quarta-feira, 31 de julho de 2019

A antessala do paraíso





Já me vou pela página 337 das 370 que compõem o livro:" O segredo da Dinamarca - descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo , de Helen Russel. Vamos combinar que o subtítulo é sedutor. Pois, muito bem, lá venho eu palmilhando a leitura da obra com grande satisfação. A autora tem uma escrita leve e bem humorada. Me arrancou gargalhadas em alguns trechos e me manteve presa aos segredos revelados em cada capítulo. Segredos estes, bem analisados e baseados em estudos e depoimentos de pensadores dinamarqueses renomados.  

Episódios verídicos relatados me surpreenderam positivamente diante das situações costumeiras deste povo nórdico.Muitas tradições e elevado respeito às leis e normas da nação fazem parte do dia-a-dia de toda população e são encaradas como um bem nacional. Para lhes dar uma idéia, os cidadãos reconhecem que pagam altos impostos, mas, que estes são uma obrigação mais que justa para o perfeito funcionamento do bem-estar social( o qual existe e é concretamente aplicado); pasmem vocês.

O grau de confiança dos cidadãos em suas instituições e em seus conterrâneos ultrapassa os limites da estratosfera. As pessoas são respeitosas e agem com retidão(* sonho meu).

[ ]" O trabalho de Peter Dinesen, do departamento de ciência política da Universidade de Copenhagen, que pesquisa a confiança social, relata: ___ Nós vivemos numa sociedade que é muito justa, possui instituições eficientes e não tem corrupção, e onde as pessoas são geralmente tratadas de forma igualitária e com justiça. Suborno de policiais ou políticos é algo quase praticamente inexistente na Dinamarca, somos bem cuidados e cuidadosos, então isso nos dá a base para a confiança.[ ]"

Em 2016 foi divulgado pela OCDE relatório anual com uma lista dos 38 países que possuem melhor qualidade de vida no mundo.A Dinamarca ficou em 3º lugar frente a todos os requisitos de uma vida cuidada e segura para seus cidadãos.O Brasil ficou em 35º lugar em alguns ítens , mas estacionou em último lugar no quesito Segurança. Nem dá pra comentar, neh. 









18 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Calu!
    Foi bem este o tema que partilhamos em familia neste fim de semana. Sobre paises avancados em tudo... Sobre o bem-estar dos cidadaos patriotas.

    "As pessoas são respeitosas e agem com retidão(* sonho meu/nosso)

    Muito bom ler uma escrita igualmente leve e feliz como o povo da Dinamarca e seu post muito bem escrito.
    Tenha dias abencoados, amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Querida Calú,à Bélgica é bem assim. A diferença que os salários na Dinamarca são maiores,mas o custo de vida também maiores. Os impostos por cá são altíssimos mas a saúde cá é uma das melhores da Europa. Para tu ter uma idéia. Eu fui atendida nas urgências em 30 minutos. Não paguei nada. Um mês depois a fatura chegou. 27 euros com 30 dias para pagar. A educação é pública gratuita e o governo investe em média 8 mil euros por ano por um aluno. Sem falar nos atentados,a nossa segurança é boa. Infelizmente nossa Tropicália está muito longe destes bem está social. Quem sabe um dia? Beijos grandes querida!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Calu,
    Pois é Calu, a Dinamarca assim como outros países nórdicos são um exemplo de retidão e justiça, nomeadamente no que respeita à social. O pagamento dos impostos é altamente recompensado, dado que o ensino, educação, saúde e outros são praticamente gratuitos e de extrema qualidade. São os terceiros não é?:( Portugal 29º. Os países do sul têm um tratamento diferenciado:(. Muita desigualdade nos salários.
    Beijinhos e obrigada por este excelente artigo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha! Sonho que almejamos, pois pagar e ter retorno é compensador. A leitura nos dá este gostinho de interagir com a justiça social. Grata pela partilha.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, Calu.
    Gostei e agradeço a sugestão e apresentação.
    Excelente fim de semana.
    Abraço afetuoso.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  6. Oi, Calu...estás brincando, não somos nós o povo mais feliz do mundo??? rssss, brincando, amiga, também fiz essa pesquisa de tão desnorteada que estava! Li todos os países enquadrados, que inveja!!
    Não conhecem corrupção... rsss E também da Dinamarca. Olha, não peço tanto, mas um tiquinho só! Não precisamos estar no top dos 10, mas também não como lanterninha. A felicidade só alcança um povo quando realmente quando seus impostos, apesar de bem alto, cobrem tudo, saúde, educação e segurança. E até lazer. Vou procurar esse livro, quero me deliciar.
    Bela postagem, gostei muito.
    Beijo, um bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi um 'quando' a mais. Corrigindo...

      A felicidade só alcança um povo quando, realmente, seus impostos, apesar de bem altos...
      beijo!

      Excluir
  7. Que ´ótima dica,Calu e uma pena que resta pros brasileiros a posição de lanterninha ou quase... beijos, linda semana!chica

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu, que legal sua resenha!
    Eu estava curiosa sobre esse livro, agora fiquei com vontade de ler!
    Ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Minha querida Calu
    Você sempre nos presenteia com interessantes e instrutivas postagens.
    Obrigada pela valiosa dica.
    Te desejo uma noite de paz.
    Beijinhos de
    Verena

    ResponderExcluir
  10. Não deveríamos nos pasmar com impostos que são pagos e se revertem para os contribuintes... mas infelizmente ainda é assim.

    Eu também saboreei as aventuras de Lego Man e sua esposa por essas terras geladas! É mesmo delicioso, hilário muitas vezes e nos faz refletir bastante sobre quão longe estamos desse bem-estar que é direito de todos.
    um beijo Calu!

    ResponderExcluir
  11. Uma partilha contendo sugestão de leitura riquíssima!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  12. Interessante este livro Calu e as verdades inseridas, que para muitos povos possa parecer normal, a nos causa espanto e estranheza, nos valores aqui descritos. Quando de uma viagem à Alemanha em 1999, ouvia um amigo dizer sobre o prazer de pagar impostos e ter as coisas funcionando. E vejo que de lá para cá nada mudou para nós.,
    Bela síntese e partilha da leitura amiga.
    Uma semana maravilhosa para você.
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  13. Foi inspirada por esta sugestão que finalizei o meu poema no Refúgio dos Poetas.
    Dias intensamente felizes.
    Beijo.
    ~~~

    ResponderExcluir
  14. Bom dia de Festa, querida!
    Um carinho a voc~e aqui:
    https://www.escritosdalma.com.br/2019/08/reviravolta-maritima.html
    Deus continue a abençoando muito, minha amiga.
    Bjm carinhoso, festivo e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  15. Querida Calu, eu também sou fã desses países nórdicos, eficientes, primeiro mundo, onde o custo de vida é elevado mas as pessoas têm uma vida digna, conseguem até conciliar carreira profissional com vida familiar (pasme-se). Mas têm um senão. O Inverno e a falta de sol. Vai ver é por isso que equilibram com tanta coisa boa.
    Sei que festejou o seu aniversário por estes dias. Espero que tenha sido uma ocasião feliz. Beijinho de parabéns
    Ruthia
    O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  16. Ora aí está um livro, que eu adoraria ler... para descobrir o segredo de tanta felicidade, que também falta um pouco a este nosso povo português... sempre tão cabisbaixo e conformado, com o seu próprio fado...
    Excelente sugestão de leitura, Calu! Já anotando!...
    Deixo um beijinho, e os meus votos de um até breve, por ocasião da minha habitual pausa de Verão... entre férias e obras em casa... estou contando voltar lá para meados de Outubro!...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Eu vim trazer-te o meu abraço
    E agradecer o carinho da sua visita
    com comentários lindos.
    Obrigado por sua
    preciosa amizade!!!
    Não existe nada mais lindo
    Do que o seu carinho com cheiro de Flor !
    Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!