sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Altas Fervuras










Tudo me parece em tom maior no verão; assunto recorrente por aqui, por acolá.O sol, já nas primeiras horas do amanhecer "arrosácea" o céu na mesma intensidade dos metais duma magistral orquestra regida a seu comando.A natureza acorda em alto êxtase e enche o dia de cores extremas.O som viaja nas ondas acaloradas que pairam inclementes sobre tudo e todos.É o tempo dos extremos.O calor aumenta as intensidades, as emoções e os desvarios.Dá pra constatar estes efeitos pra todo lado: no trânsito( argh!),nas ruas, nos rostos...

As pessoas que precisam transitar pela cidade neste dias estão aceleradas.Parece que sofrem duma alta voltagem coletiva que pulsa em berrantes volts. Andando apressadas buscando um abrigo da canícula,se espremem em qualquer centímetro de sombra, correm pra dentro de qualquer lugar que tenha um ar refrigerado decente.O cimento armado distribui as altas temperaturas como redoma sobre a cidade.Até os juízes do Supremo se apiedaram dos advogados e liberaram o traje esporte/social para o exercício da função.Só não há alternativas para os trabalhadores da ordem urbana.O pessoal que trabalha nestas linhas enfrenta a cidade aos 50graus/caos diários, suando em bicas atrás de britadeiras, carregadeiras, espalhadoras de manta asfáltica e tais.

Em ocasião passada fiz um post sobre esta situação apontando o sacrifício imposto a estes trabalhadores, especialmente; o que veio a fazer eco com o excelente post da colega Bia Haim( revolta e romance.blogspot), Uma questão de escolha (link). Vale a pena conferir.

Por outro lado...bom que haja, é um tempo que dá vontade da gente se espalhar, de ficar sintonizada no mesmo diapasão da natureza e ondular languidamente em frescores e preguiças.Já que o dia estende sua luminosidade até mais tarde, então cabe bem aproveitarmos os fins de tarde, quando corre uma brisa amorosa e, sair pra beira-mar, pra beira-rio, pra beira-parque, pra "beirar", adentrar e se entregar às belezas da estação.As horas cheias de cores vivas transluzem nossa alma em arco-íris e a vida reacende luminosa.

Bora curtir o que de bom há__" ...Neste verão tão quente e tão lindo que nos tem dado dias de um azul sem fim", conforme comentou a querida Mila, do Pitanga Doce.blogspot ( link)








¨¨**¨¨**¨¨**¨¨

18 comentários:

  1. Calu, reclamar, se agitar só piora as coisas e o calor!
    Fazer o melhor, inclusive oferecer uma água geladinha para algum trabalhador na rua próximo de casa.
    Também acho que o desconforto desse imenso calor deveria servir para nossos governadores, com nossa ajudinha, um e-mail, um abaixo-assinado, repensem em espaços menos cimentados.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Calu
    Altas temperaturas nos deixa reflexivos ao ver tantos trabalhadores nas ruas sem a mínima possibilidade de conforto para as horas de agrura num sol causticante. A urbanização dá o contributo e os governantes não procuram alternativas para minorar o sofrimento de tantos trabalhadores. Passando para matar as saudades e deixar o meu carinho. Um magnífico final de semana
    Beijinhos com ternura e afeto

    ResponderExcluir
  3. Olá Calu, adorei o seu texto que, muito embora focando e bem os sofrimentos e sentimentos que as elevadas temperaturas provocam, está envolto por um manto de poesia que me deslumbrou!
    Apesar do calor, aproveite bem o que esse tempo tem de melhor.
    Um beijinho e bom fim de semana. Ailime

    ResponderExcluir
  4. Olá, Calu
    sim,eu li a bela postagem da Bia....
    ontem, fui na padaria, comprar um pãozinho quentinho, de bermuda, chinelo e camiseta regata e "beirando" pela sombra e estava pensando nisso mesmo... além desses, bem citados por vc, atrás de britadeiras, carregadeiras etc...tem os trabalhadores que passam parte de sua jornada diária diante de fontes de calor, os padeiros, os que trabalham em fundição...terrível...
    Negócio mesmo é curtir o que de bom há, porque além do calorzão, as chuvas torrenciais..e nem entro mais em Shopping, para ficar no ar condicionado, porque lá , ao entrar numa loja já (?) vejo a coleção de Inverno e fico (ainda mais) com calor só de olhar para camisolas em lã, cachecóis, casacos...
    Obrigado pelo carinho, bela noitinha e feliz final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  5. Calu, menina! É inegável que esse calor já passou das medidas, mas se não se pode com ele...junte-se a ele. Quem puder evitar as horas mais "cruéis", fique em casa e diminua a tensão em transportes públicos ou o trânsito de automóveis. Quando a tarde começar a findar use roupa fresca, sandália rasteirinha, cabelo preso, sem muita produção. O que tem que brilhar e aparecer é o pôr do sol. Quando der um ventinho, abra os braços e feche os olhos...você quase pode voar. Ah, Verão! "É promessa de vida no meu coração"!

    Beijos pitangueiros.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nem me fale amiga! Minha conta de luz será outra facada no final do mês, mas quem mora no Rio sabe bem do que fala, é quente em demasia, a gente não consegue fazer muita coisa durante o dia e eu confesso, fico meio devagar, sinto que minha pressão varia e tenho deixado pra ler à noite com o ar condicionado me facilitando o raciocínio. rssss
    Gostaria de convidar amigos de outros estados menos quentes, até mesmo do Nordeste que tem aquele ventinho camarada soprando o tempo todo, para virem sentir o que estamos falando, a temperatura é algo parecido com o Saara, principalmente aqui no meu bairro que é todo de grandes espigões um ao lado do outro, pessoas com seus aparelhos ligados, geladeiras, tvs, ventiladores, fogões, etc. Tudo isso esquenta mais o entorno e quando olho na varanda de trás e vejo aqueles trabalhadores de obras sob este sol inclemente do meio dia, tenho compaixão deles, sinceramente.
    Mas, como bem disse, temos sido premiados com este céu azul brilhante, lindo de viver, e neste verão só podemos agradecer por nenhuma tragédia nos abater como nos últimos anos.
    E vamos curtir o dia luminoso, de mais um verão em nossas vidas.
    Bom sábado pra você e um super abraço, carioca.



    ResponderExcluir
  7. Oi, Calu!
    Obrigada por citar minha postagem, uma honra vindo de você! :D
    Veja só, no post esqueci de citar quem lida com asfalto, já pensou? Meditando sobre o assunto pensei que de repente o governo poderia regulamentar isso, colocar um horário especial de trabalho para os funcionários de serviços desgastantes no verão polpando o horário de almoço. Esses dias fiquei uma hora esperando um ônibus na praia, no ponto de ônibus coberto, no horário das 11 às 12 hs, e já queimei minhas costas! Pense!
    Quem sabe algum deputado abraça a causa? Sonhar não custa nada, hahaha.
    Mas tem mesmo esse outro lado da moeda, das cores bonitas, do mar que convida, da brisa que refresca... importante olhar o outro lado pra não cair na amargura.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Calu, estou aqui na praia e já me escabelando em pensar em voltar para o FORNO ALEGRE como está a cidade que moro.

    Mas reclamar só não adianta! Se formos só reclamar de tudo ,nos ralamos.Há tanto! beijos praianos e sempre lindo te ler! E adorei ver a citação do post d Bia aqui. chica

    ResponderExcluir
  9. *Texto poético ! Texto bonito, Calu !!! :)) *Parabéns !!! :))

    *Gostei de saber que os juízes do Supremo tiveram compaixão dos doutores em Direito

    e os liberaram para vestirem uma roupa MENOS pesada, quente ...

    *Calu, tenhas um ótimo dia de domingo !

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Como é bom enxergar o verão através de teus olhos Calú, torna tudo mais poetico e poesia é o alimento da alma néh?!?! Recife é a cidade do sempre verão, então eu não sinto tanto as variações, mas em compensação posso sentir o poder do sol, o azul do céu e suas muitas cores no amanhecer e entardecer o ano inteiro.

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir
  11. É preciso nos preparar para as temperaturas cada vez mais altas.
    É comum ouvir dizer que nunca se viu algo da natureza, seja calor, chuva,ventos. A Mãe está em desespero e assim cada dia mais estamos nos deparando com estes volts elevadíssimos.
    Uma linda semana a beirar Calu e que a brisa leve toque seu rosto e os bons ventos estejam a favor.
    Meu carinhoso abraço amiga.
    Beijo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  12. O verão, que nem sempre é belo para alguns, tem inegáveis e mágicas cores. Ao abrir a janela sentimos um chamado da vida, uma vontade de sairmos com roupas frescas, de caminharmos em parques, de saborearmos o prazer do mar. Estou longe dele (rss), mas pretendo visitá-lo e me revigorar em suas águas. Importante é nos deliciarmos com as belezas de cada estação e aproveitarmos os instantes de alegria que nos podem proporcionar. Poética forma você usou para descrever o tempo que ora se nos apresenta. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oi Calu,

    menina aqui em minha cidade também está fazendo muito calor, minha casa é muito fresquinha e tem uma pequena piscina que ajuda a refrescar. Mas quando saio na rua vou de vestidinho fresco e passo bastante protetor, além da garrafinha de água. Agora só me falta comprar um bom chapéu de Mexicano.
    Gostei muito do modo como você escreve, parabéns.

    Bejim e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Calu:
    Que texto profundo, poético e belo.
    Me recordei que, durante minha viagem de férias, passei por vários trabalhadores na rodovia e comentei justamente sobre esse assunto (das altas temperaturas) com meu marido.
    O trabalho duro fica com os operários.
    E o dinheiro, vai para o bolso dos governantes.
    Triste realidade brasileira, ....
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Calu!
    Tenho encontrado pessoas por demais estressadas por causa do calor. Porém tenho também visto maior interação no entardecer. Por causa dos fortes raios solares, as pessoas estão indo à praia mais tarde, o calçadão lotado de gente caminhado e nas calçadas pessoas conversando. A fresca do entardecer tem sido a melhor hora do dia!
    :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  16. Oi Calu
    Vc expressou em palavras muito bem o clima de verão e trouxe uma questão séria dos trabalhadores que não têm como fugir do calor abrasador.
    Os dias estão lindos, mas estamos sofrendo muito.
    bj

    ResponderExcluir
  17. Calu:
    Voltei pra te avisar que “roubartilhei” (rsrsrsrs) seu post na minha sinopse semanal.
    Apesar desse intenso calor, seu texto consegue transmitir uma suavidade e uma beleza poética, que na minha opinião vale a pena ser divulgado.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  18. Olá Calu!
    Vim voando lá do blog da Silvana para prestigiar o seu.
    Um texto muito bem escrito, gostei.
    Qto ao calor, não gosto! Acho que não dá pra ficar no sol, a sombra não refresca e traz consigo pernilongos, mosquitos... Eu estou toda picada rsrs. Sou fã do Outono, do frio. O que me faz temer as baixas temperaturas são as pessoas e animais que não têm abrigo.

    Parabéns pelo seu cantinho.
    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!