sábado, 17 de agosto de 2013

BC - Porque sou ativista da amamentação?






Esta blogagem promovida pela Luma,do http://luzdeluma.blogspot.com.br/, vem realçar o ato natural da amamentação,gesto primordial.Quando o corpo da mulher gesta um novo ser a natureza pulsante ali habita, ali se manifesta intensa e visivelmente, dia após dia naquela obra diária de criação.Os hormônios em plena ebulição dão a liga, adoçam e azedam cada detalhe da gestação e nós, mulheres gestantes, navegamos por estes mares, hora calmos, hora revoltos em seus importantes esmeros de preparação.Todo o corpo feminino vive esta feliz existência duplicada e para ela se prepara, desde a concepção até a hora esperada do nascimento e para além, para a nutrição daquele serzinho que faz sua estréia no mundo exterior.Resultado: leite materno.

Predicado das fêmeas mamíferas, seiva pura e natural.Do produtor diretamente ao consumidor sem intermediários.Se quando nasce uma criança, nasce um mãe ( há exceções), também nasce a fonte nutriz garantia de sobrevivência para a nova vida na esmagadora maioria dos casos, sim, porque acontecem imprevistos em alguns percursos que podem impedir este curso natural dos fatos.Ocorrendo tudo como manda o figurino, o decurso é tranquilo e seguro.Mamãe amamenta bebê.Bebê rechonchudo, nutrido, protegido pelas maravilhas do aleitamento, cresce e aparece.

Sou mãe de quatro e amamentei todos eles.A complicação se deu na hora do desmame.Ah, é um tanto ou quanto estressante para ambos, mas nada que cause traumas.O momento da mamada é pura simbiose e se acontecer com sossego à volta dos dois, melhor ainda, pois nada interromperá aquela hora de aconchego e nutrição que junta no ato o alimento do corpo e d'alma.

Quando ganhei meu caçula, já estava calejada sobre os andamentos de tudo.No 2º dia de hospital, logo cedo recebi a visita duma médica pediatra no quarto.Vinha me pedir se eu me importaria de tentar amamentar a bebezinha da mamãe do quarto ao lado que era marinheira de primeira viagem e estava nervosa ao fazer a tentativa de que a bebê pegasse no peito.Sendo eu escolada no assunto poderia ajudar e mais, ela gostaria de levar o meu caçula pra sugar na nova mamãe, porque ele já era maduro no instinto.Claro que concordei na hora.Sempre tive muito leite e sem problemas.

Logo depois, chegou no meu colo um pacotinho rosa de olhinhos vivos que eu aninhei e fui deixando que ela provasse e com sorte procurasse começar a sugar.Enquanto isto, eu ouvia os ais da colega ao lado tendo o meu esfomeado nos braços querendo sua mamada.Uns dez minutos depois, a paz chegou nos dois quartos.A bebê mamava timidamente dando uma sugadinha leve, parando e depois voltando a sugar.Meu caçula, pelo que me contou a médica, liberou geral o colostro da nova mamãe ao que a médica veio rapidamente desfazer a troca pra que a bebezinha não perdesse o néctar de sua mamãe.

Minha história de amamentação foi tranquila, sem descompassos o que considero uma felicidade.Acompanhei amigas que não tiveram a mesma sorte e logo tiveram de oferecer outros leites para seus bebês.Nada trágico, porém, não deixa de ser motivo de lamento.As vantagens e benefícios do aleitamento materno são incontestáveis. 


*********


Para saber mais, visite o sitehttp://www.aleitamento.com.br/

15 comentários:

  1. Bom dia, querida Calu!
    Quer dizer então que, além de amamentar seus filhotinhos, ainda deu, generosamente, a outro ser?!
    Isto sim é compaixão. Admiro-a muito pela sua força e instinto maternal. Seus filhos e netos são o melhor presente para toda sua bondade.
    Amamentar é o maior ato de amor que uma mãe pode dar ao seu filho e, penso como você, não importa o tempo, e sim o ato, se for pequeno não interessa, o que interessa é a vontade, o oferecimento amoroso.
    Linda esta blogagem que a Luma está capitaneando! Já li algumas e todas cheias de sentimento e verdade.
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
  2. Adorei tua participação, incentivo e depoimentos .Essa campanha é maravilhosa e o momento lindo da amamentação deve ser experimentado sempre! beijos,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  3. Ai Calu,que história mais bonita!Teve 4 filhos? Nem imaginava!Parabéns! E mais ainda por ter ajudado essa jovem mãe a aprender a amamentar!bjs,

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha Calu 4 filhos amamentados, parabéns, muitas mães não tem paciência com os percalços da amamentação, eu não pude amamentar mas foi por problemas de saúde, minhas gestações foram muito complicadas, anestesia geral em ambas, 11 transfusões de sangue 9 internações, e a família toda rezando na capela do hospital na segunda cesariana com medo de que eu não resistisse! Ainda assim tive duas filhas saudáveis,já me dou por vitoriosa, muito legal esta BC! Bjinhosss

    ResponderExcluir
  5. Olá Calu, este tema também me diz muito e sou acérrima defensora! Somos três irmãs e minha mãe uma pessoa muito franzina amamentou suas três filhas e ainda algumas crianças que nasceram na mesma época lá na aldeia! É muito interessante ter irmãos de leite como aqui chamamos. Sobre meus dois filhos, amamentei apenas um mês o meu primeiro filho, porque o leite não era de boa qualidade e como perdeu peso teve que ser alimentado de outra forma:(! Para compensar quando passados sete anos tive meu segundo filho pude amamentá-lo vários meses o que me deu uma grande alegria. Parabéns por este depoimento maravilhoso. Aproveito para agradecer o seu carinho pelo meu niver:))! Beijinhos e óptimo domingo. Ailime

    ResponderExcluir
  6. Calu, gostei muitíssimo do seu post!
    A amamentação é algo lindo e saudável. Amamentei 3 com muito carinho e hoje vejo o meu 1º netinho também desfrutando desse privilégio!!!

    Um abraço e UM BOM DOMINGO...

    ResponderExcluir
  7. Calu, que bela postagem! As experiências pessoais quanto à amamentação, que tenho lido em blogs, apresentam sempre algo diferente. E a sua com o caçula foi especial. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Calu, que linda história. Que mais mães tenham acesso a depoimentos assim e que com a informação adequada, o aleitamento seja a regra ao invés de exceção. Abraço,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Oi, Calu!!
    Você teve uma vivência ímpar ao ajudar a nova mamãe. Eu gostaria de ter tido essa assessoria :)
    Entendo porque os seus filhos não queriam ser desmamados! :) Colinho de mãe, aconchego e barriguinha cheia, qual bebê não quer?
    Obrigada por participar da blogagem!!
    Eu jurava que já tinha comentado a sua publicação! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem com você, Calu?

    Adorei o tema e também aderi. Minha experiência com a amamentação teve seus percalços e foi excelente expor no blog. Pude reviver momentos fecundos, saudosos, alguns frustrantes e também transcendentais com o meu bebê.
    Seu relato é emocionante, e o fato de ter amamentado quatro (cinco) é mais emocionante ainda. Corajosa você!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Calu, senti como você: o maior descompasso foi a hora do desmame!
    É mesmo uma seiva de vida.
    E do seu comentário exatamente na mesma postagem, nasceu uma outra postagem que eu te convido a conhecer. Beijo!

    http://despassarado.blogspot.com.br/2013/08/um-menino-um-violino.html

    ResponderExcluir
  12. Oi Calu
    Que boas suas experiências na amamentação e ainda com solidariedade.
    Parabéns pela participação.
    bjs
    Boa semana

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por engrossar esta lista de incentivadores que tenho lido por aqui.
    Um ato de amor que é preciso estar vivo.
    Que este ato de amamentação esteja cada vez mais consciente nas pessoas.
    Muito bom Calu.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  14. Que gostosa a sua história Calu!
    Uma felicidade quando tudo transcorre tão bem assim.
    Fiquei feliz por você.
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  15. Oh cara mia Calu,

    non vedo ora di allatare il bèbè. il momento piu intimo tra la mamma e bèbè.
    bel informazione.
    bacio fortissimo.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!