quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Presentes com alma








Sem negar a máxima de "saber é preciso", nessa era da intensa e frenética informação, faço pausas terapêuticas pra recarregar a alma de amenidades, algum lirismo e doses de nonsense inócuo; placebo admitido no correr destes dias espantosos, alarmantes em alto grau.Sinto-me enormemente afligida com tantos e tão assustadores informes que minh'alma anda encolhida e quase criando penas de avestruz, que num esforço diário arranco com a pinça do restinho de ânimo que encontro enfurnado na última gaveta do coração...consciente.

Foi nesse embalo de saber e abstrair que voltei meu foco para os preparativos do Natal, povoando a mente e o espírito no intento de reunir alegria comemorada em família.Noves fora consumismo exagerado, faço sim, a lista dos presentes encabeçada pelos netos e netas, filhos e filhas, noras, genros e as amigas, num critério balanceado pelo significado da data: lembranças afetivas ou presentes com alma.Achei bonito o termo definindo os objetos que trazem carinho e afeto em sua criação.O que não faltam são presentes mágicos feitos por mãos habilidosas e cheios de utilidade.É só dar um giro pela web que ficamos boquiabertos(as) com a enormidade de lindezas artesanais.Houve até um lembrete veiculado no Face sobre dar-se valor aos artesãos, especialmente nestas datas.

Eu sempre me meti a fazer umas e outras coisinhas aqui e ali, sem maiores pretensões. De quadrinhos em tapeçaria, passando por crochet e ponto cruz à decoupage, gosto de ocupar as mãos e a mente em horas delicadas e,comprovar como isso me faz bem, como tem alimentado meu ânimo a ponto de no mês passado mover-me na redescoberta do crochet, que resultou em duas sainhas pras netinhas.

Fica a dica e meu intento de que resistir ao abatimento renova e faz crescer.











12 comentários:

  1. Acho lindo quem tem essa tendência artística.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Calu
    Estive confeccionando cartõezinhos até quado pude... agora, recorro aos aerogramas mas deixar de felicitar por amor e com amor, só se me for impossível...
    Nesta no, foi prioridade, o cuidado com o filho que tinha uma cirurgia pela frente...
    Agora, respiro melhor...
    Afetivamente tudo dá certo... Doar, sobretudo, carinho sincero... desinteresseiro...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu,
    Que lindos mimos...
    Eu estou tendo um ano complicado, com problemas de saúde e tão exausta, que nem pensei ainda em Natal...Ainda perdemos meu cunhado, que era muito querido na família, e ficou tudo triste...
    A sua frase final me tocou, resistir ao abatimento, é isso que tenho tentado fazer.
    Apesar de tantas dificuldades sinto que aprendi muito neste ano, amadureci e ampliei meus horizontes.
    Também tenho costume de presentear com mimos artesanais em todas as datas. Geralmente feitos por mim, adoro artesanato, é uma verdadeira terapia!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do mundo dos artesanatos, mas não tenho habilidades. Consider-os realmente presente da alma.
    Que possamos abstrair de tantas tragédias e nos concentrarmos no advento do Natal que traz mensagem de esperança e paz. bjs

    ResponderExcluir
  5. Calu, valorizo muito a riqueza do artesanato. E parabenizo quem sabe produzir algo com criatividade e afeto. Não tenho essas habilidades, embora minha mãe costurasse bem e lidasse com o crochê divinamente. As filhas, voltadas para trabalho externo, nunca se interessaram (rss).
    Essas atividades proporcionam relaxamento e afastam as mentes dos horrores que estão presentes no mundo. Fazem um bem enorme, dizem os analistas.
    Vejo que é prendada e já encontrou meio para reduzir o estresse. Este ano, não vamos trocar presentes. As crianças da família os receberão, claro, pois nossa alegria é ver o contentamento delas. Faremos um sorteio de brindes, só para farrear. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo as árvores de natal!
    Uma graça;
    Prazer em conhecer o blog.
    janicce.

    ResponderExcluir
  7. Como você, cara amiga, também estou desolada com tantas informações, algumas tão desencontradas e absurdas, outras tão alarmantes que nos deixam prostrados, sem ânimo para a luta.
    Por esta razão, ocupar a mente e as mãos é uma tacada certeira, coisa de gente inteligente que busca ajuda por si próprio.
    No meu caso, a decoração e a jardinagem tem me ocupado bastante, aliviado certas angústias e incertezas e me feito relaxar tanto que nem tenho mais vontade de interagir virtualmente, por isso estou me dando esse afastamento que, tenho certeza, será muito benéfico em vários sentidos.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre me maravilho com a profundidade de seus textos, Calu, mas hoje me maravilhei com a descoberta de que você também faz crochê e fez saias para as netinhas! Amei saber! E vou amar também fazer crochê para a minha netinha... tão logo ela deixe de existir no mundo das possibilidades e venha habitar o real!
    Estou retomando meus escritos e postagens... aos poucos... para durar, rs
    Saudade daqui!

    ResponderExcluir
  9. Olá Calu, também priveligio o artesanato que adquiro para presentes de familia e amigas e apenas em croché me aventuro a pequeníssimas obras.
    Gostei de saber que executou sainhas para suas netinhas. Trabalhos que entusiasmam e relaxam mesmo.
    Lindas as suas dicas!
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Calu querida, eu que não tenho mãos de fada, virei-me para a cozinha. As auxiliares do colégio do Pedro, professora, professor de piano e alguns conhecidos foram todos presenteados com biscoitos caseiros feitos por mim e pelo pequeno explorador. Foi um domingo inteiro de massas e forno. A casa ficou quentinha e a cheirar maravilhosamente...
    Presentes com alma, sim. Totalmente a favor.
    Beijinhos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Então planeia regressar a Lisboa quando? E um saltinho ao norte, combinamos?

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!!

    Belíssimas palavras para descrever este tempo que todos vivemos. Mas vamos indo,né?
    Com fé e esperança!
    Presentes artesanais são de uma delicadeza ímpar! Lindos estes trabalhos que tu mostraste!
    Beijos e meu carinho!!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  12. O artesanato engrandece o espírito de quem faz e exercita o de quem acha que não é capaz de fazer!
    Peças encantadoras

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!