segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Imagens e Reflexos





Me deparei com uma expressão, no mínimo, interessante: " o espelho positivo". Pronto, com certeza, essa expressão já lhe trouxe definições à mente , neh? 

Obviamente, digo eu,  será aquele espelho que só refletirá o bem e o belo, pois sim? Assim é o que me parece mas, para além das aparências instantâneas, o quê de fato conterá tal idéia? 

Falta-me uma bola de cristal para elucidar todas as variantes que moram na dita expressão, porém, irei palpitar sobre o som que dela ecoa em mim, pra mim...

Vejo nela um acolhimento a definir ações tão conhecidas de nós, aqui na blogosfera. Somos, em grande maioria, espelhos positivos refletores dos dons  e das artes dos amigos e amigas blogueiros(as). Em algum comentário feito  num ( ou mais ) determinado blog, levamos palavras incentivadoras a alguém que poderia encontrar-se tímido(a) em lançar-se no mundo dos blogs. Por vezes, encorajamos  nossos pares com aplausos, com acolhimento, com interações que multiplicam a rede de boas práticas e de boas amizades fomentando um círculo mágico e engrandecedor. 

Em esmagadora maioria protegemos uma imagem refletida nas palavras, nos poemas, nas diferentes criações estreitando laços humanos em plano virtual.

O bom, o bem, aí residindo, é inegável. Todos temos consciência disto, pois aqui permanecemos.Há , no entanto, um lado controverso poucas vezes aparente. Me refiro à dependência quase inconsciente de aprovação, de visitas e opiniões constantes, o que pode enevoar a forte claridade aqui desfrutada por todos e todas. Somos humanos e podemos nos confundir em qualquer circunstância, sendo deste tipo, não há nenhum pejo e tudo tende a se iluminar a cada rotação da esfera blogocêntrica.






11 comentários:

  1. Boa tarde de muita paz, querida amiga Calu!
    Linda matéria, como era de se esperar.
    O lado bom do nosso espelho interior é uma maravilha... sempre nítido, por isso se fica tantos e tantos anos blogando sem se melindrar, sem esmorecer, sem desanimar...
    O lado bom do espelho é visto em BCs onde os afins se reúnem para confraternizar sem competições. Creio no poder da doação, na gratuidade, no doar nosso tempo em estreitar laços fraternos.
    Nos aniversários, os amigos se confraternizam, se amam fraternalmente falando... nas festas dos blogs, os blogueiros se doam com tanto esmero, com gratuita adesão visto que não ganhamos nada em troca a não ser os benditos elos de amor fraternal imprescindíveis ao nosso crescimento interno... Isso vale ouro para os amantes da paz.
    Tem muito mais, em meu caso, por exemplo, o quanto eu aprendi, amiga, com todos vocês e o quanto me deixei de intimidar com certas coisas e pessoas. Lembro-me, com muito carinho e saudade, da Glorinha de Lion... ela me ensinou muita coisa.
    Obrigada por fazer parte do lado bom do meu espelho virtureal...
    Adorei ler sua matéria tão bonita em base a um reflexo que nos mostra na foto e lhe deu uma bonita inspiração, querida.
    Estamos em sintonia com nossos espelhos, também postei sobre...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Linda foto essa e que bom todos os reflexos fossem apenas positivos e do bem. Em tudo , em cada espaço que circulamos, há o bem e ao lado dele, ainda que por vezes oculto, o mal...Saibamos pois, ONDE e COMO circular...Isso cabe pra tudo e por isso as amizades na blogosfera se tornam fortes...Sabemos com quem estamos nos comunicando... E tomara nunca chegue o dia de nesse campo também desilusões acontecerem...Tomara! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Querida Calu
    O que mais me faz feliz na blogosfera são as amizades que eu já fiz e faço diariamente.Encontrei pessoas gentis e queridas. Por isso, tenho o prazer de ir visitá-las um dia ou outro. Espero que as pessoas comprendam que nem sempre isto é possível, mas não quer dizer que não me importo com elas. São todas igualmente importantes para mim.
    Obrigada pela sua linda amizade, Calu.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calu,
    Logo no início não posso deixar de aplaudir esse maravilhoso reflexo!
    Sobre o conteúdo do texto, escrito com a sua habitual qualidade, estou totalmente de acordo.
    Refletimo-nos nos nossos posts, nos nossos comentários estreitando laços que privilegio muito.
    O tal lado obscuro não me agrada principalmente quem apenas comenta com o link do novo post!
    Graças a Deus são uma grande minoria...;))!!
    Um grande beijinho, Amiga.
    Continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Gostei da imagem do espelho positivo e da dissertação.
    Os blogueiros têm consciência das 'regras do jogo'...
    A maioria dá o seu melhor nas suas publicações.
    Também gostei da imagem.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Calu!
    Gosto destes textos que nos fazem olhar para dentro e ou no nosso próprio espelho.
    Gostei da expressão"espelho positivo" de diante suas palavras tão bem colocadas,
    hei de concordar em cada uma e dizer, que se assemelha ao espelho cristalino de um compositor pernambucano, que ele jura ter recebido de uma baiana trazido de Maceió. Ver e deixar-se ver é uma pratica nesta blogosfera que militamos como grande família.
    A imagem é fantástica e a vi em movimento positiva e cristalina e encantei.
    Abraços amiga e que sua semana esteja leve e alegre.

    ResponderExcluir
  7. Nem sempre estamos tão presentes nos blogs, mas a tempo mostramos nosso carinho e interesse por esta rede do bem e com tantas pessoas brilhantes em seus textos, crônicas e/ou versos, Aqui estou e pretendo estar pelo tempo que me for possível... bjs

    ResponderExcluir
  8. Lindo espelho esse que só consegue enxergar beleza e amizade. Que saiba manter esses "óculos" cor-de-rosa que espalham felicidade. Da minha parte, só tenho que agradecer a bondade que deixa sempre no meu cantinho, em forma de comentário.

    Beijinho, linda Calu
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu, gostei muito desse teu texto. A blogosfera é uma rede, também, mas creio que bem diferente das outras, não há agressão, embora as amizades sejam ditas virtuais, tenho encontrado nesses anos todos em que faço parte, uma camaradagem e um carinho muito grande, ninguém entra para se queimar e brigar. Sou testemunha do quanto recebemos e damos força para alguém que esteja doente ou vá para uma cirurgia. E essa valioso carinho de doar-se, muitas vezes supera as amizades ditas como reais. É, reais, mas que as vezes não são muito presentes.
    Gosto imensamente da blogosfera, gosto de ler os amigos e gostei muito desse teu texto, muito vivo.
    Beijo, amiga, uma boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a foto e mais ainda, a reflexão que nos toca e deixa explícito que, sempre, devemos ser espelhos do bem em todas as ocasiões.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!