terça-feira, 25 de setembro de 2018

Setembro-Amarelo


Sem alienação mas, em confessa tergiversação, esmiuço os dias restantes desse setembro ruidoso e seu emblemático título amparado na cor alerta:Amarelo.
 Amarelo-alerta de situações-limite que, podem tornar-se irreversíveis, fatais. Agonias d'alma muda, escondidas atrás de sorrisos tristes ocultam emoções devastadoras, altamente perigosas por serem, mudas. E, ao tornarem-se audíveis quando, porventura, tornam-se, podem ser o eco final, replicado em decibéis mortais.

Prevenção, atenção, escuta e acolhimento são imprescindíveis remédios no esforço de evitar o suicídio.Nossos dias corridos, nossas horas cheias o são também para todos e todas enredados na ciranda do relógio tirano, fazendo-nos cegos diante dos sofrimentos não-visíveis.

Setembro festivo nas cores primaveris sobressalta a energia do Amarelo alertando para uma cruel realidade ocultada na agonia das emoções doloridas demais.

*****

Bons conselhos
Atitudes em seu cotidiano para estar atenta(o) e ter uma vida mais leve, plena e feliz!
1. Sentimentos negativos
Você já passou por muita coisa ruim e ainda passará por tantas outras. É a vida! Mas foque nos momentos bons que teve. Sentir raiva, mágoa ou culpa só irá fazer com que sua energia vá embora mais rápido.Cultive o amor e a alegria e sinta-se renovada!
2. Pensar sempre sobre as mesmas coisas
Algumas vezes, precisamos de um tempo sem pensar em nada para repor nossas energias. E pensar e repensar durante muito tempo sobre uma determinada coisa nos cansa tanto. Se o pensamento for sobre coisas negativas, a energia é sugada ainda mais. Remoer um assunto não resolverá nada e só alimentará ainda mais a vontade de ficar obsessivo com isso. Se você tem como resolver os problemas que vivem em seu pensamento, resolva. Mas se não tem, simplesmente esqueça!
3. Ser ressentido
Não superar fatos que te machucaram não resolve nada, só alimenta sentimentos ruins e te torna uma pessoa amarga. O perdão e a aceitação são libertadores. O que passou, passou. Bola pra frente!
4. Viver no passado e esperar pelo futuro
Negar o tempo em que se vive é uma das piores coisas que você pode fazer. Achar que o passado era muito melhor e ter saudade exacerbada dessa época, ou então apostar todas as fichas no futuro são maneiras instantâneas de drenar energia. Viva o presente e aproveite cada momento.
5. Falta de cuidado com si mesma
A primeira pessoa que se deve pensar quando o assunto é zelo, é em você mesmo. Quando estamos bem conosco, tudo parece fluir e nada irá atrapalhar nossa vida. Já quando fazemos o contrário, tudo parece empacar e a nossa energia vai embora rapidamente. Cuide da mente e do corpo, com uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e um tempo dedicado  ao lazer .
6. Viver outra vida
Conhecer alguém e criar interesses é normal, mas muitas vezes passamos do ponto saudável de fazer isso e começamos a viver uma vida que não é a nossa. Aos poucos esquecemos do que gostamos, do que é a nossa individualidade. A vida das outras pessoas nunca lhe fará tão bem do que viver a sua. E o mesmo vale para outras pessoas que queiram tolher suas vontades e viver a sua vida. Dividir e somar é benéfico, só é preciso ter cuidado para não subtrair suas necessidades individuais e suas escolhas.
7. Mentir
Uma mentirinha ou outra faz parte, mas mentir constantemente e sobre coisas grandes faz você gastar uma energia absurda. Se a mentira for sobre quem você verdadeiramente é, então… fuja dessa! Ser você mesmo te garante uma vida bem mais leve.
8. Negligenciar sua vida
O excesso de preguiça geralmente gera um ciclo sem fim. Preguiça de iniciar uma ação nos torna estáticos e então, negligentes com nossa própria vida. Desta forma, não criamos objetivos e tendemos a ficar inertes, apenas vendo nossa vida passar e o tempo se esvair. Ninguém vive bem assim, acredite!
9. Viver longe da natureza
Se você vive em grandes centros urbanos ou tem pouco contato com a natureza, isso é um problema. O solo, as árvores e os animais renovam nossa energia naturalmente, procure tirar um tempo e ir para algum lugar onde possa ter este tipo de interação.
10. Viver no meio da bagunça
Quando você era criança e mandavam guardar os seus brinquedos e arrumar a bagunça do seu quarto, havia implícita uma lição para toda a vida. Ninguém consegue viver bem no meio de uma zona, quando arrumamos nossas coisas estamos também arrumando nossa mente e nossa vida como um todo. Organização física, de espaço, também significa organização energética. Além disso, a bagunça pode gerar uma série de atividades incompletas, o que também suga sua energia.
11. Inconformismo
Aceite sua vida. Aceite seu corpo. Aceite suas condições. Aceitação! Está é a palavra para uma vida plena. Questionamentos são bem-vindos, mas se forem para coisas que podemos mudar e lutar para conquistar. Caso contrário, aceite e a sua energia estará garantida.
12. Fanatismo
Nunca se entregue de corpo e alma a algo ou alguém. Tenha admiração e acredite no que te faz bem, mas abra o olho se sentir que está sendo manipulado e nunca tenha fé cega.

Conselhos/fonte: www.eusemfronteiras.com.br/atitudes que drenam sua energia



9 comentários:

  1. Boa Noite, querida amiga Calu!
    Você não sabe como me emociono ao ler esta temática e a forma de como a redigiu, com tanta sabedoria como lhe é peculliar.
    Sabe, querida, eu tive uma depressão (neuro vegetativa) há anos e a oração me libertou dela. Somadas à uma série de terapias e amor próprio, claro!
    Entretanto, isso me serviu para ajudar a quem esteja triste ou amargurado. Só não consegui com uma única pessoa da família, mas é caso de psiquiatria e eu não dou conta... A todos que tentei com minha formação pequena em Terapia, eu fui beneficiada com tanto que aprendi nos grupos que orientei com pessoas dóceis por trás de máscaras necesárias para elas sobreviverem... são do bem e não se sentem compreendidas...
    Mas vamos ao que importa aqui: eu nunca tentei o suicídio por Graça Divina e nem me passou pela cabeça mas, como estudei sobre tal 'problemática', sei que foi um Graça Divna fenomenal e nunca tive vontade de acabar com minha vida apesar de já ter sido extremamente triste e você participou da minha ultrapassada fase há uns quase 10 anos, onde já conseguia falar sobre tais dificuldades que fosse ainda que não tivesse soluções...
    DEUS me abençou e, hoje em dia, sou toda alegria para quem é triste e fé para quem não tem mais esperança. A ELE toda honra e toda glória para sempre independente de Religião...
    Parabéns por abordar de mameira séria e consciente o mês amarelo por excelência.
    Dei meu testemunho para edificar.
    Quando me senti amada, sai do quadro de tristeza profunda... a gente deve amar mais... e plenamente... aos suicidas pode lhes faltar amor em abundância.
    Deus te abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Num país tão desgovernado de poucas possibilidades pessoas controladas se perdem, sonhos são estraçalhados. É iminente a perda de chão e num relance tudo escurece, é preciso mais que alerta, é preciso acender sonhos, preservar vidas. Bela postagem Calu com esta receita generosa e providencial.
    Eu conheço de perto as fraquezas e sei o quanto precisa de ajuda, os que perdem o chão.
    Semana feliz para voce Calu e que a Primavera lhe faça florir os sonhos e os dias leves floridos.
    Meu abraço com carinho amiga.

    ResponderExcluir
  3. Setembro, um mês tão lindo, agora serve de importante campanha e alerta. É preciso ouvir, doar ouvidos, ombros pra dividir cargas... Por vezes podemos ajudar alguém que de nós e tão pouco precise!

    Gostei de te ler e dos conselhos que abrangem bem cada situação! beijos, lindo dia ! chica

    ResponderExcluir
  4. Daffodils are such beautiful flowers, I love seeing them in the summer time. I also love the color yellow which is why I probably love them so much! Thanks for the share, have a fantastic rest of your day. Keep up the posts.

    World of Animals

    ResponderExcluir
  5. Amo setembro, principalmente pelo que nos transmite com seu frescor e colorido e considero perfeito para para estes tipo de campanha. Manter o contato intimo consigo mesmo é essencial para o bem viver. Muito bons os conselhos listados. bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida Calu
    Excelentes conselhos, amiga
    Nunca se entregue de corpo e alma a algo ou alguém.
    Importantíssimo conselho.
    Não se pode viver a vida do outro.
    Beijinhos e o meu carinho.
    Verena

    ResponderExcluir
  7. Belos conselhos, tão fácil de seguir, mas tanta gente se perde.

    bjss

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!