quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Por sobre as águas


Todo mistério que há no mar

será sempre motivo de busca ávida por sabê-lo, por retê-lo...

Milênios viram este desejo,

e souberam o quanto impossível é entendê-lo.


Vejo passar os barcos pelo mar,

As velas como asas do que vejo

Trazem-me um vago e íntimo desejo

De ser quem fui, sem eu saber que foi.

Por isso tudo lembra o meu ser lar,

E, porque o lembra, quanto sou me dói.


Fernando Pessoa ( poesias inéditas-1930/1935) 



Por leme, o vento,

Por chão, o mar,

Por dentro, o desejo,

Por teto, o luar.

Por sobre as ondas,

em manso ficar,

beber o azul do céu,

chorar o azul do mar. 


4 comentários:

  1. Lindo demais tanto o Pessoa quanto o teu!
    O mar nos encanta e dá vontade de morar no azul...rs beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Naveguei nos versos da sua bela poesia fazendo um composê poético ímpar com Fernando Pessoa
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que lindooooo... Maravilhoso Calu...

    ResponderExcluir
  4. "beber o azul do céu,
    chorar o azul do mar. "

    Olá, querida amiga Carminha!
    Assim vivo eu...
    Limfo poemeto na imensidão do nosso amado mar
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!