quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Jambeiro, árvore e casa, uma história entrelaçada





(Solar do Jambeiro- aquarela/Joaquim Fonseca 2012)


No meio do papo descontraído do domingo passado, minha neta emprestada reclamou do tour pelas paragens históricas da cidade que a professora de geografia realizou com a turma na semana anterior.Primeiro, dizendo que já conhecia grande parte dos lugares que visitou, depois concluiu que o local menos interessante foi um casarão meio velho que haviam visitado, onde só o jardim valia a pena ser visto. Escarafunchando sobre os detalhes descobri que o tal casarão era o Solar do Jambeiro,luxuoso palacete em estilo neoclássico  construído em 1872 pelo comerciante português, Bento Joaquim Alves Pereira que fez questão de respeitar as tendências arquitetônicas da burguesia de meados do século XIX.Aproveitando o esplêndido espaço do terreno arborizado, o casarão se sobressai, porém completamente integrado à paisagem do lugar, dando a impressão de que sempre esteve naturalmente ali.Dentre o vasto arvoredo se destaca a árvore frondosa que acabou por nomear todo o conjunto: o jambeiro.




Depois deste meu palavrório, ela quis rever o lugar, partimos então pra web e fomos passeando pelas imagens e pela história da hoje instituição cultural da cidade.Após ter servido como residência até o ano de 1993, o casarão foi tombado pelo patrimônio municipal sendo restaurado e devolvido à cidade como espaço de inúmeras atividades culturais, exposições artísticas, apresentações de música e dança e outras similares.





Toda entendida do alto de seus 11 anos,Aninha começou a apontar as diferenças dos detalhes das construções mais antigas com as atuais.Achou que os janelões davam mais luz aos ambientes, que o piso de madeira era trabalhoso ( e como!), que os móveis eram muito escuros e as portas enormes, mas o que achou mais interessante foi a fachada de azulejos, um material que deveria estar apenas nas áreas internas, tipo cozinha e banheiros.Pronto, outra deixa pra gente buscar informações sobre a arte da azulejaria.
Navegamos em dois sites que ajudaram a sanar a curiosidade aparecida e retomamos a conversa sobre a importância da preservação da arquitetura histórica e como através dela conseguimos saber tanto sobre épocas antigas.Achei que depois de tudo isso a menina olharia com mais carinho para os locais e prédios que representam a história, bem possível, porém, ela logo em seguida ao meu discurso, disparou:
__ A tia Tati tem um vestido com estampas de azulejos!




___Tem sim,verdade verdadeira, eu disse, os azulejos estão na moda, desde as cerâmicas até as roupas; ao que ela animada falou:__ Vou falar com a professora que eu quero saber mais sobre tudo isso!
Desnecessário dizer aqui que eu torço pra que a professora embarque neste interesse e faça disso um big-projeto pedagógico.Vai dar o que falar!



¨¨**¨¨**¨¨ 




Imagens: culturaniteroi.com.br
chic.uol.com.br

15 comentários:

  1. Que legal isso,Calu! E pelo que li, fico na torcida que a professora d~e continuidade, pois há muito a falar. As crianças gostam dessas coisas, mas precisam ser orientadas, visitas com novidades, bem mostradas, não apenas passando pelos corredores e pronto! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Tomara que a professora embarque sim, pois material ela tem o bastante naquele belo lugar que, para muitos pode parecer 'casarão velho', mas é sempre o erro dos que não conhecem ou sabem distinguir o velho da antiguidade. Eu adoro aquele palacete e já estive por lá umas três vezes, inclusive porque ao lado tem um restaurante bem legal.
    Sua netinha deve ter ficado tinindo nas aulas aprendidas contigo, quando a professora falar sobre o casarão, com certeza, ela será uma das mais bem informadas.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  3. Que sorte tema a sua neta! Com uma avó assim quem é que não vai gostar de aprender?
    Adorei o casarão, é lindo…
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  4. Sinto saudades de quando eu levava meus alunos. Que bonita a sua atitude aguçando a curiosidade e aprendizagem de sua neta emprestada! Faz um bem danado! Eu adorei tudo! Grande abraço, Calu!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Calu, quero crer que esta professora não ficará em maus lençóis,kkkk
    Precisamos cada vez mais a valorizar nossa historia.
    Gostei deste papo reto e cultural com a guria.
    Meu carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  6. Bonito e interessante post, Calu!
    Você despertou o verdadeiro interesse, valor do Casarão e suas novidades...
    História, cultura e beleza, tudo bem entrelaçado!!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. oi Calu

    Crianças precisam ter sua curiosidade aguçada.
    Não adianta só fazer passeios e falar blá.. blá...
    Espero que a professora embarque na curiosidade dela.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Calu!
    Se a professora for inteligente, sensível e antenada como você, certamente nascerá um belo projeto! Do contrário, espere sentada, pois será servido apenas o trivial destemperado. Adorei o post.
    Beijos
    Marli
    http://marliborges.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Que bom que pode dar essa aula para sua sobrinha,e tomara que a professora siga a "deixa", é bem mais fácil ensinar quando as crianças estão interessadas no assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Calu
    E eu fico daqui na esperança de que o ditado se desfaça: Já não se faz mais professor como antigamente...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Amiga, passei para agradecer sua visita, deixar um abraço e dizer que
    às vezes, nossa vida é abençoada por encontrar pessoas Especiais,
    que nos tornam mais Felizes, mesmo que seja de forma virtual, como é a nossa amizade.
    Receba meu carinho e amizade de forma real, pois muitas vezes me sentido só, ao abrir meus blogs, ler mensagens maravilhosas, trocando ideias e pensamentos que engrandecem as postagens, me alegra muito e se vai a solidão.
    Uma noite abençoada e que sua vida seja sempre iluminada por Deus. Abraços da amiga Lourdes.

    ResponderExcluir
  12. Calu, uma ajuda estimulante pode produzir resultados maravilhosos. Despertar interesse nas crianças faz com que cresçam e descubram que nem tudo nos chega por um simples olhar. Há muito na história que vale a pena conhecer. E esses casarões são fontes de cultura. Você fez um magnífico trabalho com ela. Quem dera todos os mestres seguissem esse caminho! Por certo, muitas das crianças que sentem enfado diante de certas matérias passariam a vê-las de forma diferente. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Minha querida Calu.
    Linda e interessante a sua mensagem, mas hoje estou aqui por outro motivo...
    Há datas em um ano que não podemos esquecer, hoje é com certeza uma delas, afinal é o seu aniversário.(dia 15 de agosto)
    É muito bom fazer parte deste momento em que todas as pessoas que gostam de você comemoram mais um ano da sua existência. Você é uma pessoa muito especial, e se olhar ao seu redor esta todo mundo querendo lhe dar um abraço bem forte e dizer: Feliz Aniversário!!!
    Gostaria sinceramente que soubesse que torço pela sua felicidade e que gosto muito de vc .
    Desejo a você um dia repleto de boas surpresas e muitas alegrias, junto a família.
    Parabéns e Feliz Aniversário!
    Sempre...sempre..Emilinha

    ResponderExcluir
  14. Que belo passeio histórico proporcionou a sua neta, uma inteligente e profissional de estimular a curiosidade. Parabéns.
    Felicidade pelo seu dia, tenha muitas alegrias.bjs FELIZ ANIVERSÁRIO

    ResponderExcluir
  15. Ás vezes tudo que um jovem precisa é dessa motivação que vc deu com sua atenção, pesquisa e explanação sobre um assunto que, se antes ela não achava interessante, agora vai olhar de outra maneira. Eu adorei o texto! bjs,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!