quinta-feira, 27 de março de 2014

Quem conduz teus sonhos ?








Em meio ao trânsito da avenida um utilitário pequeno, desses de carroceria fechada, me ultrapassa pondo-se à minha frente no exato momento do fechamento do sinal da rua.O que me era hábito automático na direção muda de foco ao chamar minha atenção para o adesivo preso no vidro traseiro do tal utilitário que, no desenho dum grande balão de revista em quadrinho vinha escrito: " Conduzindo sonhos."

Que sonhos seriam estes? Me encafifei com a declaração chamativa.Olhei pra carroceria e não vi nada mais que me desse uma pista.Assim que o sinal abriu o volume de carros deu partida em marcha lenta devido ao afunilamento da via para onde convergia a avenida da qual saímos.Numa oportuna manobra consegui emparelhar ao tal carro e esquadrinhei as janelas, mas nada me saltava aos olhos; os adesivos fumês neles não permitiam nem uma visaozinha de seu interior.Percorremos mais de 800 metros lado a lado e eu com um olho no fluxo e outro no utilitário seguia curiosíssima tentando a todo custo descobrir qual era a tal carga anunciada no reclame traseiro.

Quais sonhos conduziria aquele motorista distraído em seu ritmo rotineiro.Em sua expressão nada havia que denotasse orgulho ou satisfação pela importância do transporte que fazia.Sem sucesso em minhas tentativas detetivescas, tomei meu rumo me distanciando daquele intrigante veículo e segui minha direção com os olhos no trânsito e os pensamentos divagando...Se fosse eu a condutora de sonhos, como me sentiria diante de tão importante tarefa? Com certeza, privilegiada com a honraria e faria de tudo pra corresponder à altura da missão que me fora confiada.Conduzir sonhos é tarefa de suma importância.É ter em mãos planos de vida, desejos, emoções, aspirações, ou mesmo simples realizações que podem tornar melhor o dia de alguém e nem por isso menos importante que os grande sonhos que inflam expectativas futuras e movem montanhas.

Seriam sonhos de moças casadoiras que iriam arrumados em caixas decoradas dentro do bagageiro?Seriam sonhos festivos para aniversários infantis?Seriam sonhos maduros duma feliz e segura aposentadoria? Seriam sonhos alegres desses que aumentam as famílias? Seriam sonhos de aventuras? Seriam sonhos de conhecer o mundo todo?Talvez fossem sonhos doces, aqueles com uma linda nuvem de açúcar por cima.

Em algum momento da vida todos nós já conduzimos sonhos, os nossos, os de outros e em certa feita até pudemos ter confiado a alguém tal incumbência nos deixando como expectadores dos próprios sonhos;se isso foi agradável ou não é outra conversa.Pais conduzem os sonhos dos filhos pequenos,o perigo é não quererem largar o timão quando estes se tornam adultos.Professores dão condução a inúmeros sonhos e portanto têm a responsabilidade de orientarem as direções de cada um.

E com você como acontece, quem conduz teus sonhos?



¨¨**¨¨**¨¨ 




Imagem: ilustração de Mary Blair

24 comentários:

  1. Que lindo,Calu! E instigante também! Esse adesivo te fez fazer uma bela crônica e viagem e nos levar de carona nela.

    Desde que nascemos, temos sonhos e os vamos carregando!

    Passamos já por todas as fases: os nossos de crianças, juventude, namoro, noivado, casamento, nascimento dos filhos, de cada uma deles, os netos e ainda continuamos sonhando. Interessante é que os nossos não perdemos, nem os podemos perder!

    E os dos que nos acompanham na vida, somos co-responsáveis e ajudantes diretos, tantas vezes. E, sabes de uma coisa? Quando dirijo o carro, ou pego um táxi e vejo perigo para aqueles que tem a vida pela frente e estão ao meu lado, faço uma oração ao São Miguel, que protege dentro, fora e de todos os lados!( Um segredo: Na hora "H", já troquei o nome do santo,sr, mas deu no mesmo!!)


    Ainda que tenhamos vivido muitos sonhos, ainda os temos e agora, não queremos que os dos pequenos sejam interrompidos pela violência do trânsito e insegurança da cidade, por exemplo.

    Falei muito?}rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu conduzo meus sonhos (ainda tenho alguns ótimos rsrsr).
    E acho que os levo ao alvo certo.
    Postagem ótima.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ficou curiosa né? rs...

    Importante na vida é não deixar de sonhar, pq são os sonhos que nos aproximam de nossas conquistas.
    As maiores conquistas antes de serem concretizadas, foram primeiramente sonhadas.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Emocionada com seu texto Calu. O rosto do homem que nada tinha de extraórdinário,porém na sua mente , no seu coração , um mundo de desejos o conduzia. Ele dirigia seu veiculo e os sonhos talvez nunca concretizados ,mas com a certeza de ser o fermento para aguentar a realidade.
    . Dos meus sonhos, eles tomam conta de mim.
    lindo texto
    meu beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Calu
    Meu sonhos estão sendo conduzidos por mim mesma, atualmente... Àasvezes, quero conduzir o da filhota adolescente, querendo que ela sonhe e realize o que não pude.. mas , então me dou conta que a vida é dela não minha! ráaaaa
    Lindo texto, amei, uma bela reflexão.
    Mil beijos
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu!

    Que texto lindo! Provoca grande reflexão sobre nossos sonhos. Inclusive sobre como estamos conduzindo os sonhos, quem faz parte deles, a importância de sonhar e de acordar nas horas certas. Mas qual seria mesmo a hora certa? Não sei... talvez toda hora é a certa.
    Conduzir sonhos de alguém é prazeroso, grandioso e imensamente importante, portanto, responsabilidade e generosidade são fundamentais. Líderes, professores, pais, todos conduzem sonhos de alguém. Conduzir nossos próprios sonhos além de toda a função poética, requer coragem, força de vontade, responsabilidade, fé e muita atenção aos sinais que a vida dá.
    Sonhar e tentar, sempre!

    #PorUmMundoMelhor.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Talvez leva-se sonhos açucarados que precisavam chegar com o doce de goiaba ainda quentinho em algum lugar e o cheiro inebriava o pobre homem :)

    Barbeirices e o mal que elas causam a parte e correlações imaginativas e paralelas também, eu as vezes conduzo meus sonhos com paixão, determinação, detalhes, mas as vezes deixo-os soltos, pois tem sonhos que penso sejam como balões de ar, se agente vai muito atrás, espanta eles. Outros de tipos muito complicados ou caros, penso que ter o sonho vale mais a pena que ter o sonhado.
    Tem alguns, que deixo a cargo dos outros, por preguiça, pelo hábito de dividir e comodismo também e por costumar pegar sonhos dos outros e meu tempo não dá pra tudo.
    Acho que é isso, que é assim e tento sempre não ultrapassar ninguém, nem dar fechadas, nem ser misteriosa. Sonho com balão vermelho na mão e manual para quem não estiver entendendo ou quiser participar.

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, Calu! Adorei. Infelizmente, de momento nem consigo mais sonhar...
    Beijos
    Lita

    ResponderExcluir
  9. Oi Calu, que lindo post.
    Às vezes conduzimos os sonhos de outras pessoas sem nem ter consciência disso…é uma grande responsabilidade, porque podemos destruir os sonhos dos outros também.
    Quem conduz meus sonhos? Boa pergunta. Acho que são os meus desejos, a vida, as pessoas que amo…
    Mas vou pensar melhor nisso.
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  10. Oiii Calu, que linda reflexão o adesivo te proporcionou para dividir com a gente, quem conduz meus sonhos nesta altura da minha vida penso que sou eu mesma , se não corro atras nada acontece, se não penso em algo p sonhar idem, porém sirvo de instrumento para facilitar a realização dos sonhos de minhas filhas, sei lá, difícil sua pergunta rsrsrs vou pensar mais a respeito tbém srsr bjossss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu!
    Meu coração é que conduz meus sonhos e nenhum deles é de ordem material. Ultimamente tenho roubado os sonhos do meu filho e sonhado com a realização dos sonhos dele.
    Sabe que tem uma agência de locação de veículo de luxo chamada "conduzindo sonhos"? Mas você disse que é um utilitário, então é de uma agência de viagens que tem também esse nome :D
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Oi Calú! É muito importante que cada um conduza os seus sonhos, mas não é raro nos pegarmos a querer conduzir os sonhos de quem amamos... Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu! Muito lindo este post!
    Nossos devem ser conduzidos por nós mesmos... talvez aquele utilitário apenas carregasse a materialização de alguns sonhos...
    Meus sonhos vão em ritmo lento, mas sempre irão comigo.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu,
    Lindo post, aliás, como sempre. Não sei se algum dia conduzi sonhos de alguém, acho que não. E por uma razão muito simples: para mim, sonho é uma coisa totalmente pessoal, faz parte da alma da pessoa. Quando muito, posso ter sido o degrau para amparar e ajudar pessoas queridas a realizarem seus próprios sonhos. Só isso. Parabéns pelo post, sua escrita me encanta. Bjs Marli

    ResponderExcluir
  15. Bela cronica de uma curiosidade Calu.
    Conhecia os carros do amor, com suas musicas românticas e estridentes pelas portas de escolas e casas.
    Mas sinceramente um condutor de sonhos é uma curiosidade fantástica.
    Que me levará sou eu, assim meus sonhos alados são timonados por mim.
    Gostei de sua criatividade.
    Meu carinhoso abraço para um belo e bom fim de semana.
    Beijo de paz amiga

    ResponderExcluir
  16. Calu, a Chica tem razão: com sua bela e instigante crônica, você nos conduziu junto neste trajeto de 800m.
    Muito dos meus sonhos de 'hoje" eu os sopro e deixo que a vida, os passarinhos os semeiem. Encontro-me numa fase de auxiliar a dar forma nos sonhos dos filhos. Acho cíclico: voltamo-nos para os nossos sonhos, depois para os dos filhos; deixamos os nossos um pouco fermentando para retornar a eles depois.
    Importa nunca deixar de sonhar!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Ótima noite, Calu, você vai bem?
    Seu texto, retirado de um cotidiano caótico que é o trânsito intenso, foi contaminado por um doce golfar de poesia, que respingou em nós, leitores!
    Olha, aqui no interior, me deixo conduzir pela natureza e os sonhos fluem intensamente. Sonhinhos simples, magricelas, todavia com sutis coberturas de gostosas serenidades.

    Beijito com pinta de pirilampo.

    ResponderExcluir
  18. Calu, amiga, somos parecidas então, pois eu também ficaria encafifada com este 'reclame' na lataria do carro. Eu acho até que se desse, eu perguntaria ao condutor do veículo do que se tratava aquilo, mas sua aguçada sensibilidade, transformou a curiosidade nesta bela crônica.
    Pois eu também conduzo os meus, não são muitos, mas ainda os tenho e tenho aprendido com o passar dos tempos que não dá pra conduzir os sonhos dos outros, mesmo os mais achegados, pois são muito pessoais mesmo.
    Se este carrinho aparecer por aqui, prometo que vou descobrir pra você do que se trata, ok.
    beijão carioca


    ResponderExcluir
  19. Calu:
    Já fui mais sonhadora, rsrsrs.
    Hoje em dia meus sonhos são menos fantasiosos e mais condizentes com a realidade.
    Já embarquei como passageira, em sonhos alheios, a fim de contribuir para a realização deles.
    Meu único cuidado é não pegar carona nos sonhos da minha filha. Prefiro apenas orientar e auxiliar, pois creio que a responsabilidade deve ser dela, na condução dos seus sonhos, né.
    Fico ali, do lado, incentivando e apoiando. Tipo torcida organizada, rsrsrsrs.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  20. Calu, hoje em dia eu mesmo conduzo meus sonhos...rss...quando criança me deixava conduzir, mas agora eu que tenho que pôr a mão na massa!...rss...Adorei o seu texto e dá margem a muitas reflexões! bjs,

    ResponderExcluir
  21. Um texto maravilhoso!
    Eu sempre conduzi meu sonho. Digamos que sempre tive que me virar de alguma forma, sempre. Então os sonhos eram e são somente meus! E não interfiro nos sonhos dos meus filhos. Apenas oriento-os da melhor forma possível.
    Meu sonho no momento? Hmmmm... publicar um livro que faça sucesso. Publicar é fácil, mas fazer sucesso é bem complicado. Qdo chegar a hora, vamos ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Minha Calu, querida!
    Sonho coisas simples, sabe... e sempre foi assim. mesmo na adolescência, acredite!
    Claro que não nego meu desejo de conhecer a Inglaterra. Londres, melhor dizendo, e seus arredores... :-)

    Mas não que meus sonhos sejam pequenos.
    Talvez quem os "vê" pense que sou daquelas pessoas que sonham pequeno porque não se sentem capazes de sonhar grande. E realizar...

    O fato é que meus sonhos são grandiosos para mim!

    Amei o post, querida!
    E a ilustração, tão fofa!

    Bjs em seu coração e feliz domingo!
    deus abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Olá Calu, venho retribuir a sua amável visita ao meu blog e conhecer o seu cantinho, que me encantou. Acho que todos contribuímos para os sonhos alheios, em algum momento da vida.
    Já me registei (como Berço do Mundo, sem avatar), virei "visitá-la" mais vezes.
    Beijinho, um doce restinho de domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  24. Que bela crônica, Calu! Há tempos não lia uma tão boa, amei! Ando aqui a ajudar meus filhos a voarem em direção aos próprios sonhos... enquanto isso... sonho em viajar... e com sonhos doces, daqueles de nuvem de açúcar por cima... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!