sexta-feira, 16 de maio de 2014

Eu quero a primeira estrela que vier









As noites outonais desta semana tem estado especialmente luminosas.As estrelas tentam rivalizar com a Lua e acabam por compor um cenário digno de filmes inspiradores na melhor criação imaginativa dos poetas e dos apaixonados, mas não só... a paixão é um sentir eclético e não se restringe apenas numa direção.Como ramos floridos se estende por vários espaços, desabrochando  pétalas como adornos de boas emoções, compondo bouquets variados que vão enfeitando muitos sabores e saberes.Colocamos a palavra paixão dentro de toda explicação que usamos para demonstrar nossas mais intensas preferências.

Bem verdade é, que sua descuidada aplicação já causou e ainda causa resultados negativos.Como todo sentimento ela precisa ser degustada com vagar e detalhamento para que não cause mal-estar prolongado ou coisa pior, lembrava eu, ontem a noite olhando pra esse céu azulado enquanto ressoava em minha cabeça uma música antiga, ouvida na vitrola da infância na sala de casa:

" Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
e a primeira estrela que vier
para enfeitar a noite do meu bem [...]"

Cantava Dolores Duran em duo não permitido com minha mãe e eu assimilava pensativa aqueles versos melódicos e matutava sobre todos os belos desejos que se materializavam a cada verso da canção; também eu queria a paz de criança dormindo, abandono de flores se abrindo, a alegria dum barco voltando, a ternura de mãos se encontrando, não só para enfeitar a noite do meu bem ou de todos os bens(amores) que tenho, como também para enfeitar as noites de todas as pessoas por todo o planeta e, talvez com noites assim, despertando paixões cálidas e toda beleza do mundo, as pessoas reflitam e copiem a grandeza dum céu iluminado.

"Dá -me Senhor 
uma noite sem pensar.
Dá-me Senhor
uma noite bem comum.
Uma só noite em que eu
possa descansar[...]

Todos os desejos expressos nas letras das canções por ela interpretadas ainda hoje fazem eco aos nossos, que se forem somados mostrarão o quanto desejamos noites assim: enfeitadas, pacíficas e amorosas.E dias também.


Pra saber um pouco sobre Dolores Duran:

Seu nome era Adiléia da Silva Rocha e nasceu em junho de 1930. Ganhou seu primeiro prêmio aos dez anos no programa de calouros do Ary Barroso. Quando Adiléia tinha 12 anos, seu pai faleceu e, a partir de então, teve que sustentar a família, cantando em programas de calouros e trabalhando no rádio como atriz.
A partir dos 16 anos, adotou o nome artístico Dolores Duran. Autodidata, cantou músicas em inglês, francês, italiano e espanhol, a ponto de Ella Fitzgerald lhe dizer que foi na voz dela que ouviu a melhor interpretação de My Funny Valentine, um clássico da música norte-americana.
Uma estrela da canção que brilhou intensamente na noite carioca . 



¨¨**¨¨**¨¨




Fonte: wikipédia

15 comentários:

  1. Que lindo,Calu! Bela homenagem à Dolores que estava sempre fazendo companhia à minha mãe também.Ela ADORAVA!! E realmente os desejos são ainda os mesmos, tudo o que queremos são noites e dias assim...beijos,tudo de bom,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Pois é, dizem que poetas e escritores produzem melhor ainda na adversidade, e este teu definho quebrado, fazendo-a
    Olhar mais pro céu, brindou-nos com esta riqueza de texto, cheio de lembranças boas de um tempo calmo, sem tantos conflitos como os que vemos agora.
    Que a lua hoje encha de luz nossa noite, que seja cálida e tranquila, preparando-nos para um final de semana alegre!
    Um beijo grande carioca.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Boa noite, Calu
    Como vai? Prazer em "revê - la" e te ler novamente....
    olhar com arrebatamento essa obra magnífica da natureza e fazer um pedido, mas o que pedir em meio a tantos , como escolher ? Talvez seja melhor pedir para poder sempre olhar com arrebatamento essa obra magnífica da natureza...
    Agradeço pelo carinho,sempre, belo final de semana,beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai, como eu gosto dessa música! E Dolores Duran foi uma cantora especial,maravilhosa! Linda homenagem em texto impecável,Calu! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu,
    Vim conhecer seu cantinho
    e fiquei maravilhada. A bela homenagem
    e falar de rosa e estrela é tudo de bom.
    Então desejo nessa noite um cacho de estrelas
    com muita luz e um jardim de paz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Calu
    Adorei rever essas letras. Também cantei muito. Achava linda, mas também triste, Gostava muito da Dolores Duran. Linda sua homenagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem a Dolores Duran, Calu
    Te desejo uma semana repleta de coisas boas
    Um beijinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Uma linda homenagem! vim conhecer o seu espaço e gostei muito!
    Obrigada pela simpática visita
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Calu que grandeza de texto e sentimentos ao relembrar nossa querida Dolores.
    Sabe, sinto uma tristeza ao ver nossa juventude idolatrando os "internacionais" ou os gêneros "duvidosos".
    Tanta coisa boa que pode se perder...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Calu!
    Você aguçou a minha curiosidade. Já ouvi várias pessoas falando e cantando Dolores Duran, mas ainda não tinha ouvido sua voz. Que falta! Estou agora escutando. A sua voz é macia e nos leva a sonhar, igual a sua prosa que de tão poética me fez viajar em céu estrelado, mesmo que aqui esteja chovendo agora.
    Ela agora canta "Por causa de você", uma canção doída e chorosa, mas bem curta para que o choro realmente venha. Love me forever... Lembrei dos filmes de Elvis Presley da sessão da tarde... A vida era mesmo bela!! :D É fácil ouvir a minha mãe pedindo para desligar a tv e ir fazer a lição de casa.
    Calu, vou continuar a minha "viagem". Obrigada pela sugestão e também pela atmosfera que criou para aguçar os meus sentidos!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Olá Calu,
    Que maravilha ver na web um texto tão bonito e ainda por cima lembrando da Dolores Duran, dona de uma voz preciosa. Conheci a cantora através das trilhas sonoras de antigas novelas e séries da TV e por um amigo muito querido que é meia geração mais velho que eu.
    Este céu, que você tão bem descreveu, remete mesmo a esta sensação romântica e até saudosista. É lindo!
    Ótima semana.
    Bjk.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei a conhecer mais uma estrela que decerto brilhou em muitas noites e em muitos corações.
    Adorei o seu post, parabéns!

    beijinho

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu,

    Quanta poesia nessa música de Dolores Duran! Engraçado como certos detalhes nos passam despercebidos até que tenhamos olhos de ver.
    Linda sua crônica. Parabéns pela encantadora sensibilidade!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Linda homenagem a esta estrela da musica com toda a poesia que a noite inspira.
    Noites de Outono mudanças do tempo e sonhos de infância para estrela que cai e alimenta os nossos desejos.
    Beleza de inspiração Calu.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  15. Palavras que exprimem a simplicidade das grandes almas e repletas de mensagem.
    Beijinhos, Calu

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!