quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Esperando a senha


Semana passada estava eu numa sala de espera.Espaço conhecido de todo mundo, provocador das mais confusas sensações.Pois então, lá estava eu com a senha na mão esperando minha vez de ser atendida no laboratório de exames.Sentada tranquilinha pra cumprir o checkup anual, passei os olhos à volta da sala sem focar em ninguém, peguei uma revista qualquer e folheava distraída enquanto duas jovens de seus 20 e poucos anos conversavam animadamente sem preocupação com a possível audiência.Claro, que não tapei os ouvidos e acompanhei um papo sobre um carinha  visto numa festa da fulaninha que não parava de encará-la e até valia a pena.O que a outra retrucou se era um de camisa tal, sapato qual, que era amigo doutro conhecido.Este mesmo, confirmou a primeira que engatou o assunto dizendo que o procuraria no face e veria se dava pra investir na aproximação.

Voltei pras páginas da revista achando uma aberração os termos usados pelas duas moças.Como as pessoas se referem a outras como investimentos? O mercado econômico além de ter ganho configuração humanizada(?), também estendeu seus tentáculos na linguagem coloquial das pessoas?Temo que sim.Acho isto uma pobreza de visão, de linguagem, de valores. Os ficantes, pegantes e afins são possíveis investimentos vantajosos a curto, médio ou longo prazo.Os sites para encontros sérios já fazem tabulações estatísticas mirabolantes e cobram pequenas fortunas dos candidatos(as).Eu sei de fonte segura.Uma conhecida minha que é viúva foi se informar sobre a inscrição e caiu pra trás com o preço.Nem se aventurou.

Tudo certo, que se procure o par ideal através das possibilidades que se apresentam, mas coisificar sentimentos, quantificar almas, não me parece ser a melhor das escolhas para viver um grande amor. Talvez nem seja isto que os jovens de hoje queiram.Talvez estejam tão envolvidos na aparência de tudo,que acreditam que as pessoas nasçam com uma etiqueta de barra tatuada no punho.Aí é só passar na máquina leitora e ver se "vale o investimento."
**** 
Imagem: arte de Hubber

13 comentários:

  1. *Calu, concordo contigo, tá tudo se COISIFICANDO

    e cada vez mais as pessoas caem num VAZIO

    EXISTENCIAL ATROZZZZZZZZZ !!! :(

    ResponderExcluir
  2. Sim é verdade, amiga, estamos vivenciando um tempo esquisito de consumo não só de coisas, como de seres humanos. Muito triste tudo isso, porque o que vai acontecer com essa turma é a tão temida 'solidão'.
    Se não for a solidão será o descompasso das relações interrompidas, inacabadas, insossas, sem sentimento verdadeiro, apenas interesses.
    Eu vejo também muita competição entre os sexos, quem ganha mais, quem tem mais, quem pode mais.
    Fico com uma peninha quando eu vejo um jovem como meu filho que tem bons sentimentos e espera encontrar um amor verdadeiro pra dividir e crescer junto. Sei lá, quem sabe acontece! Mas, veja tanta garota fútil, só querendo grana, sapatinho novo toda hora, bolsa importada, uma verdadeira miséria humana, isso sim.
    beijos cariocas



    ResponderExcluir
  3. Sensacional,Calu!Falaste tudo! A supervalorização de grifes, marcas famosas e para a aparência e depois, por dentro, tantas vezes, carne de 7ª categoria,recheio podre e tantas coisinhas mais... Pena que estejamos vendo isso!


    beijos,chica e lindo dia,aqui lindo,mas frio e ventooooooooooooooooooso!

    ResponderExcluir
  4. Calu
    Um maravilhoso texto.
    E quantos diálogos assim vemos no convívio dessa mocidade que gradativamente vai perdendo a identidade. Até o relacionamento é descartável, urge reciclar não só os objetos mas as cabeças dessa geração.

    Lindo dia para você
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu!!!

    Já ouvi cada conversa, cada história cabeluda nas salas de espera da vida...

    Mas vc ta certa! As pessoas estão perdendo a delicadeza ...
    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  6. Amiga Calu,

    A Chica me fez lembrar o ditado:por fora bela viola, por dentro pão bolorento...e é o que está acontecendo com a maioria de nossos jovens.Sem conteúdo, sem substância, "sem noção"(como eles falam). A sede do consumo é tal, que atinge até os relacionamentos, vale quanto pesa(nome de um sabonete antigo),serve para simbolizar o que move os interesses da juventude atual em relação aos prováveis futuros parceiros.
    Já vi uma menina falando que gostaria de se casar com um oftalmologista porque, no momento era quem mais ganhava na área médica...mas estava com sérias dúvidas, após ter visto o orçamento de um dentista...

    E assim caminha a humanidade, amiga...somos dinossauros, sobreviventes de uma espécie que já se extinguiu...

    Bjssssss jurássicos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Calu seu texto é tão real,diz tudo,tudo dessa coisa podre que é a futilidade e os princípios de pessoas menores
    meu beijo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Calu!!

    Que coisa horrível,né?!!Não entendo este tipo de atitude e pensamento...é tão mais bonito a verdade dos sentimentos, a delicadeza dos gestos...enfim tão mais bonito ter nobreza no coração...
    Mas infelizmente esta cada dia mais comum...
    Beijos,minha maiga tão querida!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu,
    Até o amor cedeu para o mundo capitalista. Os valores são outros até mesmo para encontrar o par perfeito.
    Vejo por ai como tem mentes vazias, conversas sem fundamento.
    Hoje, infelizmente, as pessoas são vistas não pelos seus valores internos, pelo seu potencial, mas sim pelos bens materiais ou pela estética.
    Vamos ter sempre pensamentos positivos e pensar em boas mudanças, né? rsrs
    Bons fluidos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu!
    A superficialidade das relações estão atingindo graus assustadores. Os jovens se olham como carne na quitanda, como um bem de consumo, como um arquivo no computador onde se pega, se investe, se deleta. Não sei onde isso vai parar. Vejo em casa filho solteiro e as meninas que aparecem, fúteis e descompromissadas cm o futuro.
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderExcluir
  11. As pessoas perderam várias qualidades, dentre elas, a discrição! Ou seria educação? kkkk
    E aqueles que gritam ao celular como se todo mundo tivesse que ouvir a conversa? Os carros com som altíssimo...
    E vamos falar a sério: precisar de um site para "arranjar" alguém é muito triste, penso eu.
    Beijos e um excelente fim de semana, minha querida Calu!

    ResponderExcluir
  12. Dificil entender a que tipo de investimento se referem, pois na realidade para se construir um relacionamento saudável é preciso investir. Contudo, no tempo noddo de amor líquido, não se chega a etapa do investir para crescer na relação.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Calu, assino embaixo, amiga! E procurar amor e esperar que chova sentimentos através de uma rede social? Mas são coisas que, daqui pra frente, serão cada vez mais procuradas em redes. Prefiro a minha época. Esse ficar, pegar, enrolar e levar... terá seu preço.Sua cota de sofrimento. Bem que, como é fácil se ligar... mais fácil será se desligar, não?

    beijos!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!