quinta-feira, 24 de outubro de 2013

De conversa em conversa









Tenho um já comprido percurso de estrada percorrido pra saber que certos assuntos não se esgotam num simples ponto final.Nem sempre começam com tal destino, porém se alongam no desenho inicial e abrem um painel extenso super interessante.

Ao relacionar a ferrugem corrosiva das coisas à de almas, não imaginei a riqueza de interpretações que suscitaria nos comentários, que se reunidos dariam um outro oportuno texto e, talvez eu venha mesmo a organizá-lo num post para compartilhar abertamente as preciosas participações.

Somos seres falíveis e tropeçamos, muitas das vezes , em nossas próprias certezas empedernidas;sentimos as dores e nos consolamos com um reles curativo no ego ralado, quando deveríamos reavaliar se aquela posição é de fato criadora ou ao contrário, mortífera das possibilidades de renovação/reencontros/redescobertas...A filosofia budista nos ensina, dentre muitos preceitos, que só devemos ter o que podemos carregar.Um ensinamento repleto de lógica e de fundamental reflexão nesse nosso mundo exageradamente consumista.Ora, se procuramos praticá-lo objetivamente, precisamos também aplicá-lo subjetivamente.Quanto pesa uma mágoa? Uma raiva antiga?Um desejo de revanche guardado a sete chaves? Qual o peso duma ofensa?Este será dividido entre quem pratica e quem recebe? Difícil de medir,mas fácil de confirmar a absoluta perda de tempo e de energia que tais pesos acarretam.Carga ferruginosa e pesada, da qual percebo que nos envenena em doses homeopáticas e letais.

Não digo que perdoar seja fácil, ao contrário, é difícil pra caramba e, talvez por isso, produza instantâneo bem-estar.Não é exagero meu, experimente e confirme.Claro é, que falo do perdão aos deslizes menores, aos pequenos conflitos que surgem entre pessoas que se gostam, não me atrevendo apontar os fatos hediondos que infelizmente assolam em nossa sociedade. 

Saibamos então, valorizar o que realmente nos faz felizes e com isso mudarmos os lamentos em agradecimentos.O navegador Amir Klink, escreveu em seu livro,"Mar sem fim (2000)",logo ao chegar numa baía na Antártida:__ "Hoje é um daqueles dias nos quais não preciso de nada além do que tenho!"E esta frase ressoa em mim desde então.

Para atiçar a inspiração, assistam a belíssima animação em vídeo( Floating in my mind) que usa da metáfora com balões para ilustrar os altos e baixos dos relacionamentos.Uma comovente abordagem das fases da vida. A autora, Heléne Leroux, declarou: "... que é um filme sobre as pessoas que conhecemos e as memórias que cultivamos". Ao que eu adiciono meu desejo de que nossas memórias contenham doces e ternas lembranças em enormes quantidades.






                             Yupi, graças à Beth Lilás e  a Chica o vídeo cá está, pessoal!
Obrigada, meninas!

14 comentários:

  1. Nooossa, Calu!! Tuas palavras caem sempre muito bem e nos fazem refletir. Tantas ferrugens temos em nós encroadas...Tantas nem mais conseguimos tirar, até porque não queremos...

    Adorei o vídeo, maravilhoso e meus olhos se encheram de lágrimas, sem que me desse por conta! Emocionante! Adorei! estou mandando um email...bss chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Calu!
    Linda animação: de um chiclete vem as bexigas (aqui no interior não dizemos balões), acumula-se experiências... e a cerveja iniciando a escravidão.
    O amor incompatibiliza certas atitudes; abismo solitário, e nova chance. Alicerce numa família numerosa, e a subtração ao final.
    Netos? Recomeço, jovialidade, energia, garra!

    Abreijos.

    ResponderExcluir
  3. Bravo, Calu! Eu vi o filminho, uma graça e uma realidade, vamos crescendo, conhecendo gente, trocando experiências, ensinando, aprendendo e assim vai a vida se soubermos lidar dentro da compreensão que nós mesmos temos altos e baixos em nosso próprio ser.
    Já lidei com pessoas dificílimas, completamente diferentes de mim em alguns gostos ou sentidos, mas procurei ver o que havia de melhor nelas, e sei também que eu tenho minhas limitações como ser humano e para outros o olhar é o mesmo, mas espero sempre que sejamos olhados e queridos pelo que de grande haja em nosso ser. As pessoas têm um universo dentro de si e o mesmo é constituído das partículas de amor e vibração que outros seres embalam conosco. A presunção de que somos maiores e melhores, pode trazer amargor à vida quando se descobre que somos iguais nesta caminhada terrestre.
    Adoro seus textos que nos faz refletir e nos posicionar, obrigada pela linda inspiração neste dia!
    um abraço grande carioca




    ResponderExcluir
  4. Oi de novo Calu,vou ver se acho o video para ver ;)
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  5. Oi Calu, vim agradecer sua visita, meu MUITO OBRIGADA!

    Teu texto parece escrito para mim nesta semana, acho que é normal né, fazer um balanço da vida em cada aniversário?


    Um ótimo fim de semana a vc.



    Beijos



    Audeni

    ResponderExcluir
  6. "...só devemos ter o que podemos carregar.", amiga, esteja certa, vou levar essa citação comigo pra sempre!
    Boa noite, querida!
    Acho que ainda não disse, mas seu blog é um daqueles que me faz pensar assim: "Vou abrir um baú pra guardar os tesouros que guardo por aqui!" :-)
    Na realidade, já estou fazendo isso: o baú é uma pastinha do meu computador. Os tesouros, as maravilhas que encontro. Em seu blog, especialmente.
    Acho importante ler e reler tudo aquilo que nos edifica, que nos faz refletir...
    Sabe que sempre chego aqui de um jeito e saio de outro? Mto mais inspirada!
    Sou, Calu, querida, daquelas pessoas que se sentem mto mal com ânimos alterados ao redor, emoções amargas e coisas assim... Gostaria mto de saber lidar melhor com isso, de não perder a paz diante de situações assim, enfim.
    E te digo mais: não sabe o qto sofro pelo o que resulta o fato de eu não guardar rancor, mágoa... As pessoas se aproveitam disso, sabe?
    Mas, sabe, ainda assim prefiro ser eu msm e continuar levando por toda a minha vida o que minha mãe me ensinou: "Filha, jamais podemos pagar o mau com o mau!"
    Belo texto. Como sempre.

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bom dia, Calu!
    puxa, uma animação perfeita para refletir sobre relacionamentos. Hélène Leroux
    ...como diria o poeta,nossa vida pode ser resumida em "encontro e desencontro de pessoas", algumas passam por nós e acabam deixando marcas profundas. E a cada tempo que vivemos temos uma memória para lembrar, nossas bagagens.
    (as coisas que fazemos) ninguém deve se culpar por falhar ou fazer algo errado, estamos sempre fazendo o melhor possível dentro do grau de percepção e conhecimento que possuímos, pois todo comportamento tem uma intenção positiva. Sempre. Pelo menos do ponto de vista de quem o pratica. Reconhecer este fato pode ser a solução para a maioria dos problemas de relacionamento.
    ( as pessoas que conhecemos) Contudo, é natural que egos inflados estejam em toda parte, e se esses interesses estiverem relacionados ao resultado de um grupo de pessoas, todos os envolvidos saem ganhando, direta ou indiretamente. E a luta contra eles não leva a nada, pois para poder se sentir bom, precisam acreditar que os outros são todos maus...
    (só devemos ter o que podemos carregar)O bem traz o bem – o bem convida o bem, e devemos abrir o coração para perceber esse fenômeno virtuoso acontecer em cada momento do nosso cotidiano.Ao nos deixarmos seguir pelo instinto natural de procurar o bem-estar comum, acabamos acreditando que não há mundo melhor que não aquele do bem...
    (bagagem desnecessária,saber perdoar) Quando perdoamos, fazemos o bem a si , sentimos mais leves, pois essa é uma forma de se valorizar é combater os sentimentos que a induzem a inferiorizar-se ou a comparar-se, sei ,como dito, existem casos e casos para se perdoar,mas devemos nos livrar de tudo que nos incomoda , só assim que conseguiremos seguir em frente, rumo á nossa evolução ,em nossa essência
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. *Querida Amiga CALU , sempre fico SATISFEITA com os temas dos teus posts e este, a-do-reiiiiiiiiii !!!

    *Olha, Calu, estou rezando muito e diariamente, para JESUS me dar a ALEGRIA de perdoar muitas

    pessoas que me MAGOARAM PROFUNDAMENTE e, aos poucos, vou me sentindo LEVE, LIMPA, PURIFICADA,

    LIVRE dessas imundícies !!! *Graças a Deus !!! :))

    *Malu, amei a frase budista que você citou aqui ! Vou copiá-la para utilizá-la na sala de aula

    como "Mensagem da Semana ! " (Toda minha primeira aula da semana em determinada sala, escrevo

    a "Mensagem da Semana " na lousa ! Alguns alunos gostam e eu , sempre me alegro com isto !!! )..

    *Calu, li este livro do Viajante Solitário, isto é, Amyr Kink !!! Gosto dele !!! :))

    *Verei o vídeo que você mencionou aqui !!! :))

    *Ah, espero que algumas das minhas citações, comentários aqui no teu blog seja

    mencionado no livro que você deseja editar ! Vou me sentir CHIQUEEEEEEEEEEE !!! :))

    *Calu, desejo-te um tranquílo e alegre final de semana na companhia dos teus !!!

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    P.S. - *Minha irmã é poetisa ! Este ano é lançou o seu primeiro livro ; Caminho di Versos -

    Renata Cristina Dias.

    ResponderExcluir
  9. *Calu, você está no Twitter, no Face, no Instagram ?!

    Se sim, posso te seguir ?! O.O

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu!!Passei para te desejar um doce fim de semana.
    Beijo
    decorehouse

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida amiga Calu
    Um post assim só poderia vir de VC... com toda ternura reveste um tema delicado...
    Falamos e não fazemos, muitas vezes...
    Tenho conseguido perdoar alguns e outros não, vou lhe confessar!
    Mas, sabe de uma coisa: os que não consigo, não me fazem necessidade alguma e nada posso fazer por eles... Sou incapaz de melhorá-los ou moldar-me a eles... percebo isso com clareza...
    Compreende-me?
    Creio que nem todos são para todos...
    Apesar de sermos insubstituíveis e substituíveis ao mesmo tempo... Deus nos dá e nos tira pessoas... se algumas nos fazem mal a ponto de termos algo contra elas... é porque tinham (ou têm) coisas a nos ensinar...
    Comigo é assim!
    Não sou perfeita e não posso pretender ser amiga de todo mundo... só Deus é Perfeito!!!
    Tive que me conformar em não ser aceita desde o ventre materno e sei bem do tema...
    Hoje em dia, nada a reclamar, vivo dias de alegria plena na fraternidade e de momentos de tristeza com poucas pessoas na vida real (como não sou de ferro)...
    O que falou do perdão é pura VERDADE!!!
    Nos faz somente bem... é um bálsamo para nossa vida...
    Mas, considero como, Graça!!!
    Eu tenho que pedir a Deus isso...
    Ele me dá a graça ou não (para minha humildade)...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  12. Calu
    Lindo post para reflexão. E neste momento também ressoa em mim essa sua citação. "Não preciso de nada além do que tenho". Nada como viver intensamente o "aqui agora", não é?. A trilha é extensa e cheia de encantos. É só querer. Adorei o vídeo. A minha próxima postagem será dos ipês. Aguarde.
    No momento oportuno vou compartilhar o seu "Adoce seu dia" - comentários inspiradores ( série que amo de paixão).
    Grata pelo carinho de sempre e por fazer parte do seu lindo blogue.
    Dias iluminados para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá!Boa tarde
    Calu
    passando só para agradecer o carinho de sempre, obrigado, e desejar um bom final de semana, colorido, beijos

    ResponderExcluir
  14. Por enquanto nenhuma palavra. Emoção demais. Esse vídeo diz tudo.
    Uma pessoa que pensa igual a mim ...............
    Obrigada.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!