sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Manifesto arboral




Aconteceu uma roda de conversa imprevista, daquelas que reúnem amigas de muito tempo e de pouca vista.Dez passos na mesma calçada e, voilà, abraços e risos se realizam. 

Enquanto a natural curiosidade rolava n'um papo descontraído, desenrolava-se , logo adiante, um serviço da prefeitura.  Dois funcionários da secretaria de parques e jardins empoleirados na escada gigante faziam a poda das árvores da rua.Nossa atenção voltou-se para a cena. Iam, concentrados,cortando os galhos emaranhados na rede elétrica. Até aí, tudo nos conformes, como dizia minha avó. Seguiam um ritmo apressado e mal davam por acabada a poda de uma amendoeira, já se deslocavam pra seguinte. 

A mesma percepção se deu para nós três, observadoras: a árvore ficou quase careca de um lado só. Ora, pois, não é preciso ser técnica de desbastamento pra constatar que algo está muito errado.Mesmo priorizando o desembaraço da rede elétrica, não pode deixar-se de lado a integridade da árvore. Uma poda lógica deveria equalizar toda a copa para garantir a sustentação e equilíbrio da amendoeira em caso de ventos e chuva forte. 

Nesse intervalo da conversa, uma quarta senhora se aproximou de nós, contando que haviam feito podas criminosas em outro bairro próximo muito arborizado. Mais que impressão, fica a certeza que aqueles funcionários não tinha lá muita noção do trabalho que faziam.Parecia que se divertiam ao manusear a horrenda serra elétrica.  Fato assombroso.

Li, faz tempo, que Nova York mapeou todas as suas árvores, catalogando com minúcias as espécies e os locais de existência. Começaram o mapeamento em 2015, contando com 2.300 voluntários, que junto com a equipe de NYC Parks, identificaram e catalogaram 684,5 mil árvores,analisaram o impacto ambiental e financeiro das árvores e concluíram que as quase 685 mil árvores lá existentes são capazes de reter 1 bilhão de galões de água das chuvas poupando o equivalente a $ 10,08 milhões  em reparação de danos fluviais e problemas com inundações. __Agora, o assombro é estratosférico, concordam!

As árvores constituem um eco-sistema em si próprias, além dos benefícios já sabidos que sua existência encerra, acrescenta-se a suprema necessidade de tê-las em áreas urbanas edificadas em concreto armado e sufocante. O mínimo que seria esperado dos serviços urbanísticos é eficiência e lógica no trato das áreas verdes tão cruciais na vida das cidades.



10 comentários:

  1. Amiga, muito interessante sua postagem. aqui na minha cidade tinha muitas árvores, com as podas totalmente erradas acabaram muita morrendo. gostei muito do seu post. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Podar exige sabedoria na arte de bem o fazer!bj

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa percepção das amigas que logo identificaram que algo estava errado, Pena não apenas ali... Em todos os lugares falta o preparo, a habilidade, o estudo pra tratar de seres tão lindos da natureza! PENA! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Calú,que crime! A Bélgica é um país verde. Todos nós aprendemos à amar e respeitar à natureza! As árvores são nosso pulmão! Cá ,cada prefeitura mapea suas árvores e tudo é calculado por quantidade de habitantes. A poda e a plantação,é feita pir profissional. Ninguem pode exercer uma função por cá sem ter um diploma para tal. E todo profissional é valorizado. Acho que falta isto no Brasil,qualificação. Bom fim de semana amiga! Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Querida boa roda

    Na realidade não há interesse de poda, só apenas de retirar os galhos dos fios. Não há nenhuma conscientização sobre a importância da área verde. Qdo houve podas na praia de Icaraí, ficou bem nítido. As árvores ficaram sem estética, capengas mesmo.
    Eu fiz umas fotos mostrando a altura das árvores daqui da rua e o total descaso dos órgãos competentes.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Verdade, sabe que eu não dava muito importância a árvore, gostava, queria preservar mas não entendia direito, pois estava na minha cultura de RJ cortar e cimentar, parecia tudo mais fácil, quantas vezes gostava da ideia de ver ruas sendo alargadas e árvores sendo cortadas, afinal as ruas largas iriam me tirar do engarrafamento, esses anos aqui em Curitiba me mudaram profundamente como é bom ter árvore na cidade. Hoje valorizo muito mais uma árvore. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  7. Calu, agradeço de coração sua mensagem, estará com toda a certeza ao lado de Deus e do meu saudoso papá, beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Um post sobre um assunto bem actual e pertinente!
    Aqui onde vivo, tem árvores com uma altura inimaginável, num parque, fechado ao público... mas a sua altura é tal, que quando alguma cai, ramos ainda vêm parar na estrada que ladeia esse parque... onde constantemente passam carros e pessoas constantemente...
    Há alguns ano atrás caiu uma... por sorte não atingiu pessoas, que até são minhas amigas... iam passando... os filhos iam um pouco mais à frente... por sorte, a árvore caiu bem no meio do grupo... pura sorte!
    Para o município poupar verba... árvores que eram tratadas... e cortadas, deixaram de o ser... e agora sempre que há ventos mais fortes... estamos sempre esperando que caia a próxima... em breve, num dos maus próximos post, até deixarei uma imagem das mesmas... por agora ainda sem folhas... por estarmos em pleno Inverno...
    Deixando um beijinho, Calu, junto com os meus votos de que tenha uma excelente semana...
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, querida Calu
    Como dizia um amigo meu: Falta "sensibilidade"para certas pessoas.
    É realmente lamentável.
    Te desejo um lindo dia e maravilhosa semana.
    Beijinhos muitos.
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  10. Quanto desrespeito para com a natureza...gente despreparada e sem noção alguma ...e infelizmente gente assim parece não faltar, para nossa tristeza... aqui pelas minhas redondezas, estava parada num semáforo, quando vi, um "ser"... só dizendo assim, com um tapete de borracha do carro que estava lavando, batendo este tapete, no tronco da arvore, pra tirar a sujeira...achei um absurdo, não pensa que a arvore é um ser vivo??? Pegar uma vassoura e varrer, não quer, né?
    E assim caminha a humanidade...
    Árvores são vida, temos que cuidar com carinho e respeito...
    Boa semana, amiga, beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!