domingo, 31 de março de 2013

Promessas


A neta de uma boa amiga vai se graduar no serviço social pela UFF, na próxima sexta-feira.Fiquei muito contente coma notícia pois, mesmo de longe acompanhei o empenho da mãe e da avó para que este dia chegasse.Por algumas vezes participei deste movimento a favor da perseverança no curso. Ela me trata por tia e eu a tenho como sobrinha do coração.Entre todos os percalços que aparecem na caminhada de qualquer estudante universitário, ainda aconteceram agravantes, como a chegada dum namorado avesso aos valores da família e outros que ele classificava como perda de tempo, tipo, uma graduação universitária. Ela chegou a trancar a faculdade por um ano letivo e com a reposição do calendário de greve somou muito tempo de afastamento. 

Qualquer ocasião de encontro entre nós eu aproveitava para elevar os benefícios de um diploma universitário de alguma pessoa que conhecesse e se não conhecesse eu inventava, mas encaixava o assunto em nossas conversas de maneira bem natural para que não parecesse cobrança. Desta forma estive um tanto presente nesta caminhada esculpida em prol da formação dela e agora com esta notícia me sinto parte desta conquista dela e da família.

Ontem, fiquei sabendo que a mãe da formanda irá pagar uma promessa pela graça alcançada distribuindo uma rosa para cada pessoa presente à colação de grau.Achei de uma lindeza sem fim esta atitude e comentei com ela ( a mãe) sobre isto, de como foi de uma sensibilidade total ter feito uma promessa de doação de beleza e não de sacrifícios, os quais, aliás, eu não concordo.Por que uma promessa em prol de um benefício almejado tem de ser cumprida através de um sacrifício que muitas vezes é extrapolante aos limites do corpo.Não me convence a possibilidade de que o amor divino se compraza de dores e sacrifícios.É só olharmos ao redor e vermos quantas maravilhas nos rodeiam, quantas alegrias possuímos, quantas bençãos recebemos, para confirmarmos que Deus é tudo isto e disto se alegra também. 

Prometer distribuir flores, preparar alimentos para os necessitados, distribuir cestas básicas, brinquedos, remédios, livros, doar presença e companhia em asilos, orfanatos, hospitais...há uma infinidade de ações benfazejas que farão o bem dado, o pedido e o recebido reverberarem em felicidades universais muito maiores do que a subida das escadarias da Penha,de joelhos.
***** 
Imagem: mulher.uol.com

17 comentários:

  1. Olá, querida

    Seremos recompensados pala nossa paciência, bondade, imparcialidade...

    Feliz Páscoa!!!

    Bjs fraternos de paz e bem
    P.S. Também o mencionado acima no meu comentário muito nos custa, algumas vezes... isso Deus vê o nosso desejo e nos torna aptos para a honra e glória Dele... Lindo gesto angelical da sua amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Que linda promessa essa.

    Fará o encanto e alegria de todos que a ganharem. Lindo!

    Que essa mãe e filha sejam felizes sempre!

    E pra ti, com tua sensibilidade sempre grande, um beijão! Linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Calu,
    concordo em absoluto com o paragrafo final.
    Aqui em Portugal, especialmente em Fátima é comum ver pessoas pagando promessa a pé, de joelhos, comprometendo a saúde. Penso que um sacrificio humanitário, de solidariedade com o próximo, seria preferivel (e útil).
    Parabéns pela graduação da sua sobrinha do coração.
    A sábia persistência move montanhas.
    Beijinhos além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Calu

    Uma linda história, superando qualquer obstáculo e que também você fez parte. Nada pode destruir a alegria de ver uma amiga ou filhos se formando. E a promessa foi muito linda e carinhosa.

    Uma boa semana
    Beijos.

    ResponderExcluir

  5. Amigos, verdadeiros são para sempre, porque
    quando dois corações se unem, formando um só,
    DEUS se manifesta ali, através do amor
    e o amor é mais forte que a morte,
    não importa a distância,
    no coração estarão sempre perto.
    não importam as diferenças.
    Sempre haverá um ombro para recostar,
    mãos para ajudar,olhos para enxergar e chorar de alegria e dor,
    bocas para expressar as verdades e sorrir.
    Os bons amigos são como estrelas
    você nem sempre as vê, mas você sabe que sempre estão lá.
    Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
    e a prova evidente de que
    duas almas não se encontram por acaso.
    Por tudo isso e muito mais eu digo
    Deus abençoe nossa linda amizade
    Deus abençoe por estar sempre de mãos estendidas
    nos momentos em
    mais preciso de afago e carinho.
    Linda seja sua semana beijos no seu coração
    caricias na sua alma linda e generosa.
    E 1 de Abril ,mais carinho meu e amizade é para sempre não é mentira..
    Evanir.




    ResponderExcluir
  6. Oi Calu
    Primeiramente quero dizer que seu texto é muito bom e gostoso de ser lido, como sempre! Em segundo lugar creio que não há sensação tão boa quanto ver um filho formado em uma boa universidade, espero ter essa alegria! Em terceiro, seu último parágrafo, no face eu diria #fato, concordo plenamente contigo amiga.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Calu!!
    Compactuo dos teus pensamentos!! Sacrifícios pessoais em nada enriquecem o mundo à nossa volta e Deus nunca pede sacrifícios! O que tiver que ser feito, tem de ser com "Amor", pois Deus é amor!!
    Linda atitude da sua amiga! Ela lança energia positiva ao repassar flores e isso faz criar toda uma aura do bem em volta da sua neta!
    Felicidades para a formanda!! Fala pra ela trocar de namorado... rs.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. Olá Calu,
    Como vai?
    Concordo plenamente contigo, mas... Acho que a graça será alcançada com ofertas menores e com outros valores, né?
    Tenha uma excelente semana.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  9. Que lindo você fazer parte desta história, com histórias de incentivo.
    Embelezar o mundo em sinal de gratidão é maravilhoso!
    Que o caminho da moça tenha muitas rosas e o mínimo de espinhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Calu
    Parabéns por ser a "mentora" da formanda, neta de sua amiga.Muitas felicidades.
    é complicado... porque temos que considerar a crença como algo incalculável, sem medida concreta, ... um “acordo” que resulta numa
    negociação entre os dois planos envolvidos. Em termos reais nada mais é que uma
    relação de troca. E considerar bem a forma de pagamento, visto o
    caráter de satisfação perante o desfecho do caso. Sim...eu concordo com seu relato que é melhor quitar com beleza e amor do que com sacrifícios. Eu , já, tenho uma manifestação mais individualizada, particular.
    Eu utilizo as orações e preces como maneiras de quitar a “dívida” com o “credor”. Nesse caso, as minhas evocações são direcionadas. Ficando ambos, a promessa e a quitação,no mesmo plano subjetivo...sei lá entende!
    Meu carinho
    Boa semana
    Abril, pleno de realizações
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que notícia boa!
    Fazer parte da formação de alguém que vai valer pelo resto da vida não tem preço que pague!
    Sucesso à ela e parabéns a você, Calu, que com todo o jeitinho vou infiltrando boas atitudes na menina!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que Deus realize os sonhos da formanda, que nessa época da vida são tantos, e acalme o coração da mãe. Linda a atitude dela e será bem emocionate esta formatura.

    Beijos Calu

    ResponderExcluir
  13. Oii Calu, fiquei aqui imaginando como será o dia da formatura das minhas filhas, belo gesto da sua amiga! Sucesso a formanda! Bjooooss

    ResponderExcluir
  14. Que vitória, Calu! Principalmente para a mãe da moça. Mãe é que "sofre" mais por esses acometimentos que os filhos têm, algumas vezes na vida, de se desviarem do que pode ser melhor para eles. Vitória da moça, por ter cumprido seu curso, garantindo-lhe dias melhores, profissionalmente. Vitória dessa amiga leal, que fêz a sua parte, com carinho. (você).
    Enfim, muitas bençãos para essa moça.
    Sobre promessas, fui a rainha delas. Prometia "coisinhas", mas sempre algo que me privava de um bem-estar, de um prazer. Fiz uma, de visitar a Basílica de N.S. Aparecida, por conta de uma luxação com a qual minha filha mais velha nasceu. Visitei a Basílica recém-inaugurada, com minha filha andando perfeitamente. (a luxação não a privaria de andar, mas sabe como são as mães, ainda mais de 1ª viagem! rs). Depois, fiz outra, para visitar a Igreja de N.S. dos Sagrados Corações, em Vila Formosa, SP, fui e voltei num mesmo dia. Depois parei com isso, entendi que não podia "barganhar" com Deus. Mas fui a um padre, perguntei a ele o valor de uma promessa e ele me disse exatamente isso, Deus não troca favores conosco. Hoje, prometo só estar em paz, para me ajudar e ajudar a quem precise.
    Beijo, Calu.

    ResponderExcluir
  15. Oi Calu!

    Lindo gesto da mãe da moça. Ótima mensagem você nos passa compartilhando a história.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  16. Posso imaginar a alegria dessa mae, em ver sua filha formada. Um diploma abre muitas portas. Bonito o gesto da mae. Bj

    ResponderExcluir
  17. Distribuir rosas que linda promessa! Concordo com você, não acho que promessas de sacrifícios corporais sejam edificantes ou sadios.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!