segunda-feira, 20 de maio de 2013

Caminhar é Preciso









Sou chegada numa receitinha aprovada ( ...e quem não é?), seja de delicinhas apetitosas, de remedinhos caseiros, de segredinhos cosméticos ou de praticidades cotidianas.Quando amigas se juntam, então, sempre sobra na conversa umas práticas imperdíveis merecedoras de anotação para posteridade.E eu sou daquelas, que testo mesmo e sem  medo, no caso de serem dicas viáveis, tipo: esfoliante caseiro de açúcar com mel ou como lavar pentes e escovas deixando-os mergulhados em água morna com umas colheradas de bicarbonato de sódio, ou ainda para limpar os livros de capa de couro, usar um pano macio umedecido em removedor. A princípio testo devagarinho.Nada de exagerar na dose antes de comprovar se não fará nenhum estrago em seu uso. Até hoje só me dei mal umas poucas vezes(rs), porém nada de trágico.

Antigamente nossas avós e mães tinham dois caderninhos dos quais não se separavam nunca: o de receitas culinárias e o de dicas infalíveis.Tudo que se sabia nesta tradição oral e prática era devidamente anotado e aplicado com a maior eficácia nos mais diversos casos rotineiros e, quando nós, as moçoilas da família estavam as portas da igreja, tínhamos como umas tarefas preparatórias do enxoval, copiarmos os dois cadernos de cabo a rabo, garantindo nosso sucesso na gerência do futuro lar. Hoje, encontramos publicações ótimas, detalhadas sobre ambos os assuntos, com truquezinhos mirabolantes para solucionarmos qualquer aperto doméstico, isto sem falar nas demais dicas sobre assuntos variados, indo de cuidados com a beleza aos com a saúde.Temos de um tudo!!

Puxando então pela ponta de cá, vou dar minha dica ( velha e sabida) sobre um cuidadinho importante e fácil, que merece atenção: movimentar o corpo."_Oiê, estou ouvindo vcs dizendo__ ah, isto não é novidade nenhuma, ora!__ Eu sei, eu sei, e avisei isto logo acima, mas o que é bom é para ser reprisado, copiado, repetido e praticado, certo?

Pois, então,repito eu, o corpo gosta de movimento e um dos melhores é caminhar, o que hoje é chamado de hábito, mas que na verdade é uma das funções do corpo humano.Somos bípedes por natureza e moldados pela evolução para sermos ativos.Andar é fundamental para mantermos nosso corpo em bom funcionamento, afastar o estresse entre dúzias de outros benefícios que vcs sabem bem. 

No início do século passado era uma prática rotineira de deslocamento pelas cidade.Verdade seja dita, eram tempos mais convidativos, menos veículos, menos violência, ruas e calçadas conservadas, menos perigos dos quais desviar, menos pessoas a se deslocarem cotidianamente e consequentemente menos adoecidas, porém, é no tempo de agora que vivemos e ainda bem que isto acontece, então, é buscar seguir algumas dicas certeiras para se por em prática estas simples e eficaz capacidade humana: andar!

Tem se visto um crescimento significativo de hábitos saudáveis e que podem ser resgatados imediatamente. Melhor seria que a ordem urbana ( onde for que ela exista...) contribuísse para que as pessoas pudessem ir caminhando para o trabalho e para o lazer ou outros destinos dentro da cidade em que moram, porém enquanto vamos reivindicando que isto se torne realidade, aconselho que não fiquemos esperando sentados e sim, caminhando. 

*******



19 comentários:

  1. Caminhar faz bem ainda mais num visual maravilhoso como o mostrado acima! Faz muito bem à alma, corpo, coração! Estou precisando de uma praia.Que venha julho e as férias do neno! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Mesmo Diminuindo Meus Paços
    Mesmo Demorando Minha
    Chegada Do Outro
    Lado Da Ponte.
    Não cortarei pedaços
    Para Diminuir
    O Peso
    Que Eu Carrego.
    Mesmo Se A Dor Apertar.
    Na Minha Fé Deposito
    Minhas Esperanças
    Em Deus..
    Deus abençoe sua semana caminhas de flores e muito amor
    Beijos carinhos sempre.
    Evanir

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post...
    Me lembrei de meus cadernos de receitas, copiados de minha mãe... mas mal sabia eu que seria um arraso de péssima na cozinha. Mas os cadernos estão aqui, intocáveis!
    Movimentar o corpo é saúde, é prazer.
    Eu faço academia e exercícios são vício pra mim. Adoro! Além de fazer um bem imenso pra saúde e tornear o corpo.

    Ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parceira, quando se fala em homeopatia, truques caseiros, fico assim... Cético. rs. Minhas mães confiam bastante nisto, porém, acredito ser placebo pois comigo nunca funcionou, nem chá de boldo. rs.
    Quanto a movimentar-se, isto é realmente essencial e concordo que o que importa deva ser repetido e principalmente, praticado.
    Ando bem sedentário ultimamente (fim de semana estou podre, ahah!), mas sei da importância da atividade física. O problema é quando pessoas resolvem fazer qualquer atividade física sem uma avaliação médica ou, no mínimo, um pouco de informação, como roupas e calçados adequados. É interessante lembrar que até mesmo as caminhadas leves provocam certo impacto nas articulações e se não usar um tênis com bom amortecimento pode resultar em lesões.
    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Calu, minha boa, faltou dizer que andar é um ótimo exercício para pensar. Enquanto caminhamos, vamos revisando as hipóteses para isto ou aquilo. Só não vale falar sozinho ou fica esquisito. hehe

    beijos em segunda de Sol.

    ResponderExcluir
  6. Oii Calu, vc tem toda razão, o corpo precisa de movimento, e eu estou super em falta com o meu, valeu pelo alerta! Bjooooss

    ResponderExcluir
  7. Esta indicação é uma prática minha cotidiana, meu maior transporte: as pernas.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Calu, antigamente não se falava sobre a caminhada, no sentido de propiciar saúde. Mas todos, de uma forma ou de outra, o faziam, naturalmente. Pouco se dirigia, ia-se a pé a quase todos os lugares, o corpo ficava sempre em movimento, até com tarefas domésticas. Hoje, era virou necessidade e ouvimos isso de todos os médicos, porque mudamos nossos hábitos em função do progresso e do desenvolvimento. O sedentarismo tem sido um grande vilão.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Esta é uma dica preciosa e que todos nós deveríamos arranjar tempo para fazer, melhor ainda quando se tem um mar lindo desses bem pertinho como você.
    Eu tenho caminhado 1 hora de segunda a quarta-feiras, arranjo sempre tempo, hoje mesmo, chegando mais de meio dia aqui em Niterói, fui pra academia fazer meus exercícios. Não é mole, tem que gostar muito ou se dar muito como é o meu caso, pois sei que esta é uma das melhores formas para se manter o corpo e até mesmo a mente.
    um beijo grande carioca

    ResponderExcluir
  10. "Somos bípedes por natureza e moldados pela evolução para sermos ativos."... é o que o meu Neurologista sempre diz... e eu faço o que posso.

    Valeu amiga Calu!

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  11. Boa noite minha linda...
    Amei o post.. como sempre lindo... e esse cheio de saudade..
    Menina.. eu estou precisando viu?
    Achar tempo pra caminhar, me movimentar, sair dessa rotina louca de trabalhar.. trabalhar.. trabalhar..
    Beijo minha linda... e uma semana super linda viu?

    ResponderExcluir
  12. Calu,

    Eu gosto demais dessas receitinhas caseiras, e sempre as experimento, com cautela, assim como você.
    Uso bicarbonato pra diversas ocasiões.
    Caminha é preciso, sim. Ficar parada enferruja. Esses dias, não caminhei pra aproveitar o sol de outono pra organizar o jardim, e esperar o inverno. Mas, amanhã, assim que tomar o café da manhã, eu vou dar uma boa caminhada. Uma das coisas que mais gosto de fazer.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Calu! Sou a Nina, portuguesa, mulher de sete ofícios e andarilha. Neste momento, sentada junto ao mar, numa pausa, antes da caminhada (deliciosa, imprescindível, vital ...) de 1 hora.
    Fico como sua seguidora e desejo-lhe um dia pleno, glorioso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu
    Eu sou super ativa, sempre estou em movimento, quando fraturei o ombro estava em pleno condicionamento físico, correndo cinco quilômetros por dia tranquilo, mas daí tive que parar, agora com a fisioterapia voltei a caminhar, não posso correr ainda, mas caminhar eu já voltei, sedentarismo não combina comigo definitivamente kkkkkkkk. Ótimo post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. OLá Calu, bom dia!!

    Eis-me de volta após demorada ausência da blogosfera. Muitas mudanças na minha vida foi a causa de tanto tempo sem atualizar blog, visitar blogs amigos, mas , enfim, ainda que devagar, espero poder manter em dia a minha vida de blogueira.rss

    Caminhar é preciso, por muitos e bom motivos. Além dos citados por vc nesse seu tão bem escrito texto, dizem os especialistas que o corpo libera hormônios de bem estar e jovialidade. E eu acredito. Além do mais, é uma das práticas que nos jogam pra vida, pra admirar, observar a tudo o que dela faz parte, e que fechados em ambientes de trabalho, perdemos muito. Muito bom esse alerta.

    Que o seu dia seja só de alegrias, amiga!
    Beijinhos da Lu...

    ResponderExcluir
  16. Oi Calu!

    Caminhar faz muito bem, como você bem lembrou, faz bem para o corpo e para a alma.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  17. Olá Calu, fico sempre feliz quando me visita e pelo seu carinho por Portugal.:))! E também aprecio muito as suas dicas, como neste caso estou totalmente em sintonia! Caminhar só faz bem. Ao corpo e ao espírito. Aqui somos adeptos de caminhadas, passeios ao ar livre! Também habituámos os filhos e todos gostamos de estar em contacto com a natureza! Meu marido mais junto ao mar e eu pelas sombras:))E quando tiro aquelas fotos que partilho aproveitamos sempre para caminhar! Por aqui as pessoas estão mais conscientes do quanto o exercício físico é importante para a saúde). O meu email: ematos.simoes@hotmail.com. Um grande beijinho. Ailime

    ResponderExcluir
  18. Caminho menos do que deveria, rsrs... mas lhe digo: nesta época do ano - Primavera! - caminhar com a minha cachorrinha pelas redondezas é atividade maravilhosa! Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Sabemos perfeitamente disso, mas precisamos ser lembrados de vez em quando. Ainda hoje falei que pretendia caminhar e, por um motivo e outro, não fui, mas amanhã não me escapa. Moro pertinho de um parque e tenho o prazer de caminhar poucos metros numa rua de areia, que me dá a sensação de estar na praia. Aqui não tem praia, mas isso me traz ótimas lembranças.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!