quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Quantos nomes você tem?


 " Maria Madalena dos Anzóis Pereira
Teu beijo tem aroma de botões de laranjeira
Mas a Pretoria não é brincadeira
Maria Madalena dos Anzóis Pereira..." 

Em 1942, o compositor Pedro Caetano estava numa festinha em casa de parentes e uma menina lhe pediu para "fazer" uma música. Embora não gostasse de compor assim, Pedro animou-se ao saber que a garota se chamava Maria Madalena de Assunção Pereira, um nome tão musical que tinha até ritmo de chorinho.

Nomes sonoros já inspiraram poetas e compositores em todo o mundo e, para além dos nomes próprios ainda chovem inspirações vindas de apelidos muitas vezes bizarros. Quando o mote faz nascer peças bonitas, a referência está mais que consagrada.

Nosso cancioneiro é um manancial de belas criações inspiradas em nomes próprios e/ou apelidos mimosos( referindo-me às décadas antes da virada do século). É intrínseco à humanidade nomear-se tudo e todos e até ultrapassar quantidades para uma única pessoa.

Quantos nomes(apelidos) temos? Somos filhas/filhos, netos/netas, sobrinhos/sobrinhas, pais/mães, avós...somos nós na lista de chamada escolar, nos documentos oficiais, no chamamento dos amigos(as), nos apelidos em família, no curriculum, no trabalho, somos nós mesmos que atendemos aos chamados que nos conferem a multiplicidade dos nossos papéis na vida. 

Eu sou Carmen Luiza. Sou também, Carminha. Sou Calu; todas sou eu, a mesma, mas com muitos nomes carinhosos.



12 comentários:

  1. Boa noite de serenidade, qurida amiga Carminha!
    Gosto de todas as maneiras de lhe tratar... Calu foi a primeira...
    O bonito é ser uma só com nomes carinhosos que todos têm.
    Somos também vós, vovós...
    Os nomes têm significado especial, quanto mais carinhosos mais a pessoa é bem resolvida na vida. É prova de carinho e creio que você se lembre da questão do meu nome, rs...
    Gosto de músicas com nomes, lembrei-me agora de duas com Madalena...
    Tenha uma noite abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da publicação. Tem nomes lindos!:))
    *
    Rasgam-se pensamentos pelas nuvens
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Todos temos nomes e apelidos...Aqui sou a Rejane, Chica, raposa, vovó raposa, Rapa, tatusien ...rs...Conforme a hora ou pessoa que nos chama, vamos mudando. Gostamos de todos e assim todos tem sonoridade que faz bem! beijos, lindo dia,Calu! chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Calu,
    Um post muito interessante!|
    É verdade. Há pessoas que carregam um montão de nomes, principalmente na aristocracia!
    Antes de casar só tinha três. Depois fiquei com cinco.
    Mas, na vida real, sou simplesmente Emília e no virtual Ailime.
    Mais simples não há rssss!
    Beijinhos e um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. E eu sou a Onxa, Onxinha, Xuxu e muitos outros nomes fora que tem pessoas que se confundem e me chamam de Vereda, Vereza, Ravena e por aí vai.
    Os filhos me chamam de Onxinha pois dizezem que sou brava...rs.
    O marido me chama de Titinha.
    Adorei a postagem, Calu.
    Lindo dia.
    Beijinhos
    Onxa.

    ResponderExcluir
  6. Um amor de post, cheio de carinho, querida Calu!!! Aqui em casa também brincamos e chamamos uns aos outros com nomes/apelidos, muita gente me chama de Val, Valzinha, Lerinha...
    Bom final de semana, regado a muito carinho, beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Claro que todos os nomes que usa são carinhosos. Gosto de todos, reconheço-
    .
    Cordial abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  8. Olá, Calu! Que porção de nomes carinhosos você tem. Aqui em casa temos o luzinha( Luciano na forma carinhosa chamado pelos amigos) temos a Paty, a dudinha ,a Rafinha e a Gabi. Uma delícia tê-los por perto!. Abraços. Primeira vez visitando seu blog e amando.

    ResponderExcluir
  9. Interessante, a diversidade do tratamento, apelido não tive nem tenho, algumas pessoas, em alguns momentos me chamam de Norminha, é carinhoso, mas não me identifico, rs,rs, Tenho uma amiga Norma e entre nós, mutuamente, nos chamamos de Normita. bjs

    ResponderExcluir
  10. É mesmo! Interessante como no decorrer da vida nos lembramos disso e com carinho. Eu gosto de apelidinhos e não me importo se me chamam deles, acho que é uma forma de aproximação, carinho mesmo.
    Meu nome é Elizabeth, mas só me chamam de Beth ou Bethinha, foi sempre assim. No meio virtual fiquei conhecida pelo codinome Beth Lilás e o engraçado é que recebo quase que diariamente imagens lilases que me enviam dizendo lembrarem-se de mim quando a viram. Eu adoro isso, demonstra que cheguei ao coração de todos e serei lembrada mesmo depois que deixar esta vida. um beijinho lilás e uma ótima noite, amiga querida.

    ResponderExcluir
  11. Pensando nisso... eu sou Ana, Aninhas, Anocas, Cris, Ana Cristina, Tininha, Cristina, Ana Freire... e nos meus dias mais mal-humorados... ainda tem quem me chame de peste, pestinha e pestonga!... :-))
    Se não fosse esta sua encantadora publicação, nem teria feito a conta, aos nomes e suas variantes, que sempre me acompanham... consoante quem eu tenha por perto...
    Quantas coisas, fazem parte do nosso quotidiano, e a gente nem pára para pensar nelas... esta sua postagem me fez ver tal...
    Um beijinho! Feliz domingo!
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!