sábado, 30 de junho de 2012

Tempo de Amigas


Às agradáveis sensações de identidade e irmandade que são tão genuínas num encontro de amigas, juntam-se estudos comprovados sobre os benefícios que tal prática produz.Muitos escritores de variados gêneros já discorreram sobre o tema em diferentes épocas e as conclusões foram as  já sabidas e sentidas por nossas avós, nossas mães, nós próprias, nossas filhas e futuramente nossas netas, as herdeiras desta tradição ancestral que reúne o saber e o porvir feminino em constantes renovações festivas.
Comprovando o que o tempo consagrou,compartilho aqui este e-mail que recebi duma amiga:

CAFÉ COM AMIGAS
Palestra de Chefe de Psiquiatria da Universidade Stanford


A Relação entre o Corpo e a Alma, Stress e Desconforto Físico


No final de uma palestra o palestrante apontou, entre outras coisas, que os estudos mostram que uma das melhores coisas que um homem pode fazer por sua saúde é se casar com uma mulher. O casamento aumenta a longevidade e o bem-estar pessoal do homem.
E sobre a mulher? O palestrante apontou dado surpreendente - a mulher, por sua saúde, precisa cultivar seus relacionamentos com suas amigas!
No início, essa declaração provocou risos na platéia, mas o professor falou muito a sério.
Estudos realizados mostram que as mulheres se conectam de maneira diferente dos homens e fornecem outros sistemas de apoio que as ajudam a lidar com experiências estressantes e difíceis
em suas vidas.
 "Tempo de Amigas" é muito significativo no nível fisiológico, ajuda a produzir mais serotonina (um neurotransmissor) que auxilia no combate à depressão e cria um sentimento geral de bem-estar e um sentimento positivo.
 As mulheres tendem a compartilhar seus sentimentos, enquanto os homens geralmente se conectam em torno de tarefas. Eles raramente se sentam com um amigo falando sobre como se sentem sobre algo, ou como está sua vida pessoal. Trabalho? Sim! Esportes? Sim!, Carros? Sim! Mas os seus sentimentos? Apenas raramente. As mulheres fazem isso o tempo todo. Elas compartilham sentimentos e emoções das profundezas de suas almas com suas amigas, e parece que isso realmente contribui para a sua própria saúde.

Conferencista acrescentou, sublinhando que o tempo gasto com amigas é tão importante para a saúde das mulheres como correr ou trabalhar no ginásio. De fato, há uma tendência a se pensar que é quando nos envolvemos com alguma atividade física que estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, enquanto que quando falamos com as nossas amigas, nós "desperdiçamos" o tempo em vez de fazer algo mais produtivo. Então, provavelmente, isso não é verdade.
Na verdade, o orador salientou que não criar e manter relacionamentos de qualidade com outras pessoas prejudica a nossa saúde física, "pelo menos, como o fumo! "Portanto, cada vez que nós (as mulheres, é claro) sentamos para conversar com uma amiga, é importante congratular-nos de que estamos fazendo algo benéfico para a nossa saúde. Na verdade, nós somos sortudas! Nossa amizade é muito essencial para nossa saúde!
Tim-Tim ao café com as minhas amigas!  
---------------------------- 

Então meninas,vamos ao cafézinho, que é gostoso e faz bem!

Imagem:ilustração Margaux entre copines


13 comentários:

  1. Que legal esse texto e acredito piamnete que só pode nos fazer bem estar com amigas,rir, falar pelos cotovelos, colocar papos em dia... Quando vamos poder??rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Uma boa noite Calu,muito interessante este estudo pela parte que me toca,rsrs.
    Ter amigos é muito bom e com um cafezinho então...
    Um belo domingo amiga.Carinhoso abraço.
    Pensei que o acrostico do Felipe nao ficaria formatado apos postagem efetiva.
    Muita alegria para voces.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Calu,se antes já era bom estar com as amigas,agora melhorou!Muito interessante essa cronica!bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. É muito legal estar entre amigas...contar, jogar, conversar, fofocar, falar de moda...tomar um café...olhar as vitrines...
    Vou compartilhar no meu face esse texto...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  5. E existe coisa melhor que ficar "jogando conversa fora",em uma roda de amigas?Olha,amiga,já fiquei noite adentro,conversando na cozinha de minha casa,na fazenda,e posso garantir que esta pesquisa é absolutamente correta.É tão reconfortante,tão aconchegante que nos aquece o coração e deixa de alma leve.
    Bjsssss e um lindo final de domingo,
    leninha

    Vamos tomar um cafézinho?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Calu!!

    É verdade!!!Quem não sentiu este benefício?!!Passei um tempo sem amigas, estava focada nos filhos.E fez falta...foi quando apareceu o blog e agora a faculdade!Esta interação faz diferença!!Dá ânimo!
    Beijos,minha amiga!!!!
    Ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro...conversar na cozinha então...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sabe, Calu, eu já me decepcionei muito com amigas, mas depois que conheci outras, virtuais, que pra mim são reais sim, eu concordo com esse texto. Perfeito!
    Amigas são essenciais pra gente sim!!!

    Beijos, e ótima segunda...

    ResponderExcluir
  9. Calu querida!
    E você bem sabe o quanto eu prezo isto, né mesmo?
    Eu prezo na verdade, a troca, aquela coisa de poder estar com alguém, mesmo com diferenças de ideias, mas que ouça ou vice-versa e que juntos façamos a troca que considero o enriquecimento para ambas as partes.
    A tal serotonina parece que é algo que só nós mulheres sabemos produzir. Seu texto me lembrou o livro Mulheres que correm com os lobos, no capítulo onde fala sobre a sensação da integração como uma benção.
    É mesmo uma benção ser mulher e agir assim, tenho pena dos homens neste sentido, tão difíceis de se abrirem, se relacionarem, contar suas perdas e dias infelizes.
    Já notou como eles não gostam de falar disso?
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  10. Oi, minha querida amiga,
    Vim ontem aqui, li o seu texto, copiei, colei num e-mail que mandei para as minhas filhas e amigas. Perfeito!
    Senti e sinto na pele o efeito desses encontros "espontâneos-terapêuticos", maravilha das marravilhas e sei como têm me feito falta desde que me aposentei.
    Benditas as amigas, que Deus as conserve para sempre, Amém!
    Bjssssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  11. Verdade! cada vez que encontramos e batemos papo com as amigas, tem-se uma sensação maravilhosa!
    Até as dores passam.

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  12. Que grande verdade! Após uma conversa com amigas nos sentimos inteiras, novamente (rss). Essa é uma terapia gratuita e de excelentes resultados. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. É bem verdadeiro o seu relato, Calu.
    Os homens são (razão) e as mulheres (coração).
    Nós sentimos muito bem quando trocamos confidências (sentimentos) que não conseguimos compartir com os homens.

    Então tim-tim.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!