domingo, 27 de outubro de 2019

Eis meu lamento





Ontem,passando por São Cristóvão, bairro antigo do centro do Rio que teve sua época áurea no IIº império e nos anos iniciais da república recém-instaurada, vi com pesar o estado degradante que se apresenta. Muros e fachadas de casas e prédios totalmente pichados/rabiscados em clara intenção vandalizadora. A arquitetura clássica do casario resiste bravamente ao estado de deterioração reinante. Um local que guarda em suas construções parte da história da cidade e do país, encontra-se em profundo desterro dentro do próprio território.

Não há vontade particular e nem pública( esta, não mesmo) de promover uma revitalização urgente. Preservar e cuidar não fazem parte do dicionário da classe política local. Os verbetes em pauta permanente são outros, bem os sabemos quais. 

Frustração é a palavra que me destaca, pra registrar o mínimo de desolação ante tantas situações iguais espalhadas por outras regiões da cidade do Rio de Janeiro. A imagem que aponto aos bambas do power point seria um mapa do Brasil tendo a cidade descolada do território, pairando suspensa por uma espécie de cordão a sustentá-la, porém, deixando-a inatingível.

A cidade está tristemente degradada em seus espaços sociais e culturais, vilipendiada em valores e princípios, descarnada em suas raízes.                 Pobre Rio de Janeiro! 






14 comentários:

  1. Infelizmente para a humanidade não é só no Rio de Janeiro que a degradação acontece. Em Portugal arranjam-se e pintam-se hoje umas paredes, e amanhã, estão vandalizadas com grafites e outros escritos. Perdeu-se, infelizmente, o respeito pelas coisas, e o mais grave, pelas pessoas. Enfim, ainda existe muito lixo humano por esse mundo fora

    Feliz semana que se segue

    ResponderExcluir
  2. Boa tardinha de Domingo, querida amiga Calu!
    Tambem fico triste ao ver nosso Estado natal tao amado largado ao relento.
    Tem toda razao em escrever sua indignacao, minha amiga.
    Nao sinto mais gosto em ir por la apesar de sentir imensa saudade de muitos.
    Nao sei onde vamos parar com o que mostrou e outros que seu ❤ calou...
    Tenhamos um punhado de esperanca teimosa!
    Seja muito abencoada e feliz.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, querida Calu
    Concordo com você.
    Pobre Rio de Janeiro!
    Uma lástima!
    Te desejo uma abençoada nova semana.
    Beijinhos.
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Muito triste ficamos todos,Calu! Adoro o Rio,assim como adoro o nosso Nordeste e o que temos visto em ambos lugares nada nos deixa felizes. Uma pena! Mas ,se serve de consolo: aqui as coisas também não são nada respeitadas e tudo é empurrado com a barriga.. Lastimável! Que tenhamos todos uma linda semana, sabendo nós mesmo fazê-la assim ,sem esperar notícias boas por parte de governantes de nenhum dos escalões. Uma chafurdação , um desrespeito total, imundice é o que vemos! Mesmo assim, não percamos o nosso dom de brincar e ver o belo que ainda se apresenta nos nossos caminhos!! beijos, tudo de bom,chica.

    ResponderExcluir
  5. Ah, obrigadão pelo carinho lá no canteiros! bjs

    ResponderExcluir
  6. Calu,
    Eu sempre digo que o Rio de Janeiro é o meu lugar no Mundo. Mas, estão detonando com a nossa amada "CIDADE hoje nem tanto MARAVILHOSA".
    Basta observarmos o quadro político da cidade, onde a maioria dos governadores, prefeitos, deputados e vereadores, estão, ou já estiveram presos.
    Entregaram a cidade ao domínio miliciano... Perdeu-se o "glamour" de outrora e o respeito pelo cidadão, que nem sabe mais o que representa o direito de ir e vir (existente na Carta Magna), pois, muitos saem de casa para estudar ou trabalhar, sem saber se retornam?... Devido a essa violência desmedida que nos encontramos.
    Esperamos dias melhores, para nós que amamos o Rio de Janeiro!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei triste. Lamento profundamente esse estado de degradação imobiliária...
    Compreendo perfeitamente o seu estado de espírito e de alma.
    Também anseio bons governantes para o Brasil.
    Ótima semana.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  8. Vemos pelo Brasil inteiro a história se perdendo sem revitalização, valorização. Uma tristeza

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Calu,
    Que pena esse estado de coisas. Também fico triste quando encontro por aqui situações como essa, apesar de alguma evolução nos últimos quarenta anos.
    O Brasil é um grande e lindo País e merece o MELHOR.
    Que os políticos tenham olhos para ver e vontade para AGIR!
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Mas assino embaixo, Calu!! Por todo o Brasil vemos isso, essa falta de vontade de governar para o povo, só pensam neles, tudo pichado, mal cuidado, velho... São os nossos políticos, amiga, colocamos eles lá, mas eles é que decidem o que vão fazer, e precisa dizer?? Aqui é igual, buracos... e pegaram o dinheiro e fizeram mais estádios de futebol do que deviam, poderiam ter aplicado esse dinheiro na reconstrução da cidade, hospitais, praças...
    Um beijo, um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  11. Mais que pena, causa alguma revolta ver e sentir o descaso com as comunidades. Acha que as coisas serão diferentes nas próximas eleições?
    Um abraço com esperança. Bom feriado
    Ruthia d' O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  12. Sim, é frustrante e triste. Na minha ida a São Paulo, vi a paixão da cidade de São Luiz do Paraitinga por sua cultura e admirei o empenho na reconstituição dos prédios tombados por causa da última enchente. . É lamentável ver a degradação do Rio de Janeiro. bjs

    ResponderExcluir
  13. Um depoimento que sei, carregado de saudade e decepção com a coisa publica e além do mais com a história, como se nós a tivéssemos. É triste Calu para nós que somos de cidades que carregam uma história e que esta é desprezada e pichada. Assim é um pouco Salvador onde o Brasil pode-se dizer começou. Muita maquiagem para enganar, mas ainda há uma certa preservação. A gente olha para Ouro Preto e outras cidades da região e vê como se protege. Lamentável Calu este seu olhar sobre a bela cidade maravilhosa, que não é só zona sul.
    Ainda vamos sonhar com uma revitalização.
    Meu carinhoso abraço e feliz novembro de risos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Matando saudade do seu cantinho lindo!
    Um bom poste, e sempre bom lembrar desses dias.

    A amizade se enriquece com sentimentos bons quando o coração descobre a grandeza fraternal da vida. Hoje domingo, dia de descanso, mas também de visitar amigas e amigos queridos.

    Que seu dia de hoje seja marcado por coisas felizes e que em seus lábios esteja o sorriso da felicidade! Um ótimo Domingo.
    Abraços

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!