResponderExcluir
  13. Thank you for your kindness and compliments. Halloween was so fun this year and my family made it even more fun. This post was very nice and interesting. Come on back tomorrow, too.?

    ResponderExcluir
  14. OI CALU!
    ADOREI LER TEU POST E O DEPOIMENTO DESTAS AMIGAS EXPERTS, NA ARTE DE COZINHAR E VALORIZAR ESTE ATO, COM MUITO AMOR.
    LINDO, AO FAZERMOS UM PRATO MEXEMOS COM ENERGIAS PURAS E PODEROSAS, POR QUE NÃO MOVIMENTÁ-LAS A FAVOR DE NÓS E DE QUEM VAI CONOSCO USUFRUIR DESTE ALIMENTO?
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  15. Oi, Calu. Estou com 37 anos e cozinho desde os 7 anos...e adoro! Sempre gostei de cozinhar (a cozinha é o meu território, hahaha) e nesse ano particularmente tenho usado ainda mais como terapia. Se estou afim de me isolar dos problemas de casa vou para a cozinha e faço algo com bastante amor...o stress vai embora rapidinho! Adorei a postagem, um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Eu acompanho um blogue de culinária, o Cozinha de Mulher, embora não saiba fazer nada, queime até pipoca de microondas. ahaha. Em verdade, acho a culinária uma arte admirável.
    Muito obrigado pelos comentários deixado em meu blogue Calu, foi muito gratificante e importante a participação de cada um de vocês na Blogagem Coletiva.
    Desejo um feriado tranquilo e um bom fim de semana.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  17. Bom dia,Calu!!

    A intenção que colocamos em tudo,faz sim toda a diferença, inclusive na culinária!!Lindo!!
    Beijos e meu carinho!

    ResponderExcluir
  18. Calu, sentimos quando a comida é feita com carinho; o tempero toca o nosso coração! Cada um cozinha com uma intenção - as mães vão além do alimentar. Perguntar se um filho está com fome, pode ser automático, mas quer dizer tanta coisa. É ao redor de uma mesa que festejamos, que trocamos segredos de família, que nos acertamos. Não é no natal que as famílias lavam a roupa suja de todo o ano? A intenção de cozinhar muda, mas o afeto quando inserido nesse contexto, também aquece a alma. Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Hummmm que delícia..
    Amei..
    E tem razão.. um dos ingredientes mais saborosos no prato é o carinho..
    Bom demais da conta.
    Beijinhos
    Sheila

    ResponderExcluir

  20. Olá Calu,

    Decididamente não nasci para a cozinha. Minhas primeiras experiências foram terríveis e por imposição de minha mãe acabei aprendendo a fazer apenas o trivial. Aprecio quem gosta e cozinha com amor. Acredito que as boas ou más energias de quem cozinha são repassadas aos alimentos. Sinto isso quando vejo a diferença dos pratos feitos pela minha secretária do lar quando ela está em crise ou não.

    Gostei muito da postagem e dos depoimentos.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de conhecer o teu blog. Me senti em casa! Um jeito parecido de ver as coisas e de se colocar me fez sentir à vontade.
    Bom fim de semana,

    www.arteamiga.wordpress.com
    www.freguesiadolivro.wordpress.com

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!