quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Mulher Madura

Arte de Gray David 

O rosto da mulher madura entrou na moldura de meus olhos.

De repente, a surpreendo num banco olhando de soslaio, aguardando sua vez no balcão. Outras vezes ela passa por mim na rua entre os camelôs. Vezes outras a entrevejo no espelho de uma joalheria. A mulher madura, com seu rosto denso esculpido como o de uma atriz grega, tem qualquer coisa de Melina Mercouri ou de Anouke Aimé.

Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente. A adolescente não sabe ainda os limites de seu corpo e vai florescendo estabanada. É como um nadador principiante, faz muito barulho, joga muita água para os lados. Enfim, desborda.

A mulher madura nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe. O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago. Seu olhar sobre os objetos não é de gula ou de concupiscência. Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo.

A mulher madura é assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.

A adolescente, com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, nos extasia. Mas a mulher madura tem um som de adágio em suas formas. E até no gozo ela soa com a profundidade de um violoncelo e a sutileza de um oboé sobre a campina do leito.

A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril.

O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência uma pura e agreste possibilidade. Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa.[...]

Na verdade, talvez a mulher madura não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior, que a maturidade é também algo que o outro nos confere, complementarmente. Maturidade é essa coisa dupla: um jogo de espelhos revelador.

Cada idade tem seu esplendor. É um equívoco pensá-lo apenas como um relâmpago de juventude, um brilho de raquetes e pernas sobre as praias do tempo. Cada idade tem seu brilho e é preciso que cada um descubra o fulgor do próprio corpo.

A mulher madura está pronta para algo definitivo.

Merece, por exemplo, sentar-se naquela praça de Siena à tarde acompanhando com o complacente olhar o vôo das andorinhas e as crianças a brincar. A mulher madura tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia. Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que a mulher madura não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo.

A mulher madura é um ser luminoso é repousante às quatro horas da tarde, quando as sereias se banham e saem discretamente perfumadas com seus filhos pelos parques do dia. Pena que seu marido não note, perdido que está nos escritórios e mesquinhas ações nos múltiplos mercados dos gestos. Ele não sabe, mas deveria voltar para casa tão maduro quanto Yves Montand e Paul Newman, quando nos seus filmes.

Sobretudo, o primeiro namorado ou o primeiro marido não sabem o que perderam em não esperá-la madurar. Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar. 


Affonso Romano de Sant'Ana. A Mulher Madura.RJ. Rocco

20 comentários:

  1. Gente querida,
    hoje completo 38 anos de casada, huhu!!!Estou pensando em sugerir uma estátua minha em praça pública(srsrsrs); brincadeirinha.
    Mas aproveitando o dia, achei este texto que nos homenageia(nós,as mulheres__ de todas as idades).Então, nesta fugidinha, após banho, mamada, higiene e soninho de Valentina,tive condições de vir até aqui dar-lhes uma beijoca estalada.
    Obrigada todos vcs, por cada palavra carinhosa que recebo com o coração cheio de alegria.
    Desculpem a falta de tempo para as visitas,mas assim que der vou retomá-las.Estou com saudades.
    Muitos bjos!

    ResponderExcluir
  2. Querida Calu!!!

    Parabéns pelo aniversário de casamento!!!!Que venham muitos mais !!!!Tudo de bom pra vocês!!!

    Puxa, e que texto escolheste!!!Belíssimo, pura poesia!
    *Ainda bem que meu marido está esperando, me vendo amadurecer!rsrs
    Mas não sei se tenho toda esta serenidade e graça nos gestos...mas quero muito!!!
    Beijos!!E Felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo Calu!!!

    ....espero que a maturidade te dê de presente,a serenidade,a paz e a plenitude...feliz aniversário,amiga,para os dois.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Olá, Queridíssima Calu!!!
    Parabéns pelos dias em Companhia...Há que se ter muito cuidado, há que se ter muito espírito de comedimento, muito amor próprio, instantes mágicos ao cair da tarde, conversa suave ao travesseiro....
    Há que se ter a Alegria das Crianças e ter Fé em todos os momentos....Parabéns!
    Você é muito Flor de Jasmim Manga, que se abre nas tardes e deixa seu aroma.
    Saudades!!!
    Estive fora dos blogs, inclusive do meu...rs
    Um beijo muito Especial!
    Sandra,

    P.S.: adorei o texto, estive em uma palestra com Affonso R. S...e ele vinha caminhando com uma flor nas mãos, e eu esbaforida para não perder a palestra dele quase não acreditei que era ele em minha frente, pois bem, ganhei a flor de Affonso R. S....e segui palestra...Era sobre o Amor..Adoro a Marina Colassanti.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Calú!
    Esse texto do Romano é fantástico, aliás tudo o que ele escreve. Um grande pensador dos nossos tempos e ele, sabiamente, já experimentou o poder e a sedução destas mulheres maduras.
    Calú, seu texto tem a ver com o meu de hoje, pois acho que esta mulher madura aprende muito com a vida e fico com muita pena das mulheres, homens também, que não aprendem nada com a vida e ao envelhecerem são como cascas de uma árvore oca.
    um beijo e abraço cariocas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por todos estes anos de convivência. Apreciar o acolhimento de um abraço tão conhecido é um presente do tempo. Merecidamente.
    Beijo, em divina amizade.
    Sopnia Guzzi

    ResponderExcluir
  7. Olá Calu.
    Parabéns!pelo aniversário de casamento. Lhe desejo que o marido faça como o meu, esperou me ver madura e agora aos setenta anos, ele ainda diz que sou nova e em forma ,Rsrsrs.
    Que seu casamento dure até...
    O texto está perfeito.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Calu querida parabéns pelo aniverssario de casamento viu?!! muitos e muitos anos ainda viram..e bela poesia que acompanha essa data especial..
    Uma homengem a todas as mulheres..e eu ficando bem madura.,rss..já com 42 anos ..
    muitos beijos e bom descanso no carnaval..
    titi

    ResponderExcluir
  9. Calu, que espetáculo de texto sobre a mulher madura! Eu amei isso"A mulher madura tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia. Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que a mulher madura não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo. Parabéns pela maravilhosa partilha! Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Querida Calu,
    antes de comentar o texto, tenho de parabenizá-la pelas 38 primaveras de matrimonio. Bonita comemoração.

    Conforme ia lendo o texto da Mulher Madura, lembrava a Mulher Balzaquiana (A mulher de 30 anos). Mas agora entendo que você estáva traçando um paralelo com o casamento de 38 anos, ah ah ah.

    Vou adaptar 2 frases do texto:
    O casamento maduro nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe.
    Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente.

    Beijinhos.
    Rute
    P.s.-Quando puder passe lá no PPP, também estamos aniversariando, a BCFV do ano passado, com convite para nova blogagem.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Calu!!!

    Minha querida, tenha um dia cheio de amor e carinho!!!(com muitas fraldas,mamadeiras e um lindo rostinho de anjo para observar...né?!!)
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Divino...E não simplesmente, belo por acaso.Parabéns por compartilhar, verdadeiramente brilhante.Beijo de leitor Fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  13. Olá, querida Calu
    Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar.

    Isso é perfeitíssimo!!!
    Bjm de paz e alegre

    ResponderExcluir
  14. Calu

    Encantei-me com esse texto. Grande Afonso Romano Sant'Ana.
    Obrigada por nos mostrar essa maravilha. Beijos a linda Valentina.

    Um bom carnaval.

    ResponderExcluir
  15. É o ápice da vida de uma mulher: "A mulher madura está pronta para algo definitivo." Quer melhor do que isso? rs
    Adorei!!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Que lindo!!!

    E eu como mulher madura, me identifiquei.
    Às vezes assusta, a idade, mas tantas coisas boas que acontecem, que passamos, que não tem como não gostar da maturidade.

    Calu, ótima semana pra vc!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Calu querida passando novamente para te deixar beijos de bom feriado ..tudo de bom para voce e sua familia..
    beijusss mil..
    titi

    ResponderExcluir
  18. Calu querida,
    que lindo 38 anos de casada! Te deixo meus parabéns atrasado :)

    Todas as idades têm suas belezas e descobertas, belo texto esse que eu num conhecia. Tbm admiro muito a maneira como a Lya Luft fala que a idade só nos faz bem!

    beijos de luz e carinho minha fofura.

    ResponderExcluir
  19. Lindíssimo esse texto de Romano e todas as mulheres maduras se identificam com ele. Muito legal! Um beijo,tudo de bom,chica e ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Ora, ora, que maravilha! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Pelo aniversário de casamento, claro, e pela escolha do texto e tb do escritor! Amo!
    Estou com saudades! Bjsssss na Valentina e bjssssssss em vc, quérida!

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!