terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O que Significa o Natal para Mim - BCN / Teia da Vida

Arte de Cathy Delanssay

È novamento tempo do Advento.E como num passe de mágica nos sentimos tocados pelo clima  de Natal.Entre preparativos, arrumações, descartes, compras e mais afazeres, caímos nos hábitos seculares e muitas das vezes nos esquecemos do motivo real da festa: a chegada do Menino e o que isto representa.Com longa caminhada percorrida, olho pra trás e vejo o quanto foi sendo em mim cultivado,o espírito de Natal.

Em criança, a euforia dos presentes, a montagem da árvore, as brincadeiras com os primos tomava a cena.Na adolescência isto tbém se dava, mas já havia uma consciência maior acerca dos sentimentos e da importância da família reunida á volta da mesa,celebrando.Na juventude eu era mãe e em todos os Natais em minha casa, me esmerei pra que tudo estivesse perfeito.Queria ser a mamãe-Noel de cada um , não só nos presentes, mas na figura que esta imagem traz.Então, mesmo com as crianças em idades variadas, eu fazia questão de ler para eles as bonitas histórias de Natal , mostrando o verdadeiro sentido daquela festa.

Consegui criar uma tradição familiar e mostrar que o Amor,a Boa Vontade, a União de todos era nosso maior presente.Ainda hoje, na maturidade, repito esta tradição e os filhos que passam conosco, já esperam esta minha maneira de celebrar a data.E sei, que os que não podem comparecer, trazem em seus corações a emoção deste instante de oração em família, pois o espírito do Natal que vive em nós não se apagará apesar da distância, afinal o Amor as desconhece, não é mesmo?
Embora, saibamos de todas as injustiças que acontecem, todos os descalabros, todas as agressões à vida, ainda assim,eu cultivo meus sonhos, ano a ano renovados com mais entusiasmo nesta época de profundo significado.

Sonho que o amor será cada vez mais presente em todos os atos, fatos e circunstâncias da vida.Que cada pessoa doará muito amor aos seus queridos, aos seus  amigos, aos conhecidos e desconhecidos,aos necessitados, aos animais, ao Planeta-Mãe que nos abriga e numa infinita e perpétua corrente estenderá todo o amor de que for capaz, Universo afora.Sonho que não haverá mais fome, nem miséria, nem doenças, nem guerras,nem violência e, que a humanidade se fará cada vez mais parte consciente e atuante do Uno-Criador.Eu sonho...


Celebrando o clima natalino, teci nesta guirlanda de sentimentos e desejos  todas as boas esperanças que nos acompanham nas diferentes Fases da Vida, na  caminhada pela Teia atada com um laço vermelho de Vida Nova enfeitando esta proposta da amiga Rosélia, na BCN: O que significa o Natal p/ mim!


Muita Paz, Alegrias,Encontros, Abraços,União, Luz e Amor p/ vcs.
Feliz Natal!
------------------------------------- 

33 comentários:

  1. Calu, amiga!
    Como é importante, muito além de bonito, fazer este movimento no seio da família, mostrar que este tempo é o tempo para o cultivo do amor maior, da compaixão, do despreendimento, da solidariedade e de todos os melhores sentimentos do universo.
    O papel da mãe é este também, unir no momento sagrado a família, juntar todos para a celebração maior que é a fé e esperança em dias melhores.
    Parabéns, linda postagem a sua em participação da blogagem da Rosélia!
    um grande beijo, carioca.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda,Calu!

    E que bom que sonhamos e temos que sonhar com tudo isso!

    Que o Amor se instale, haja união e Paz!!! Linda participação!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Calu querida,a melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.
    Linda e reflexiva a sua postagem...
    Quero que vc e a família linda que vc tem, comemorem o Natal com muita alegria e esperança para o próximo ano que está quase chegando.Que todos os sonhos que vc tem se tornem realidade.
    Obrigada pela companhia nesta caminhada de alguns anos,aqui no mundo virtual.Sempre me encontro com Angela no Facebook e estou pensando em ir à Arapiraca vê-la.Está radiante pois vai ser "vovó."
    Um beijo especial para o Miguel e muita paz para vcs todos.
    Sempre...Emilinha

    ResponderExcluir
  4. Muito Lindo, Calu!
    Esta ideia da leitura para as crianças é como um encontro, um ritual de Amor sobre o Espírito do Natal desenvolvendo-se em todos a consciência, pequenina ainda, que cresce com a idade, que o verdadeiro valor desse encontro, é tentar explicar sobre o Aniversariante que não está em carne e osso na festa, que Ele vem em espírito. E para reafirmarmos isso, adornamos nossa casa, usamos vermelho na decoração, lemos histórias, pois Ele está cada vez mais presente.

    Sua Ceia estará sempre composta pelos seus queridos,Você é Amada!

    Eu quero ser sua irmã..rss, pois você ainda é jovem para ter uma filha de minha idade...hheheh
    Estarei de longe celebrando, mas também pensarei nas pessoas que Amo!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Calu,vc sempre nos emociona com seus belos textos!Que lindo o Natal para vc!Tb me identifiquei e senti a espiritualidade de seu coração nesse momento!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Calu,este sonho seja real,espero que este sonho esteja também para aquelesque não tem tempo para sonhar....
    Amiga,maravilhoso seu Natal em família...
    Beijos no coração,
    Linda tarde...

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo seu texto sobre o natal, mas o que eu gostaria e que este amor que aflora em todas as pessoas no natal continuasse por todo o ano e assim a harmonia se instalasse em cada coração.
    ASmei sua visita, eu estou longe das salas de aula, e as vezes faço um carinho pra meus alunos.
    É tão bom né esta amor todo esta no sangue da gente.

    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Calu

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Sonhar ninguém nos pode impedir... é uma grande graça divina pois nos alimentamos de sonhos e desejos de realizá-los... e a vida percorre seu ritmo natalino mesmo em épocas distintas da atual... O Natal tem seu clima próprio e vc o faz acontecer... lindo!!!


    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que te amo fraternalmente...
    Seja muito abençoada e feliz, amiga!!!
    Bjm de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coraçãozinho....

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    (Tagore)

    ResponderExcluir
  9. Calu, também falei da minha infância e depois da tradição que eu cumpro com minha família desde que me casei. Lindo o seu texto, as suas ofertas e que seus sonhos se tornem realidade. Amei tudo! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,Calu!!!

    Que assim seja sempre querida!!!!Independente do que acontece ao nosso redor,não podemos deixar que o verdeiro sentido morra em Nós!Temos que mante-lo bem vivo,do que ser´a vida se não sonharmos com dias melhores???!Com um mundo mais fraterno,mais justo!
    Linda participação!!
    beijos pra ti!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Calu!
    Vim conhecer seu espaço neste lindo momento em que você descreveu com tanto sentimento o seu natal. Que lindo que ele é!Os sonhos nos levam ao caminho da realização e que elas venham para você, para nós!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Um lindo sonho. O único caminho...
    Belo texto.
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  13. Minha doce Calu, saudades do seu cantinho!!!

    Amiga, nessa época do ano eu consigo ficar mais emotiva do que já sou, mais sentimental ainda, pode uma coisas dessas? rsrs É o espírito natalino que devia tomar o coração de todos numa só voz, numa só canção: a do amor!

    Te amo Calu do meu coração de melão,
    super beijokita na sua bochecha.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Calu:

    Bela forma de festejar o Natal ! Eu também sempre procurei passar a mensagem de Amor em meio ao consumismo do sistema.

    E a Natureza, apesar de muitos não perceberem, está intimamente ligada aos bons sentimentos natalinos. E ela que nos liga ao Ser Criador pois é através dela que sentimos Sua presença.

    Fortalecemos assim nossa Teia Ambiental, unindo todos os seres criados numa mesma forma de Amor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá Calu, venho pela Blogagem coletiva!
    Linda postagem, entremeada de amor, sonhos, realizações! Parabéns!
    Um grande abraço e votos de um Santo e Feliz Natal a você e família!
    Helô Spitali

    PS: Como tenho vários blogs, participo também no Lembranças do Natal

    ResponderExcluir
  16. Calu querida, vim agradecer seu carinho e sua amizade, te desejo um Feliz Natal e Ano Novo, cheios de paz e harmonia.
    Até 2012 amiga, beijos no coração!

    ResponderExcluir
  17. Calu,passando para reler seu texto e deixar meu carinho!bjs,

    ResponderExcluir
  18. Amém....

    Calu, que tudo se realize o mais rápido possível.
    O que seria de nós se não fossem os sonhos??
    Eu sou regada a eles sempre, e vez ou outra acontece de se tornarem reais.
    A esperança não pode faltar nunca... se há vida, há esperança.
    Obrigada, querida, pelo seu carinho e te desejo um ótimo Natal junto com os seus, e que as tradições continuem a animar toda a família.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  19. linda sua participação, é imporante demais, apesar de fatos negativos que encontramos, alimentar nossos sonhos. E o clima do Natal vem para nos renovar. Um Feliz e abençoado Natal pra vc e sua família. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Calu...muito bacana isso que fazes, pois esse para mim é o verdadeiro Natal, estar com a família reunida e ter muito amor..
    Paz e bem
    FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  21. Faço coro com seus sonhos. Lindo post!
    Que Deus esteja sempre renascendo em nossos corações!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  22. Amei ler o seu belo texto, repleto de verdades. Num mundo onde a matéria tem estado sempre na dianteira é importante viver o Natal tendo em mente o seu real significado. Natal é o renascer da esperança. Vamos sonhar, sim, querida!

    Um Feliz Natal, Calu! Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  23. Minha linda amiga Calu,
    Coisa boa voltar aqui!!! Depois de um looooooooooooongo segundo período de férias, tô voltando, cheia de saudades, visitando meus amigos com seus blogs maravilhosos.
    Reforço, na maior esperança do mundo, todos esses sonhos lindos de Natal desse post extremamente significativo pra todo ser humano!
    Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  24. Calu querida,

    Quantos ritos bonitos você divide com a gente. Quanta doçura e alegria você deve ter plantado na alma de seus filhos também pela celebração do Natal. Seus sonhos, são também os meus e acredito que um dia serão realizados porque o homem é inteligente para escolher e uma dia todos terão aprendido as lições do Amor. Mensagem lindíssima. Também estarei, na prece em família, à mesa do jantar, incluindo as pessoas lindas que conheci neste ano e pedindo que cada uma tenha FELICIDADE. Imensos girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Ótima blogada.Passando para interagir com a coletiva do NATAL!!Bjssss natalinos.

    ResponderExcluir
  26. Construa um paraiso de alegria e paz.
    Basta você querer o bem para todos.
    Ser otimista. Ter fé em Deus e em si mesmo.
    Compreender que Deus não tem preferências é uma forma de se sentir seguro.
    Tenha um abençoado final de semana.
    Beijos no coração.
    Não se esqueça que..
    Estou seguindo -te e te amando .
    Evanir
    Tem Prente de Natal na Lateral para você.
    Fiz com muito carinho..
    Fiquei estasiada diante da beleza e grandeza da sua postagem.

    ResponderExcluir
  27. Querida mamãe-noel,
    encantador seu testemunho em formato de grinalda.
    Tudo o que você escreve tem mel e amor nas palavras.
    A sua expressividade vibrante, serena os corações e faz-nos entrar no verdadeiro espirito natalicio.
    Bem haja por conseguir manter a tradição e mostrar o Amor, a Boa Nova e a União a todos os que a rodeiam.
    Beijinhos *<|:-)
    Rute

    ResponderExcluir
  28. Amiga querida, que boas vibracoes e clima natalino estou encontrando aqui!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  29. Amiga que participação maravilhosa. Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal.
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  30. Que lindo Calu.
    Uma maneira para manter o verdadeiro espírito do Natal e envolver a família nesta tradição é uma benção.
    Parabéns pela tua doação e amor.
    Bjos

    ResponderExcluir
  31. Olá Calu.
    Muito bonita sua postagem e a maneira como você inseriu o espirito do Natal em sua família. Muito criativa e os seus jamais esquecerão daquela infância e daqueles Natais.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Calú, muito bonita e emocionante a sua participãção. Vim te desejar um Natal de paz e alegrias. Carinhos

    ResponderExcluir
  33. Adorei o revival da Orvalho do Céu, hoje!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!