quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lugares do Coração

Quando começamos uma arrumação, geralmente vamos estendendo a função até onde não prevíamos.Acho que em toda casa deve ser assim.Vira, mexe, remexe e saem coisas impressionantes do baú.Hoje completam doze dias que a minha turma se mudou e eu ainda me encontro às voltas com arrumações e rearrumações.Numa dessas, volto a mexer nos álbuns de viagens e paro tudo, sento no chão e folheio com vagar cada página, abrindo o espaço das boas memórias dos lugares.E, revejo também os sentimentos que muitas vezes nos tomam na visita a certos deles.Lugares que dizem mais que o interesse de conhecê-los.Aqueles por onde passamos e que moraríamos ali, nem que fosse por um período de tempo determinado, mas sim,gostaríamos de ali ficar.

Descobrir tudo que não sabemos e aprender tudo o que vemos.Nos esvaziar de rotinas antigas e criar novas.Não como desprezo das antigas, mas como adoção das novas e nos reinventarmos.Seguir o ritmo do lugar, fazer novas amizades, aprender com as dificuldades( até o paraíso tem pedrinhas), enfim renovar os olhos e o coração.Não seria bom se pudéssemos nos livrar de toda burocracia que nos ata e de mala e cuia partir prum lugar sonhado? Nos permitir sairmos com lenço e documentos, porém abertos à nova experiência.

Depois que assisti ao Exótico Hotel Marigot, permaneço com a história na mente e no espírito, mas filme bom é assim, nos acompanha durante longo tempo e há aqueles que nunca vão embora, é o caso; e ontem me voltou n'alma esse desejo de chegar pra ficar,ao menos em dois dos lugares que visitei, tornar-me uma residente.
Um deles é Paraty-RJ 


O outro é Saint Paul de Vence- Cotê D'Azur 


Se eu parar para selecionar mais, claro, que a lista aumenta, mas estes dois lugares que destaquei me falam à alma duma maneira intensa. 
E vcs? Já pensaram nesta possibilidade alguma vez? Se não, pensem agora. Contem em quais outros lugares vcs gostariam de morar um tempo ou pra vida toda. 
------------------------------------------------ 
Gente, não postei minhas fotos porque não consegui escanear(rs).

Imagens:Paraty.com(turismo) 
Office du turisme de Saint Paul de Vence 

20 comentários:

  1. Sim, como seria bom sair "sem lenço e sem documento", pousar em outros lugares e nos reinventarmos.
    Gostei muito de Aracaju e São Pedro da Serra,gostaria de um tempo maior nesses lugares. Na europa, amei a Ilha de Capri.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Calu! E , tens razão!! Eu também sonho em morar el lugares tranquilos, om praia calminha, andar descalça, bagunçada sempre( já ando mesmo na cidade, mas mais ainda!), enfim, um lugar de Paz!

    Queria sair do cimento, queria tantas coisas...E, quando me pego pensando assim, vejo que tenho que me acomodar e sossegar o pito,srsr beijos,tudo de bom e adorei teus lugares!! beijos,chica( E tua turminha está perto de ti,não?Só em outro endereço,né?)

    ResponderExcluir
  3. Quero conhecer os dois lugares..um sonho
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Calu,
    Os 'baus' tem vida, assim como casas, cidades, lugares enfim... acho que Freud explica;-)
    eu já quis, intensamente, morar em Vitória/ES...
    hoje, graças a Deus, adoro minha casa.
    Acho que determinado lugar é a nossa própria PASÁRGADA.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  5. Bom gosto tem que ser assim,completo...menos não vale.Também adoro Paraty e seria um bom lugar para mim...outro lugar é Tiradentes, amo perdidamente e moraria lá com muito prazer.São certos lugares que considero "macios", aconchegantes e com um calor humano difícil de se encontrar hoje em dia.Quanto às fotos, eu também sou uma negação nesta parte que envolve escanear e dependo vergonhosamente de meu irmão para isto.
    Sua postagem está linda, amiga...também tenho hábito de pegar os albuns antigos e viajar no tempo...e as lembranças vão chegando e a gente se sente novamente vivendo todos os acontecimentos...

    Aqui está uma chuvinha fininha e dá vontade de ficar por aqui conversando com você, toda vida.Parece até que estou na sua casa vendo seus álbuns sentada no chão ao seu lado...

    Bjssssss,minha linda,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. OI CALU!
    AINDA NA ARRUMAÇÃO?
    CADA UM DE NÓS TEM SEU BAÚ PARTICULAR DE RECORDAÇÕES E FINGIMOS QUE ELE ESTÁ ESQUECIDO,MAS, QUANDO NOS DEPARAMOS COM ELE,O ABRIMOS,SÓ AI PERCEBEMOS QUE NADA FOI ESQUECIDO, APENAS SUBLIMADO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir

  7. Olá Calu,

    Muitos lugares que conheci me marcaram e deixaram boas
    recordações, mas confesso que nenhum deles me despertou
    o desejo de ficar por mais tempo, além do programado. Gosto de morar em Belo Horizonte. É aqui que me encontro. Aqui é o meu lugar.

    Conheço Paraty e gostei muito de passear por lá.

    Também adoro folhear meus álbuns de viagens e relembrar os acontecimentos bizarros e engraçados vividos em cada uma delas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Calu, como é bom olhar fotos, rever lugares e pessoas queridas! Também tenho o meu baú de recordações e que vez em quando abro e me delicio, me perco como você bem disse.
    Eu gostaria de morar num lugar onde houvesse sol, ameno sempre, tolerância, menos estresse, onde pudéssemos sair a qualquer hora do dia e da noite ou para curtir um nascer do sol sem perigo da violência, onde as pessoas fossem gentis e cultivassem florzinhas em seus jardins não só para seus deleites, mas para o de todos que passassem e pudessem admirá-las.
    Sinceramente, eu voltaria para minha Petrópolis, mas acho que até lá já tem muito de tudo, inclusive carros que hoje parecem mais do que humanos. E lá fora, adoraria morar um tempo em Portugal, qualquer cidadezinha de interior,assim como também uma pequena cidade na Espanha que eu e marido ficamos apaixonados, Jerez de La Frontera, tão bem cuidada, florida, pessoas alegres e um carrossel lindo e gigante rodando na praça pública nos finais de semana para a gurizada brincar.
    Mas, tudo isso é sonho e não custa sonhar né?
    Lindo post amiga, uma delícia sempre ler seus escritos.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Calu!!

    Ah!!!Um post para sonhar!!!!!!
    Que maravilha!!!E que lugares lindos que lhe falam ao coração!
    Não tenho um lugar específico,mas tem dois países que me fascinam...Irlanda e Escócia.Me sentiria nas nuvens visitando seus bosques cheios de maagias e seus castelos!rs Mas não sei se iria para morar...só passear já está bom!rs
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Calu,que maravilhoso seu texto!Adorei os lugares do seu coração!Tenho lugares que são do meu coração porque me familiarizo com eles,como Itanhaem,por exemplo,aqui no litoral de São Paulo.Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia

    Já coloquei as coordenadas do ponto de encontro. bjs

    ResponderExcluir
  12. Não por um tempo, Calu! Mas pra toda vida:

    Paraty,
    Paramym,
    Paranóys...rs
    Como costumo brincar!
    Sem dúvida, nossas postagens cruzaram-se 'nos lugares do coração'!!
    A sua está um luxo só, amei!
    Beijos, amiga querida.
    Obrigada pela sua nobre amizade e visitas constantes em meus Botones.
    Deus abençoe sua vida abundantemente!!!


    ResponderExcluir
  13. Oi Calu!
    Ai que post gostoso de viajar em cada sonho em palavra.
    Como já mostrei no post passado tenho muita vontade de conhecer Paraty, é muito linda e charmosa! As cidades que têm um arzinho bucólico me encantam. Passar pelo menos um bom tempo desfrutando daquela tranquilidade é tentador, mas sonho em passar um bom tempo em Paris, mas é um sonho mesmo.rsss
    Beijinhos eum lindo fds!

    ResponderExcluir
  14. Linda,

    Trago-te mais uma coincidência sobre lugares do coração...

    Minha última postagem no recente blog "Rustico e Vintage" é sobre a Toscana. Meu esposo é filho de italiano, morou lá e me despertou um desejo antigo de conhecer a Itália!
    Não gostaria de ver?
    Bjsssss

    http://rusticoevintage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Minha querida Calu,
    Vc sempre nos instiga com essas propostas "indecentes" de pensar a sério ou brincando.
    Sim, tenho lugares. Mas não têm nomes. São esconderijos do meu imaginário construídos com pedaços de realidades. Uma espécie de caleidoscópio, manja?
    Bjssssssssssss, quérida!
    P.S.: Quero visitá-la nos dois lugares mencionados, ok? Belíssimos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida Calu
    Paraty estive há 2 anos e devo voltar em breve porque é um tipo de lugar que me encanta...
    Tão calmo e o fato de poder andar pelas ruas tranquilamente... é delicioso!!!
    Deus te cubra de MUITAS bênçãos e te faça MUITO feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  17. *Calu, boa note !!!

    *Menina, quero conhecer, passear em muitos lugares !!!

    Morar, porém, moro onde quero ficar até o dia de minha

    morte !!!*Amo a cidade - Guaratinguetá - SP - o bairro

    ; a rua e a casa onde moro !!!

    *Calu, tenho 03 alunos que residiam na cidade de

    Paraty e agora estão morando aqui na minha cidade

    porque os pais queriam que eles tivéssem um estudo

    melhor !!!

    *Calu, tenha um alegre dia de domingo na companhia

    dos teus !

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    P.S. - *Calu, tô precisando fazer uma arrumações aqui

    na minha estante de livros ! Vou jogar tantas coisas

    fora que arrepio-me só em pensar !!! (Hehehe).

    ResponderExcluir
  18. Amei o filme que mencionou. A vida parecia acabada para eles e um lugar, tão distante, mudou seus destinos.
    Sabe que nunca pensei em um local para viver um tempo, ou muito tempo? Gosto de passear, conhecer cidades, visitar o mar, meu maior amor. Ah!!!! Perto do mar eu ficaria bem. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Este folhear albuns é mesmo uma viagem encantada.Também morro de sonhos de lugares que encantam e passam uma paz, que tanto desejamos.Paraty é um encanto de cidade.Belo querer amiga.
    Meu terno abraço.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite minha querida Calu!!! Já tinha um tempo que não entrava no seu Blog. Nossa!!! Como você já postou várias coisas por aqui...Legal!!!
    Bem, Paraty realmente é show de bola, eu mesmo no meu Blog tenho um post sobre essa cidade, que fica aqui no sul do meu querido Estado do Rio de Janeiro.
    Saint Paul de Vence, fica onde?
    Olha já estou com a melodia da poesia MINHA CRIANÇA na cabeça, vou gravar e mandar pra você. Se gostar, mando registrar em parceria contigo ok?
    Abraços,

    Lelê Garofle,

    musicandocomlele.blogspot.com.br
    www.facebook.com/lele.musicando

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!