segunda-feira, 2 de julho de 2012

Banho de Floresta


O assunto na família nestes últimos dias, além da chegada de Felipe, tem sido o deslumbrante veranico que chegou com sol aberto, dias claros, temperatura média de uns 30 graus e a gostosa sensação de integração convidando aos passeios ao ar livre.

Todos sabemos da felicidade que é andar em meio à natureza, sentir-se uno(a) com ela, fazer parte da paisagem e absorver com lentidão os ares  benéficos que sopram por todos os lados.Quando conseguimos fazer passeios no mato, em bosques, parques arborizados que sejam grandes o suficiente para que nos afastemos do contato com a cidade e com qualquer vestígio de civilização, sentimos a euforia da liberdade neste reencontro com a pujança da natureza em sua pura manifestação.

Pois esta prática é amplamente apreciada no Japão (nosso amigo Alexandre, do Lost in Japan.blogspot.com, deve conhecer melhor o assunto).Lá é chamada de "shinrin-yoku", que traduzido, significa banho de floresta. Segundo estudos, alguns momentos numa floresta (mesmo que urbana) favorecem o sistema imunológico e equilibram a pressão sanguínea, entre outros benefícios a nível físico.Esta experiência também comprova a diminuição de sentimentos negativos com real acréscimo dos positivos.

O importante nessa prática é vivenciá-la  como experiência sem confundi-la com exercícios físicos.A caminhada deve ser vagarosa, contemplativa, pausada em momentos de calma e vivências do entorno. Procurar desvincular a ideia de exercício físico ou mental , para desfrutar com plenitude o ser e o estar; sentir com todos os sentidos os cheiros, os ares. Ouvir o vento, o farfalhar das folhas nas árvores, o canto dos pássaros.Acompanhar o vôo das borboletas,o passeio das joaninhas e a música dos grilos.

Segundo estes pesquisadores, as árvores emitem substâncias para sua própria proteção,e a captação destas substâncias ( que são voláteis) são altamente benéficas ao organismo humano. Reservar sempre que puder, um tempo para o shinrin-yoku é reintegração com a pura essência da qual somos parte: a Mãe-Natureza!

*******************
Imagem: floresta de outono(weheartit.com)

13 comentários:

  1. Calu querida,

    Fui lendo e imaginando a floresta e a beleza das árvores,dos pássaros,das borboletas e grilos...sabe,amiga,a natureza exerce uma influência enorme sobre os seres humano,mas nós perdemos este contato mágico e precisamos recuperá-lo a todo custo.Vou seguir a sua preciosa dica e procurar uma mata aqui por perto para alimentar o espírito.

    Obrigada,querida.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Querida Calu,
    Eu não sabia que o nome era este "shinrin-yoku", mas eu adoraria ter um tempo sempre para esta prática. Amo o verde e caminhar entre árvores, visuais onde folhas se mexem, caem, plantas, flores, é o ambiente que me transmite espiritualidade, tal qual o escritor Rubem Alves que diz ser mais fácil encontrar Deus nestes lugares do que dentro de um templo.
    Eu concordo plenamente com ele, pois quando estive no Palácio de Versalles me deslumbrei com todo aquele fausto, mas senti Deus e até chorei de alegria quando vi aqueles jardins imensos, harmoniosos, flores brotando em direção ao céu azul.
    Se eu morasse no Japão seria shintoísta e teria o maior prazer em praticar todos os dias estas coisas. À propósito, meu vizinho japa lá da serra, nos convidou ontem para um passeio desse tipo no próximo final de semana e meu marido ficou empolgado, mas não sei se iremos, talvez ele vá, mas eu não gosto de acordar muito cedo e ele e a mulher acordam com as galinhas. hehe
    Você tem razão, os dias desse inverno estão simplesmente magníficos, perfeitos, temperatura como eu chamo "decentes" para se curtir uma cidade como a nossa.
    beijos cariocas]

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post!
    Eu adoro abraçar árvores.
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir
  4. Essa integração é necessária e a sentimos quando há possibilidade de desfrutarmos locais como o nosso Jardim Botânico. Há uma energia diferenciada.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Basta um passeio desses para que nos sintamos bem mais leves. A natureza tem essa capacidade, de nos encher de beleza, em todos os sentidos. Não conhecia o resultado de pesquisas, mas sua comprovação é imediata, quando nos permitimos essa integração. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Realmente ,Calu, um banho de floresta, esse contato contemplativo da natureza que nos rodeia, só pode nops acrescentar!

    Lindo post. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. AH, Calu, estou muito necessitada para andar numa floresta, ou num sítio ou mesmo num parque arborizado. Meu corpo e meu espírito anseiam. Infelizmente aqui onde moro, não existe tal lugar. Tenho necessidade de abraçar silenciosamente as árvores. Fico dentro de casa, demais! Lindo post! Amei e me revitalizou, pois sua escrita minuciosa fez com que eu fosse nesse lugar. Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Adoro me reabastecer energeticamente quando calmamente ando por entre a natureza, nestes momentos não faço exercício, aprecio os detalhes rsrsrs, os pássaros, as plantas, as forrações, cada florzinha rsrsr adoroooo, tenho uma conexão com a natureza, muito forte.
    Beijinhos e boa semana querida Calu,
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga,
    Mais uma que vc me ensina! E tô precisando tantoooo! Muito obrigada por esses textos lindos e proveitosos, esses aconselhamentos e deslumbramentos.
    Bjsssssssssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  10. Calu

    Um texto maravilhoso onde você dá grandes lições sobre os benefícios que a natureza nos propicia quando integradas com ela. Uma caminhada contemplativa onde(ser, estar e sentir se completam) na pratica do Shinrin-yoku.
    Já me senti plena em ler....ouvir o vento,o farfalhar das folhas nas árvores,o canto dos pássaros, a música dos grilos,o voo das borboletas e o passeio das joaninhas...

    Uma linda semana para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Calu,eu tb penso assim!Nós somos pura natureza e sentimos falta de retornar a ela.Quando passo muito tempo na cidade,sinto falta de pé no chão,fruta no pé,terra molhada,cheiro do mar...e se vou até a natureza,volto energizada!Lindo esse banho de floresta!bjs,

    ResponderExcluir
  12. Abraçar uma arvore dizem que é energizante,tudo de bom a natureza nos dá .
    meu beijo

    ResponderExcluir
  13. Eu quero crer que neste contato somos sugados e integrados ao ambiente.Estar no meio de todo verde há que ter influencias mesmo em nosso ser.
    Bela postagem informativa e estimulativa.
    Meu carinhoso abraço e viva a alegria com o Felipe.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!