segunda-feira, 7 de abril de 2014

Uma história, muitas descobertas - livro infantil








Dentre todas as correrias que se multiplicavam no penúltimo mês letivo, nós professoras dos fundamentais I e II , tínhamos uma tarefa inadiável, a de selecionarmos dois livros de literatura infantil para constar da lista escolar do ano seguinte.Embora estivéssemos atoladas de trabalhos mil até a raiz dos cabelos, essa tarefa era vista como prêmio. Os representantes das editoras eram figurinhas fáceis pelos corredores do colégio levando e trazendo pilhas de exemplares para análise. A sala dos professores ficava abarrotada com as diferentes obras e suas histórias cativantes.

Foi em 1999 que tive contato com um livro apaixonante que nós, professores, familiarmente chamamos de livro-mudo; trata-se duma história ilustrada sem narrativa escrita, excelente atividade para desenvolver a oralidade e a coesão textual dos alunos(as), explorando ainda a criatividade e a livre composição.Pois sim, eu sempre fui apaixonada por tais publicações.Uma dessas que me acompanhou por todos os anos que se seguiram é " A Flor do lado de lá", do ilustrador Roger Mello que no mês de março passado foi premiado com O Nobel de Literatura Infanto-Juvenil, o prêmio Hans Christian Andersen, na feira do livro em Bolonha,na Itália.

Por coincidência(será?), eu iria sugerir esse autor para a Luma(Aqui) ao comentar seu post duma indicação de literatura do gênero e, qual não foi minha grata surpresa hoje ao ler sobre o merecido prêmio recebido por esse talentoso ilustrador/contador de histórias.A personagem principal dessa obra é um bichinho simpático que tanto pode ser uma anta ou um hipopótamo ou algo entre esses dois, o que dá margem para a imaginação infantil procurar adivinhar.Os traços expressivos da personagem dialogam o tempo todo com o leitor e despertam a surpresa que a página seguinte trará.A história enfoca os equívocos que nos assediam despercebidamente e o sofrimento inútil que causam.

Um lúdico exercício filosófico sempre atual e bem apropriado para os dias consumistas de hoje, que apesar de termos em mãos uma medida ainda sem força de lei, que considera abusiva toda publicidade para crianças proibindo o direcionamento à criança de anúncios impressos,comerciais televisivos e todos os afins, tratando também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior dos diferentes espaços educacionais, configura-se apenas como recomendações;resolução de caráter educacional.

Sem dúvida, um bom passo, mas que não pode de forma nenhuma ser único e final.Temos de continuar o empenho em prol duma verdadeira cidadania para nossas crianças e jovens. 

Fica a dica: há muitas publicações classificadas como infantis que superam outras classificadas como adultas.




¨¨**¨¨**¨¨

13 comentários:

  1. Calu, não conheço o livro, mas a sua última frase é um convite!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que linda dica e indicação! Fui procurar e achei no You tube. Assisti agorinha com Neno. Realmente lindo, um amor, bela lição!

    Valeu, mais uma vez aqui passar! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá, queria amiga Calu
    Sabe, um post assim, me vem de encontro ao que sinto nestes dias... encontraram-me na net uns aluninhos que tinham de 8 a 10 anos na época de uma escola rural onde trabalhei... foi o máximo pra mim!!!
    Fiquei imensamente feliz... é sinal que não saí da memória deles e eles muito menos da minha...
    Creio que o que temos mais forte do nosso ser em comum é o Magistério, querida...
    Não dá pra desligarmo-nos dele, não é?
    Ainda bem que vivemo uma vocação acertada e feliz!!!
    Livros me fascinam e to nisso de fazer um infantil pros netinhos contando nossas prosas...
    Bjm fraterno e quaresmal

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalhei esse livro com minha turminha de educação infantil, o Grupo Infantil 3 ano passado. A história me surpreendeu muito quando a conheci e resolvi levar para sala e ver no que ia dar... E deu o que falar vice, tanto que trouxe ele para casa e apresentei aos meus familiares... Esse é um dos livros mais lindos e dolorosos que já tive em mãos e ainda não vi alguém que tenha lido ele e não tenha se emocionado em algum grau e pensado. O autor merece o prêmio que ganhou \o/ Merecia dois por não subestimar a capacidade de compreensão das crianças.

    ResponderExcluir
  5. Olá Calu!
    Gostei desse post e compartilho da ideia de que "há muitas publicações classificadas como infantis que superam outras classificadas como adultas."

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu
    Que bela indicação. Minha netinha ainda não está nesta fase, mas já vou agendando para o futuro.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ótima noite, Calu1
    Muito bem lembrado! Este livrinho (livrão) de Roger Mello permite às crianças uma leitura de imagens que leva a histórias incríveis.
    A anta e sua busca pela flor pode levar a uma analogia à nossas próprias buscas existenciais, onde por vezes olhamos tão focadamente, que perdemos a magia da visão periférica.
    Muito merecido o prêmio concedido ao Autor.
    Hoje li para meus miudinhos, este também apaixonante "O mal do Lobo Mau", todo recheado de rimas, de Cláudio Fragata: https://www.youtube.com/watch?v=3wgsCf8Q0t0

    Beijão procê!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Calu!
    Tema importante e complicadíssimo esse que você traz nesse post. Assunto que muito me preocupa, mas que parece não ser importante para alguns pais e professores e na outra ponta para as autoridades ligadas ao Direito Educacional. Trata-se da tal lei sobre a publicidade abusiva, que está demorando demais. Até entendo. Conceituar abusividade em voz de lei, tem lá os seus percalços. Qual a linha que separa abusividade de não-abusividade? E os limites sociais, pedagógicos e etários? E os atores que farão a máquina legal funcionar? Será que os adultos, professores e diretores de escolas têm clareza, conhecimento e equilíbrio capazes de discernir entre uma coisa e outra? Tem professor que não lê, você credita? Tenho visto cada 'livrinho' por aí, que dá vontade de chorar! Olha Calu, tem muito pano para mangas ainda. Mas estou torcendo que esse novelo se desenrole e que saia logo essa lei, e que, se possível, não apareça no mundo, carente de milhões de regulamentações porque aí, então, é esperar sentada...rsrsrs.--- Quanto ao livro que você indicou, excelente indicação. O livro-mudo é tudo de bom e Roger Mello, melhor ainda principalmente aqui onde ele, como autor empresta seu talento de ilustrador, e expressa em imagens a intenção das suas palavras. Um livro valoroso e único. A propósito, você viu a falta que faz a SERENDIPIDADE na vida? O livro mostra muito bem isso: a eterna busca existencial do ser humano, -- o desejo da anta de obter a flor distante --, sem se dar conta do mundo de flores a suas costas! (Taí a falta de percepção = serendipidade). Vou parar por aqui, parabéns pelo post e sorry o longo comment. Bjs Marli

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga, são profissionais como vocês que abrem a mente dos alunos para uma análise mais abrangente sobre a vida, não deixa o aluno se apegar às mesmices e textos bobos, sem conteúdo criativo.
    Eu não conhecia o livro e, claro, fui ver no Youu Tube como a Chica. Coisa lindinha! Ainda por cima com a música IMagine de fundo, tanta mensagem para a criança absorver, analisar e dizer por ela mesma. adorei!
    Uma leitura em que a criança poderá construir vários significados. E o autor ganhou prêmio NObel ainda por cima, que bela lembrança você teve por aqui.
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu,

    Puxa, eu adoro esse livro! Ele foi tema de um encontro do Mulheres em Círculo em 2011.
    Até está na página das leituras indicadas lá no meu blog.
    É um livro infantil, mas a mensagem é profunda…
    ótima dica!
    bjs querida

    ResponderExcluir
  11. Calu, estou há tanto tempo longe do campo da educação que postagens como a sua me estimulam a conhecer essas obras, já que tenho sobrinhos netos e os adoro. Entendo a necessidade de abrir os olhos deles com propriedade, estimulando-os a desenvolver habilidades que muitos livros não permitem, cansando e afastando as crianças da leitura. Vou apresentá-los aos que indicou. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Calu!
    Bem sabe, não existem coincidências... Eu soube da premiação do Roger Mello pela Mariana Massarani que também é ilustradora, amiga pessoal dele e que fez o banner da blogagem coletiva que organizei "Contra a pedofilia em defesa da infância". Você comentar que iria sugerir o autor pra mim, me fez sorrir de orelha a orelha; porque você o indicaria por causa da postagem "Se eu fosse um livro" e eu durante o tempo que estava editando a postagem, pensei o tempo todo em falar do Roger Mello - que eu não conheço pessoalmente, mas conheço bem o trabalho dele - e não fiz por causa da postagem estar enorme. Isso foi bom, vim ler aqui!! :) Eu amo esse livro!
    Gosto muito de literatura infantil e não deixei de ler porque cresci... rs.
    Muito bom você ter divulgado a premiação. O Roger merece!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Que excelente dica de leitura! Precisamos de obras assim! Parabéns a vc pelo post e ao autor pelo livro! bjs,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!