domingo, 27 de novembro de 2011

Presença do Cinza


Acho que sem pensar muito herdamos de nossa infância uma certa antipatia pelo cinza. São constantes as observações sobre um dia chuvoso:__ Hoje está feio. O céu está cinza.
Crescemos com esta visão, na maioria das vezes, e nem nos demos ao trabalho de rever este conceito.Até porque, as demais cores vibrantes são tão óbvias de beleza e encantamento que relegamos o pobre cinza à sua insignificância e lá o deixamos ficar, isolado e de preferência, escondido.

Mas, olhando com bondade, um dia cinzento tem suas belezas também.As nuvens que trazem a cor parecem fundir céus e terra numa gigantesca tela, hora escura, hora clara, mostrando que as nuances feitas dão contornos bonitos aos nossos horizontes e que as formas das coisas podem ser vislumbradas apesar da penumbra.

Preferível se fossem azuis? Sim! Mas é esta possibilidade de mudança que dá graça aos fatos, moldura aos dias, reflexões à mente e acalanto ao espírito.Em dias cinzas que convidam ao recolhimento, podemos, se quisermos, vasculhar o coração com olhos atentos;os mesmos que temos para tentar enxergar além das nuvens, além da garoa fina,e fazer descobertas, remexer guardados, tirar os véus e radiar-se para um dia azul.

Os cinzas nos permitem o recolhimento para estarmos renovados(as) nos azuis, nos amarelos, vermelhos... 
Luz/sombra, claro/escuro, todos matizes importantes no caleidoscópio da vida.

18 comentários:

  1. Calu querida!
    Você tem toda razão, tendemos a dizer que os dias cinzas são feios ou que estamos depressivos por conta deles. Eu acho também que não é nada disso, pois se assim fosse, quem mora em lugares com muita neblina, como nas serras, ou em países como Inglaterra, Suíça, etc... só viveriam tristes e não sairiam de casa, pelo contrário, nestes lugares tem sempre muita coisa para se fazer, como por exemplo, neste final de semana lá em Petrópolis em que a iluminação natalina está linda e muitos shows em praças públicas;
    E as árvores, como a minha quaresmeira, cheia de florzinhas brancas e lilases, chamam a atenção no meio da neblina e do céu nublado. E, depois, tudo depende mesmo é do nosso íntimo, se estiver nublado podemos estar debaixo de um céu azul, mas nada adiantará.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  2. Nada que a beleza da poesia não possa extrair coisas belas.A fotografia da ilustração é inspiradora e clama por afago,conforto.Foi lindo a primeira vez que vi do alto minha cidade coberta pelo cinza matinal num mês de julho, num translucido maravilhoso,quando vieram os raios de sol criando um efeito lindo.
    Uma linda semana Calu.
    Com todos os cinzas das reflexão.
    Meu abraço.Bju.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Calu!!!!

    Depois do cinza o azul fica mais azul e conseguimos ver mais beleza nos dois, pois tanto um quanto outro nos proporciona coisas boas!!!

    beijokitas com super carinho ;)

    ResponderExcluir
  4. A vida é mesmo semelhante a um caleidoscópio. Várias cores, movimentos e transformações.
    Beijos, querida!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Calu, o cinza nos leva a refletir, a ver mais além, a ver com mais profundidade o que está sob o véu.
    Passando pra te desejar uma ótima semana, cheinha de coisas boas, beijos no coração!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo,Calu e o cinza pode servir até pra valorizarmos a beleza da cor...beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Olá,Calu!!

    É verdade!Só é complicado quando são mutos dias seguidos de cinza...aí fico um pouco pra baixo...aqui no sul no inverno temos MUITOS dias bem cinza...seguidos!!!
    Um dia, serve de convite a reflexão, ao recolhimento.E precisamos mesmo de equilíbrio em tudo,senão até o céu azul vira rotina e deixamos de apreciar toda a sua beleza!!!
    Minha linda amei seu texto!!é pura poesia!!!
    **Estou impressionada com o Ultimo voo do flamingo! Logo no começo quando o italiano chega ao hotel,sabe?!,me coloquei no lugar dele, e me senti desolada!rsrsr
    Estamos tão acostumados com as modernidades, que fica difícil se imaginar sem...rsrsr
    Mas é um livro delicioso de ler!!Quantas reflexões nos instiga!!!
    Os contos( O Fio das Missangas)já tinham me causado um impacto!!
    Beijos minha querida!Vou parar por aqui senão...rsrsr

    ResponderExcluir
  8. Querida Amiga.
    Renovei em seus seguidores mas sou sua seguidora logo no começo .
    Fui no blog da Soninha e encontrei você lá em visita na nossa despedida do amigo Zé´Calos,
    Gostei muito das suas postagens de um esmerado capricho.
    uma linda semana.
    Evanir

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre gostei do cinza (rss), desde que o pudesse mesclar com uma tonalidade viva. Isso, em matéria de roupas. É cor de inverno, talvez porque o tempo se mostre assim. Dias nublados e chuvosos têm sabor especial, em vários momentos, como ficar debaixo das cobertas vendo um filme, tomar um chocolate quente, repensar a vida. Só não podemos passar o cinza para nosso interior. Ele pede cor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Calu querida,

    Excelente texto. Como antipatia pelo cinza? Sou apaixonada pelo cinza. É misterioso. Romântico. Aconchegante. Um dia me perguntaram: como vc deixa aquele sol todo e vem para esse cinza sem fim? Respondi: o que seria do mundo se todos gostassem do sol a pino?
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Calu todas asa estações e todos as cores tem uma magia e encanto especial. Eu gosto de dias com o céu bem azulinho, mas também gosto de um dia cinzento e até mesmo de dias de nevoeiro.
    Adorei o post!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Calu querida,

    A vida é feita de contrastes,o feio e o bonito,o grande e o pequeno,o magro e o gordo,todos fazendo parte da ciranda da vida e trazendo para nós a essência,o interior,o verdadeiramente importante.Mister se faz sabermos encontrar e valorizar esta essência, que é o que realmente importa.

    Bjsssss,amiga,
    Leninha

    ResponderExcluir
  13. Eu estou passando no Blog das amigas pra avisar que dia 1° de janeiro é meu aniversário, e vou fazer um cartão de lembrança e colocar no Blog para as amigas pegarem... Quando eu postar aviso !


    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Calu, obrigado pelo carinho, estou em um momento de mudanças mesmo do Rio para Curitiba, imagina! Estou tentando me controlar e procurando apoio das amigas do blog, por que as da vida real está dificil. Obrigado! Bjs Eliane

    ResponderExcluir
  15. Olá,Calu!!!

    Deixo um beijo e meu carinho pra ti!!!
    Tudo de bom querida!!!

    ResponderExcluir
  16. Calu, vou ti contar um segredo cultural,aqui no Ceará, nós gostamos de dias cinzas, acredita? sim, estes dias são tão diferentes para nós e também nos lembra que pode chover, e isto é muito bom. Bem, então, independente do amarelo, rosa ou azul eu também gosto muito do cinza. Bju

    ResponderExcluir
  17. Tem razão,Calu!O que seria do cinza se todos gostassem do vermelho?...rss...um dia cinza nos faz valorizar o dia azul que virá!Sem falar que tem roupas cinzas que são muito chiques tb!...rs...bjs,

    ResponderExcluir
  18. OI CALU, SEUS POSTS SEMPRE ME ENSINAM ALGO... MAS DESTA VEZ VOU TEIMAR: NÃO GOSTO DE CINZA E PRONTO. FALEI E FIZ BICO!;-)

    BEIJÃO
    JAN

    ResponderExcluir

Teu comentário é o fractal que faltava neste mosaico.
Obrigada por tua presença querida!