segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bronzeamento Artificial








Sou daquelas consumidoras chatas.Quando vou no mercado leio rótulos, vejo prazo de validade, olho a embalagem do produto pra ver se não está danificada, vigio o empacotamento, sim, porque fico passada da vida quando escolho os legumes e frutas bem bonitinhos e a pessoa que está empacotando os alimentos os joga de qualquer maneira dentro da sacola.Ninguém merece!

Pra ser bem sincera, faço isso na esmagadora maioria das vezes, excetuando os dias de pressa acelerada.Aí, vejo a validade, olho a  aparência e mando passar, não é sempre, mas acontece.O dia que dedico pras compras detalhadas é a 5ª feira, porque preparo a dispensa pro fim de semana que é quando a turma chega em peso.Vou selecionando os gostos de cada um e, olha que são muitos, mas eu adoro fazer isso e abasteço a casa.Uma das coisas que faço questão é de comprar ovos caipiras.Se no mercado em que estou não tiver do gênero, saio dali e vou procurar em outro até achar os tais.

Na infância morei numa casa de quintal enorme aonde meu pai fez um galinheiro eclético no fundo.Lá conviviam galinhas, patos e perus que faziam uma algazarra só.Eu adorava ajudar na hora da ração e da coleta dos ovos.Entrava cozinha adentro toda entendida sobre os ovos da cesta que carregava. Minha mãe não acreditava muito na minha capacidade de seleção e inspecionava novamente ovo por ovo; já meus filhos, foram turistas em fazendinhas nos arredores da cidade pra que soubessem que ovo não vinha em caixinha e nem frango em saco plástico.Hoje em dia conto com o auxílio luxuoso de minha nora nutricionista que tem o maior cuidado com a alimentação das crianças da família e o bom é que todo mundo respeita o que ela determina. É verdade que às vezes ela dá uma exageradinha e a turma dá uma segurada nos devaneios dela, mas nada que cause abalos.

Neste sábado, eu estava preparando ovinho mexido entre outras coisinhas pro lanche das crianças e discursando sobre os benefícios do ovo caipira e da sua produtora,galinha-caipira, ambos de difícil acesso na cidade.E, continuava eu contando dos meus cuidados em comprá-los de boa procedência, dentro da validade e coisas e tais, quando ela chega pertinho de mim e fala:
___ Sogrinha, fica triste não, mas estes ovos que nós compramos no supermercado não são de galinha-caipira legítima.Recentemente descobriu-se que os produtores estão dando ração com betacaroteno pras penosas e elas botam ovos bronzeadinhos.Caipira, caipira mesmo, só tendo sítio ou indo buscar no interior toda semana.

Murchei feito balão sem gás, recolhi meu entusiasmo e indignada fui completar o lanche das crianças com o ovo bronzeado.Levam a gente no bico com uma facilidade...ai, ai!! 


********* 



Imagem:portaldoprofessor.mec

19 comentários:

  1. Rssssssssssssss....Putz, até isso? Que legal te ler! O carinho de tua procura pra abastecer agradando,a desilisão da revelação... Sabes contar muito bem! beijos,linda semana,chica

    Mas eu não gosto de ovos anêmicos, prefiro os bronzeadinhos, sejam como forem,rs

    ResponderExcluir
  2. Olá Calu, também sou um pouco assim e como cresci no campo em que havia hortas e vivíamos rodeados de animais domésticos, também me acostumei a verificar e a gostar de comprar produtos que tivessem a sua origem genuína. Embora a agricultura aqui seja praticamente inexistente (é quase tudo importado.:(( tento selecionar produtos de origem portuguesa. Adorei a saidinha da sua norinha! Ela tem razão:))! Beijinhos e uma boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu

    Tive que ri. Nossa inocência ainda nos faz confiar na fidedignidade do que estamos comprando. Mas isto é triste, não é mesmo. Vamos prezando a saúde dos nossos dentro das possibilidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, tive que rir aqui do seu ovo bronzeado, minha cara amiga!
    Pois a sua nora tem toda razão, tá difícil ver ovo caipira de verdade por aí, tudo enganação mesmo.
    Eu também sou dessas chatinhas de supermercado, tento ler os rótulos para ver a quantas andam o sódio nos alimentos ou o açúcar em demasia. Acredite, mas estamos comendo alimentos recheados de sal e muito açúcar, sem necessidade até, mas o brasileiro não se interessa por estas coisas, é como o carro, compram porque é bonitinho, assim como os alimentos, as pessoas compram pela embalagem atrativa. Envelhecer é também para isso, para ficarmos mais espertos e não deixarmos a propaganda nos enganar, mas nem sempre acertamos, a esperteza das indústrias é maior que nossa capacidade de observação.
    E o McDonalds hein? Jamie Oliver (aquele lindinho chef inglês), mostrou que rede usava hidróxido de amônio para converter sobras de carne em hamburgueres maiores. Agora, o McDonalds já mudou tudo e abandonou tais enchimentos dos hamburgueres. Uma nojeira tudo isso, e ainda tem gente que sai nos finais de semana com os filhos ou netos para comer estas porcarias e pagar tão caro!
    Gostei do seu post de ovos bronzeados, engraçado e importante.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  5. Oi Calu!

    Pior que é verdade. Já li sobre isso. Outro diaconversando com minha ginecologista falei das minhas mudanças de hábitos e que estava incluindo soja na alimentação. Ela falou que nem toda soja é de qualidade e eficácia garantida, que a grande maioria da soja no Brasil é o lixo do que sobra destinado à exportação. Fiquei boba.

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  6. Caramba Calu, " tu também nem viu" se ela tinha uma viola no ombro! Sem viola não é caipira legítima, não! hehe Já pra comprar carne da boa, só chamando o Toni Ramos. Presta atenção nessas coisas mulher. hehe

    ResponderExcluir
  7. Pior que é vdd ovo caipira só se vc comprar direito de algum sitiante pq esses do mercado são cheios de coisas mesmo, eu sei pq meu tio é dono de granja e tem separo para uso pessoal os caipiras e qdo vamos lá ele nos fornece alguns.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Calu, pois é, aqui em Americana eu compro desse bronzeado tbém mas lá em Minas eu encontro o caipira legítimo, tbém tinha um galinheiro na casa da minha avó, adorava roubar ovos das galinhas e fazer comidinha, colocava tijolinhos no quintal de terra punha fogo como se fosse um fogão a lenha e fazia os ovos, imagina, sujava de terra as vezes e eu comia que era uma beleza rsrsr Bjoooosss

    ResponderExcluir
  9. Calu, isso mesmo. Marido fêz agora um galinheiro no sítio e estava dizendo das maravilhas de alguns compostos, que estão colorindo as gemas, até que fiquem quase alaranjadas! rs A gente compra gato por lebre, mesmo sendo cuidadosa, às vezes. Pretendo que ele cuide das galinhas somente com o milho e as vitaminas, mas acho que assim fica muito caro e tem-se que partir para uma ajudinha em rações. Tomara que ele as use moderadamente. Se conseguir criá-las legitimamente caipiras, mando-lhe um ovinhos, algum dia, tá?
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Calu
    kkkkk. Calu, minha querida, antes de terminar de ler o post eu já sabia que vc não estava comprando os legítimos ovos caipiras kkkkkk, e nem sou nutricionista einh!? Se vc não morasse tão longe eu te mandaria uns ovos caipiras legítimos que eu consigo numa cidade vizinha, mas eles são tão frágeis também! O que importa é que vc sempre de bom humor, isso rendeu um ótimo post.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei seu post, menina eu não confiro nada que vergonha, minha filha que cuida da validade e seu o produto é bom. Moro num sitio já tive galinhas e dávamos ração, tu sabe tem de tudo naquela ração, temos um lago com muitos peixes, e em janeiro morreram todos, por causa da ração contaminada. Hoje em dia não dá para confiar nas industria de alimentos para animais.Por isso que temos tantas doenças hoje em dia.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  12. Ah,essa não! Eu caí no mesmo conto que vc tb!...rss...então é só bronzeamento? Que decepção!Tb vou ao supermercado e, como vc tb demoro na escolha dos produtos,especialmente frutas,verduras,carnes...hoje em dia não podemos facilitar!Obrigada pelo seu comentário super amigo em meu blog tb!bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  13. Querida Calu,
    Quer dizer que estou usando ovos bronzeados?
    Eu estava me achando super "saudável" só consumindo ovos caipiras...rs
    Tenha uma linda semana, querida
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu!
    Passei por aqui para retribuir a visita a meu blog e conhecer seu adorável cantinho!
    Olha, hoje, as coisas que consumimos não chegam perto as de antigamente, estão cheias de produtos dos mais diversos...
    Um forte abraço!

    Débora

    ResponderExcluir
  15. Calu, mas que maldade, não é só você, por aqui não existe galinha caipira, mas sim galinhas do campo, vai dar no mesmo e aconteceu-me o mesmo que a você. Ninguém merece mesmo!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  16. OI CALU!
    HOJE EM DIA ESTÁ DIFÍCIL ACREDITAR NAS COISAS NÉ?
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Calu!
    Existe o ovo de granja "vermelho", esse que é o bronzeadinho que diz? Prefiro ele ao branco por ter a casca menos porosa e mais grossa, o que garante a não contaminação do conteúdo, pois os ovos absorvem tudo o que circula no ar ou o que encosta na casca. Por isso os ovos tem que estar limpinhos. Muitos caipiras veem sujos.
    E me desculpe, eu sinto um pouco de nojo de tudo que é caipira, seja ovo ou qualquer bicho. Não sabemos o que dão para os bichos comerem. É o mesmo que comprar carne de porco ou vaca de atravessadores. Se não existe vaca caipira, existe galinha caipira?
    Meu caseiro tem um sítio onde cria galinhas e toda a sorte de bichos. Essa semana ele estava vacinando as galinhas contra H1N1. Acha que todos têm esse cuidado?
    Noutro dia ele trouxe vários ovinhos e fiz pra todo mundo, mas não tive coragem de comer! :P
    Acho que preciso fazer uma consulta com a sua norinha!
    :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Calú

    Que linda história vivida no seu dia de supermercado. Eu também não sabia sobre os ovos. Sempre acreditei que fossem caipiras mesmo pela cor das gemas . A minha filha também está concluindo o curso de nutrição e sempre me chama a atenção dos produtos que eu compro. Que nem sempre o que está escrito é verdade. As carnes bovinas, suínas e frangos não tem mais sabor como antigamente no tempo do sítio de meus avós.

    Beijos

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!