segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pássaros em Vôo












Desde às 7h da manhã que a melodia "encontros e despedidas" ronda minha mente.Fundo musical apropriado para a ocasião que o próprio título reflete: encontros, a melhor parte destes antônimos tão conhecido pelos caminhos da vida.Os que tivemos, os que tiveram conosco, os que aconteceram antes de nós, os que nós provocamos, os que ainda iremos vivenciar: encontros com os entes que amamos, com nossos pedacinhos coloridos da vida que foram se espalhando por aqui, por lá, por acolá, num vai e vem contínuo, indo debaixo de nossas lágrimas, vindo nas asas de nossos sorrisos.E, que dádiva é esta vinda tão esperada, porque embora saibamos que a ida terá dia e hora marcada, ela, a vinda, nos preenche duma felicidade intensa que deixa cada minuto carregado de emoção.

Histórias revividas, gargalhadas multiplicadas, cenas novas que se amoldam ás antigas já vistas. Meus netos correndo pelo casa em agitadas brincadeiras, tombinhos, chorinhos, manhas, soninhos, como os pais deles tempos atrás.Conselhos, recomendações, trocas de experiências, alvoroço em família grande é música.

Quantos de nós cumprimos este mesmo ritual quando rompemos o ciclo familiar e nos lançamos noutro, longe do chão conhecido e dos abraços acolhedores.Fomos criar outras raízes, percorrer novos caminhos, mas levamos conosco o olhar doce, o cheiro de casa, os abraços ganhos, os acenos amorosos, e fomos;como então não reconhecer este mesmo movimento nos nossos indômitos desbravadores?Favas contadas no decorrer dos anos.

Ouvi muitas vezes que eu já deveria estar acostumada com esta realidade.Sorrio amarelo porque acho que a palavra costume traz em si um tanto de acomodação, embora nem me passe pela cabeça qualquer intromissão nas escolhas deles, filhas e filhos, isto não.Minha permanente torcida é pela felicidade de cada um estejam aonde estiverem, perto ou longe de mim.Porém sou ré confessa de que a cada encontro me vejo realçada duma alegria faiscante e a cada despedida perco um pouquinho deste brilho.O consolo é que esta curva oscilante não se alinha tanto abaixo, quanto acima demais e acalenta a certeza de que novos encontros e breves despedidas seguirão no ritmo sincrônico da vida, como as estações.

Meus sulistas estão voando na barriga do pássaro prateado que os leva de volta ao ninho deles, depois dos dias maravilhosos que se aninharam aqui.Tudo bem.Tudo bom demais, afinal, dezembro já bate à porta!



****** 



" ...A plataforma desta estação 
É a vida deste meu lugar, é a vida[...]

(Milton Nascimento) 








Maria Rita - Encontros e Despedidas



13 comentários:

  1. Te entendo bem..; Curtimos tanto os momentos juntos, depois, a saudade e espera de contagem do tempo para um novo reencontro. beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa tarde
    Calu
    Uma linda canção/melodia e belo texto, Dezembro já está próximo...e novos reencontros e novas despedidas
    ...sei como é, da janela vemos gotas de orvalho e alguns botões que nascem lá fora. Depois, os botões desabrocham e aos poucos vão ganhando um colorido especial e nos deixam levando consigo a brisa perfumada que entrava pela janela... nossos pedacinhos coloridos da vida que foram se espalhando por aqui.
    ..e a saudade que chega , outras nostalgias e de um punhado de sorrisos e lembranças
    ...depois, o reencontro que sempre ficará a expectativa dos sorrisos; São os encontros e as despedidas , a partida e a chegada que reflete a beleza da nossa própria vida...
    E então, uma vozinha interior me disse que bons pensamentos criam bons acontecimentos, bons acontecimentos criam bons pensamentos ... essencial para se viver bem...pois ♫" a vida é uma estação e todos os dias é um vai e vem.E assim, chegar e partir São só dois lados Da mesma viagem
    O 'pássaro prateado' que chega É o mesmo 'pássaro prateado'da partida A hora do encontro É também despedida..." ♫
    Agradecido pelo carinho
    Bela semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre esperamos pelo reencontro do filhos.
    O tempo passa muito rápido e logo Dezembro estará
    chegando trazendo a volta dos filhos para o aconchego do ninho.
    bjs xará
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  4. Querida Calu, gosto demais de sua escrita e, agora que voltei a blogar, sempre estou por aqui, lendo o que você escreve. E esse texto é muito significativo, ele expõe o coração da mãe diante da vida dos filhos. Somos assim mesmo, suportamos as ausências. Por nós, viveríamos de reencontros, não é? Mas a gente torce é pela felicidade deles, aqui ou ali, lá ou cá. Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  5. Ah, que música linda, e texto idem!
    Esse apurar o apreço pelas relações me parece uma consequência do tempo. Há aqueles que por imaturidade endurecem e passam a tratar os entes com hostilidade, e há aqueles que, com consciência de que o tempo passa irremediavelmente, e com eles leva novas possibilidades de voltar ao que já passou, aproveitam cada segundo de partilha para aprisionar na memória a alegria que é estar entre os seus.
    Dezembro chega rápido, ainda mais para um coração desejoso de compartilhar amor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho, tenha uma ótima semana abençoada por Deus, beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Posso dizer que até ontem eu pensava: como posso ser feliz distante das minhas raízes? Como viver distante de pessoas com quem convive por tantos anos e me trazem lembranças boas que ficaram na minha mente e no meu coração?
    Mas, amiga, seu post me fez entender que: é possível ser feliz estejamos onde estivermos!
    Obrigada, Calu!
    Preciso dizer que este post está lindo e inspirador?
    Amei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Calu,
    Eu vivo intensamente esses momentos em família, e sinto o mesmo, na hora de despedida.
    Muito bom o abraço de chegada, mas o da despedida, tem jeito de vazio.
    O importante é aproveitarmos o máximo desses momentos.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Calu
    Parabéns a você MESTRE que não poupa esforços para ensinar e orientar com sabedoria, o meu carinho, a minha admiração e o meu respeito. Feliz dia do PROFESSOR! Tem uma homenagem singela e um mimo para você na postagem de hoje. Felicidades pelo teu dia!
    Beijos com carinho da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  10. Despedidas, mesmo sabendo que o reencontro não tardará, sempre são difíceis, ainda mais quando nos proporcionaram tantos bons momentos. E como tu mesma disse, a vida é isso mesmo, eternos encontros, desencontros, reencontros... uma caixinha de surpresas.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Reencontros ou despedidas nos deixam meio apáticos, sem ação. Somos meros personagens que sentem de verdade.
    Sua crônica sempre contagiante
    beijo

    ResponderExcluir
  12. Amo estar com os meus tbm não tem nada deste mundo que me deixa mais feliz.

    ResponderExcluir
  13. Ai Calu,nem me fale! Ainda mais quando a despedida é de filhos!...rss...um belo texto,sempre com reflexões profundas,sentimentos que me tocam tb.A música é maravilhosa! Milton é tudo de bom! bjs,

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!