sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Desvarios Permitidos


( foto by Tica)

Uma das imagens que me chamou atenção na meninice ao assistir pela primeira vez em filme-animado" Um Conto de Natal ou O fantasma do Scrooge" foi a figura fantasmagórica do Espírito do Tempo que detém o poder de viajar através do passado e do presente e ainda visitar o futuro. Um poder que me fascinou e fascina até hoje. A revisitação e, por que não, a possibilidade de redesenhar o passado, a qual não me parece tão absurda assim, abre portas antes trancadas por pesadas chaves. Fantasia em alto grau? Febre da Selva? Será?

Descansando as asas da magia, recosto em almofadas de nuvens fofas e me deixo levar por tais perspectivas nesse alvorecer do novo calendário. Me acompanhe, convido-te. 

Se uma readaptação decretada omitiu dez dias do calendário juliano para fazer caber a nova organização gregoriana dos dias e meses do ano solar, que dura em média 365 dias (em média), 5 horas, 49 minutos e 12 segundos com datas em variáveis marcadas, penso que pouco importa as variantes dos ponteiros no dia 31 de dezembro. O que vai sempre constar é o limite estabelecido e aceito de que este é o último dia do Ano e limiar do Novo que se posta bem ali, depois das doze badaladas dos ponteiros suíços( pra caber exatidão).

Então, por que não podemos viajar entre as horas e minutos da nossa própria história e resgatarmos o imutável, mesmo que seja dentro das melhores intenções de quebra de paradigmas, de renovação e aprendizado? Nada que reverbere culpa ou desalento, mas que exalte em nós a capacidade resiliente e motivadora, transcendendo tempo e espaço, redesenhando atitudes, colorindo sonhos, emoldurando lembranças.

Pra cada um que sinta ser possível colocar em novas telas o que de melhor viveu, sinta-se pertencente à tribo dos atemporais, portadores do espírito do Tempo para o antes , o agora e o depois. Força criadora de novas realidades para reforço dos alicerces que baseiam uma sociedade mais justa e solidária.

Sonhemos juntos!



14 comentários:

  1. Oi Calu!
    Parabéns pelo texto, tema e forma abordada.
    Sonhar é o primeiro passo para podermos torna algo real.
    Agradeço pela tua presença, comentário e por seguir-me.
    Desejando um feliz 2018 com muitas energias positivas.
    Abração com carinho

    ResponderExcluir
  2. Já estou aqui sonhando junto!
    E na verdade, acho que estamos numa espécie de sintonia de calendários...
    Acomodemos a imaginação em fofas almofadas e vamos seguindo!
    Beijo Calu.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a foto e tuas palavras sempre legais! Cada um de nós tem esse poder de sonhar e viasjas no tempo em imaginação pra frente e em recordação pra trás... Isso é bem bom! Lindos sonhos sempre! Precisamos! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Convite aceito. A vida é feita de muitos sonhos, por isto tão estimulante. Lembro-me aqui e agora como na puberdade a véspera dos carnavais me revestiam de magia. AH! como é bom revisitar nossas memórias. bjs

    ResponderExcluir
  5. Seu texto me fez pensar, não sei se foi depois dos 40 mas sinto que a idade traz essa avaliação, ultimamente tenho visto até filmes, novelas antigas sabe tipo uma nostalgia. Sei que a vida anda pra frente e tem coisas do passado que dentro do contexto, do conhecimento, fizemos o melhor que podíamos e vamos seguir sonhando que o futuro nos reserva grandes e maravilhosas alegrias. Com amor Eliane

    ResponderExcluir
  6. Sonhemos então e gosto do brilho esbatido do olhar!
    ...
    Ontem mostrei um belíssimo conjunto megalítico:
    https://crocheteandomomentos.blogspot.pt/2018/01/conjunto-escultorico-megalitico.html

    Hoje … e para comemorar o Dia de Reis … uma partilha gostosa:
    https://ospetiscosdagracinha.blogspot.pt/2018/01/bolo-rei.html

    Especialmente para si … um belo de um fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Calu! Bom dia!
    Adoro viajar no tempo! E adoraria de fato!
    Tem quem ache que não devemos olhar para trás que, quem vive do passado é museu... Eu amo o passado! O meu, dos meus pais e familiares, adoro ouvir histórias vividas pelos amigos.
    E nunca deixo de sonhar!
    Tem um filme que amo demais, que está na minha lista dos dez mais da minha vida - rerere - Uma Questão de Tempo. Lindo demais! Recomendo!
    E claro que podes usar a foto que quiseres.
    E quero aproveitar e me desculpar poe ter raptado o Verdinho! Sim, foi quase um sequestro, um cárcere livre! rerere Fiquei muito tempo com ele aqui, me atrapalhei toda e custei a levá-lo para o portão de embarque. Mas foi! Saiu do sul, está mais perto de ti, de novo!
    Ele vai continuar viajando? Qual a ideia! Adorei esta brincadeira!
    Calu, um feliz ano para ti e para os teus! Que a gente possa sonhar e realizar muito neste novo ano!
    Bjinho!!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida Calú! Uma maravilhosa crônica como sempre! Sabe que tive o mesmo sentimento que tu no ultimo dia do ano? Enquanto os fogos faziam o seu espetáculo eu fazia meus pedidos e passou um filme de todos estes anos vividos. Minha querida,grata por todo carinho. Um ano bem feliz para ti.Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá , querida amiga Calu!
    Também sou partidária de que sonhar faz o mundo melhorar pois deixamos de lado o derrotismo e nos enchemos de esperança de dias melhores cheios de leveza de alma e conversão de valores ...
    Somos duas desvairadas ...
    Seja muito feliz e abencoada !
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu, que beleza de crônica!
    Sabe que andava pensando nisso? Em colecionar os momentos belos e delicados da vida.
    Fiz uma caixinha, chamei-a de caixa das bênçãos e passei a escrever numa tirinha de papel algo que me tocou. Guardo todos os papeizinhos lá e de vez em quando releio e me lembro de coisas lindas que estavam meio perdidas na memória.
    Principalmente em momentos difíceis ler esses papeizinhos é uma bênção. Quantas coisas lindas e poéticas vivemos e às vezes deixamos que se perca no turbilhão da vida...
    Desejo em 2018 uma caixinha repleta de bênçãos para você e todas nós!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Calu,
    Sempre nos presenteando com magníficas reflexões.
    «Então, por que não podemos viajar entre as horas e minutos da nossa própria história e resgatarmos o imutável, mesmo que seja dentro das melhores intenções de mudança, de renovação e aprendizado?» Ora aqui está um aspecto no qual não havia pensado e então...viajemos!
    Beijinhos e Excelente 2018!
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Sonhar junto é a certeza de uma realidade feliz. Amei o texto!
    Beijos afetuosos!

    ResponderExcluir
  13. Calu, eu acredito em viagens no tempo, dimensões paralelas e todo esse tipo de desvarios. Creio que faz parte de nós, poetas, escritores, preservar um pouco a loucura do mundo porisso me identifico muito com seu belo e criativo texto e sempre me ponho a sonhar tb! Bjs

    ResponderExcluir
  14. E ainda que não se possa resgatar o passado, conforme gostaríamos, por vezes... estamos sempre a tempo de reescrever o nosso futuro... em cada momento presente, de todos os nossos dias!...
    Saibamos pois aproveitar, da melhor forma, cada dia, deste novo ano... tentando aproximarmo-nos todos os dias um pouco mais, dos nossos sonhos...
    Adorei sua palavras, Calu! Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!